Notícias

 
 
 
 
 
Neste espaço daremos notícia dos acontecimentos mais relevantes da vida do CRTICONOFRE.

Suite de Aprendizagem Microsoft
 
 
Para saber mais, veja aqui                                Cortesia Fátima Paramos

O SABICHÃO
Os alunos do 3º A da EBI de Sto Onofre publicaram o 3º número do seu Jornal "O Sabichão", sob orientação da Professora Anabela Subtil.
Um exemplar do Jornal foi oferecido pelos alunos ao CRTICONOFRE.
Muito Obrigado.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PICTOGRAMAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL

O CRTIC atribuiu CD's com milhares de pictogramas à Unidade de Ensino Estruturado e ao Gabinete de Educação Especial da EBI de S.to Onofre.

Agora, é possível trabalhar com os alunos com NEE, em linguagem simbólica, com maior facilidade e rapidez.

 


 

HISTÓRIAS ADAPTADAS

6 de Março 2012
O CRTIC adaptou 3 histórias em linguagem simbólica e Braille que doou à Biblioteca escolar da EBI de S.to Onofre. Este pequeno gesto é o ínicio de outros para que a Biblioteca se torne acessível a TODOS.

 


VISITA DOS ALUNOS DO 2º B

24 Janeiro 2012
Os alunos do 2º B da EBI de Santo Onofre e o Professor Carlos Hermínio estiveram hoje no CRTIC.
Depois do estudo das diversas formas de comunicação, os alunos vieram ver os recursos tecnológicos aqui existentes na área da cegueira e baixa visão. Perceberam o processo de criação de texto em Braille e posterior impressão.
A sua história "Uma aventura das letras e dos algarismos" foi escrita em Braille para que pudessem  sentir os caracteres Braille. Os  alunos colocaram as suas questões e portaram-se muito bem.
Muito obrigado por terem vindo. Voltem sempre.
João Henriques
 

 

Anunciada adesão oficial ao opensource para a Administração Pública

O governo pretende reduzir a fatura das Tecnologias da Informação em mais de 500 milhões de euros, mais de metade dos custos anuais que esta área representa hoje em dia.
O objetivo será alcançado através de uma estratégia que já começou a ser delineada e que visa toda a Administração Central. A
nova estratégia do governo para as Tecnologias da Informação vai assentar em 25 medidas de racionalização, detalhou Miguel Relvas, ministro-adjunto e dos assuntos parlamentares.
"Esta é uma política de poupança estrutural e nós prevemos uma poupança que vai chegar até 500 milhões de euros na Administração Central", disse o ministro, garantindo que um dos planos do governo é promover uma maior aposta no software livre, adotando uma postura de maior abertura nesta área.
Note-se que numa
comunicação da Agência Nacional de Compras Públicas esta semana
, a área das Tecnologias da Informação também foi apontada como um dos alvos de novos acordos-quadro a lançar este ano pelo organismo que atua ao nível da centralização das compras do Estado.

O CRTICONOFRE já trilha este caminho há muito tempo! Vejam-se as acções de formação que ministrou no passado ano lectivo.

Assim continuaremos.

Brevemente anunciaremos as nossas apostas para a formação deste ano.

Até lá!


CES - Samsung's Smart Window

Veja aqui


FUNDAÇÃO PT FINANCIA PROJECTO DO CRTIC CALDAS DA RAINHA

 

O Centro de Recursos TIC para a Educação Especial de Caldas da Rainha, uma vez mais, viu o seu esforço reconhecido por uma entidade pública que financiou mais um dos seus projetos.

A Fundação PT aprovou e financiou o Projeto “As Soluções Especiais PT – PT Magic Eye  + PT MagicKeyboard permitem "um novo olhar" do mundo através do controlo do computador e acesso à internet. Para TODOS!

 

A este respeito, escreveu a Fundação Portugal Telecom:

 

“Reconhecendo o trabalho que tem sido desenvolvido pelo CRTIC – Centro de Recursos TIC para a Educação Especial das Caldas da Rainha, que tem pugnado por um acesso inclusivo e de qualidade e considerando o envolvimento do CRTIC no projeto Astro, nascido de uma parceria entre a Fundação PT e o Ministério da Educação, que criou Centros de Recursos destinados a alunos com limitações visuais, neuro-motoras e/ou cognitivas, utilizadores de comunicações aumentativas, a Fundação Portugal Telecom, satisfazendo a solicitação em referência que lhe foi dirigida pelo CRTIC de Caldas da Rainha, decidiu atribuir um donativo no montante global de €1 802,80 (mil oitocentos e dois euros e oitenta cêntimos) destinado à aquisição de Um Computador Portátil, Um PT MagicEye, Um PT MagicKeyboard, Uma Placa tmn 3G.”

 

Através deste Projeto, pretende-se que pessoas com Necessidades Educativas Especiais possam, de forma autónoma, trabalhar / aceder ao computador / Internet através do olhar (sem utilizar as mãos ou o rato do computador!). O equipamento será disponibilizado a todos quantos dele necessitem, na vasta área de intervenção do CRTIC e aos utentes / munícipes da Junta de Freguesia de N. S. do Pópulo de Caldas da Rainha, através do Protocolo firmado entre as duas instituições.

 

Sentimo-nos honrados pela distinção e donativo, fazendo-nos acreditar que trilhamos um caminho com rumo certo.

 

O CRTIC Caldas da Rainha agradece, reconhecidamente.

Ana Paula António / João Henriques

 


PROJECTO "Soluções Especiais PT – PTMagicEye + PTMagicKeybord: Um Novo Olhar"
O CRTIC candidatou o projecto a financiamento por parte da Fundação PT.

As Soluções Especiais PT - PTMagic Eye + MagicKeyboard  visam permitir que pessoas com  Necessidades Educativas Especiais possam, de forma autónoma, trabalhar / aceder ao computador / Internet  através do olhar. Pretende-se com este projecto e através do protocolo com a Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo - Caldas da Rainha, disponibilizar o equipamento a todos quantos dele necessitem, na vasta área de intervenção do CRTIC e aos  utentes / munícipes da Junta de Freguesia.

Do desenvolvimento deste projecto vos manteremos informados. 
 

PROJECTO "CRESCER PARA SER: Um Novo Olhar"

O Crticonofre concorreu a um projecto da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da Educação Especial, em parceria com a Biblioteca da EBi de Santo Onofre, tendo visto a sua candidatura aprovada e financiada.

Assim, vamos desenvolver este ano lectivo, o projecto “Crescer, para ser – um novo olhar”, que tem como linhas orientadoras: sensibilizar / esclarecer sobre as NEE na comunidade escolar; promover workshops/acções de formação, encontros com escritores, momentos de leitura dramatizada e animadas com sons.

Reiniciaremos uma campanha de recolha de brinquedos (dando continuidade ao projecto iniciado há 3 anos) para posterior adaptação ( Agrupamento vertical de Peniche e IP de Leiria – CRID) e posterior entrega/doação às Unidades da zona de abrangência do nosso crtic.


O CRTIC deu formação - Software livre para as NEE.
Contámos com o apoio logístico e cedência de instalações da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo - Caldas da Rainha. Muito Obrigado.
Aqui ficam algumas imagens...
 
  
 
 
 
 
 
 

ACÇÕES DE FORMAÇÃO CRTICONOFRE - Caldas da Rainha 

Inscrições abertas para as ACÇÕES DE FORMAÇÃO - SOFTWARE LIVRE PARA AS NEE

15 Junho, 16:30 -19:30, Gratuita, 25 formandos - ver aqui - ENCERRADO

23 Junho, 16:30 -19:30, Gratuita, 25 formandos - ver aqui - ENCERRADO

 


Inscrições abertas até 30 de Junho
Férias para mães de pessoas com deficiência - 2011

Também este ano se poderá repetir a possibilidade de as mães que cuidam dos seus filhos portadores de deficiência participarem nas “Férias para Mães”, um momento solidário, impulsionado e custeado pelo Santuário de Fátima.
Pelo sexto ano consecutivo, esta actividade visa proporcionar um momento de quebra de rotina às mães que cuidam dos seus filhos em suas casas ao longo de todo o ano. Durante uma semana, as mães podem dedicar-se a outras áreas da sua vida, deixando os seus filhos entregues aos cuidados do Santuário de Fátima.
Nesta acção a cargo do Santuário de Fátima, a instituição conta com a colaboração de um grupo de voluntários, coordenados pelo Movimento da Mensagem de Fátima. Decorre no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, dos Silenciosos Operários da Cruz, instituição localizada Estrada de Torres Novas, na localidade de Montelo, freguesia de Fátima.
As inscrições para participação estão abertas e têm como prazo limite o dia 30 de Junho. Até essa data, cada família deve preencher e enviar um questionário-proposta de inscrição ao Movimento da Mensagem de Fátima.
O questionário está também disponível AQUI
Este ano são três os períodos agendados: de 1 a 7 de Agosto e de 24 a 30 de Agosto, para participação de pessoas com deficiência com idades entre os 7 e os 20 anos, e de 1 a 7 de Setembro, destinado a deficientes entre 21 e os 40 anos.
À semelhança dos anos anteriores, ainda que a maioria das mães opte por entregar o seu filho aos cuidados do Santuário de Fátima e regresse a sua casa, aceita-se que, aquelas que o desejem, acompanhem os seus filhos neste período em Fátima.
O programa contempla momentos de celebração da fé e de formação sobre a Mensagem de Fátima e momentos lúdicos, de passeio e de confraternização.
Em 2010, quinze crianças e quarenta e cinco adolescentes e jovens participaram nesta acção solidária. Na altura, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, visitou um dos grupos e, no jornal oficial do Santuário de Fátima “Voz da Fátima” (de 13 de Outubro de 2010) deixou o seu testemunho pessoal: “Considero que todo este convívio foi para mim um momento de graça. Se levei algum conforto, saí de lá muito reconfortado e agradecido”.

Para outras informações:
Movimento da Mensagem de Fátima | tel. 249 539 679 | e-mail mmf@fatima.pt

 

 
 
 
18 Março 2011
A Imagina / Cnotinfor, na sua newsletter Bica, fez notícia sobre o nosso novo site e Blog.
Veja a notícia aqui.
 
 

 18 Fevereiro 2011  
    Os alunos do 3º B da EBI de Santo Onofre e a Professora Isabel Sousa estiveram hoje no CRTIC.
Depois do estudo da vida e obra de Louis Braille, os alunos vieram ver os recursos tecnológicos aqui existentes na área da cegueira e baixa visão. Perceberam o processo de criação de texto em Braille e posterior impressão. Puderam sentir os caracteres Braille, colocar questões e apresentar a sua opinião...
Muito obrigado por terem vindo.  Voltem sempre.
João Henriques