Kungfu Magazine‎ > ‎

Grão-mestre Tu Gin-Sheng

postado em 30 de mai de 2011 03:42 por Mário Attab   [ 31 de mai de 2011 12:58 atualizado‎(s)‎ ]

© 2004 KungFuMagazine.com, reprinted by permission

Grão-mestre Tu Gin-Sheng fala sobre as Genitais de Ferro, Chi-Kung e as artes

Quando um homem pode rebocar um caminhão com seus genitais, isso é o que realmente qualquer um sempre irá se lembrar dele. É um feito muito difícil de se conseguir. O que pode ser mais extremado? Genitais de Ferro é a mais rara das disciplinas e qualquer um que se torna um mestre nela é um praticante excepcional. Grão-mestre Tu Jin-Sheng é inegavelmente excepcional, mas ele é excepcional mesmo que você negligencie sua habilidade de rebocar um caminhão. Thu tem vários algemas no fogo, muitos mais do que os voyeurs curiosos vêem (e qualquer testemunha original da proeza de reboque de Tu sabe que ele não deixa nada sem expor).

Ele é um artista consumado, um guerreiro sábio e brilhante e um mestre de seu próprio universo. Para o mundo marcial, ele é um antigo campeão de luta e proeminente mestre de Chi Kung, o qual destacou-se em muitos métodos de Genitais de Ferro. Em Taiwan, ele é um reconhecido autor (com muitos de seus livros generosamente auto-ilustrados) e tem produzido vários vídeos pedagógicos bem recebidos. Para aqueles que não são artistas marciais, ele é um pintor completo e músico.

Ele freqüentemente combina seus talentos para estas artes em exato contraste às suas demonstrações incríveis de quebramento, tração e Chi Kung Duro. Tu também é um inventor. Ele criou uma linha exclusiva de produtos Taiwaneses para saúde que fundem ferramentas tradicionais com manufatura moderna. Tu também desenha suas próprias roupas, não somente sua chamativa roupa de demonstração, mas sua energética roupa casual, ambas sempre ricamente adornadas com motivos taoístas de um shaman dos tempos modernos. Certamente, enquanto a maioria das pessoas somente se lembra dele por seu dote, existe muito mais deste mestre notável do que o olho primeiramente encontra.

Somente uma minúscula espiada dentro do universo de Grão-mestre Tu é impressioante. Todo aspecto de seu trabalho revela uma intrincada rede de ensinos marciais e taoístas. Por exemplo, pegue sua criação, a Barra da Saúde e Longa Vida. É um equipamento do tipo “James-Bond” consistindo em uma coleção de componentes que podem ser agrupados em uma larga variedade de ferramentas de Kungfu e ChiKung. Uma composição é o “Kungfu club”, uma arma semelhante a uma tonfa (ou mais
precisamente, o que os chineses chamam um “guai” (muleta)) para o qual Tu ensina uma forma curta especial, usada somente para esta arma. Reunindo novamente as partes e isso torna-se um sortimento de ferramentas de massagem, cada um com um diferente punho para alcançar aquelas áreas difíceis de atingir. Estas vem completas com uma ponta de grânulo de cristal ou uma câmara de maxibustão para queimar a moxa aromática de ervas (Artemisia Vulgaris) – um remédio tradicional chinês conhecido pelos seus efeitos terapêuticos. Claro, isto vem completo, com instruções. Reunindo-os novamente e você tem uma mola desenvolvedora de músculos, completo, com um programa de exercícios desenhado por Tu. Outra remontagem forma uma roda de exercícios de Tai Chi, novamente completa com um programa de exercícios. 
Mais uma troca e torna-se um “tapping club”, um mangual de metal usado em muitas escolas esotéricas de ChiKung. Tu aponta o ato de bater do ChiKung paralelo ao propósito de auto-flagelamento do antigo Cristianismo e dos monges budistas. Eles usam isso para dissipar pecados.

No ChiKung, isso é usado para estimular o fluxo do Chi. E tem mais funções – este é somente um minúsculo reflexo. Quando nós vimos pela primeira vez a Barra da Longa Vida e Saúde aqui no escritório, não sabíamos o que fazer com ela. Era como o brinquedo do Decisivo “Transformer” Kungfu ChiKung – um aparelho “todo-em-um” que as Figuras trapaceiras devem carregar, se eles conhecessem chinês. Mas logo depois, estávamos todos batendo em nós mesmos com aquele mangual, viciados nos seus efeitos revigorantes. Agora, de tempos em tempos, nós até discutimos sobre o corpo de quem precisa de mais pancadas da “vara especial” de tu.

A Barra da Longa Vida e Saúde é também um importante dispositivo para treinamento da arte “Jiu Jiu Shen Gong” ou “99 Práticas do Poder” do Grão-mestre Tu.Esta é uma antiga prática de ChiKung que envolve treino progressivo da saúde com suas partes privadas. Juntamente com um estrito grupo de exercícios de ChiKung, as “99 Práticas do Poder” é fixado no Taoísmo e Mudança de Músculo-Tendão. De fato, o nome comum “Genitais de Ferro” não indica realmente sobre o que esta prática incomum é. Realmente, é mais uma prática de vitalidade do que marcial – a habilidade de Tu para resistir à golpes aos genitais é somente um benefício adicional. Além da vitalidade, é claro, existe o sexo.

Tu admite “Isto é muito bom para o sexo.” De acordo com Tu “Quando você é jovem, tamanho importa. Todo mundo não nasce com a mesma altura e esta área não tem o mesmo tamanho para todos. Se você for grande lá, isso significa que está com boa saúde. Se for grosso naquela área, você tem um extraordinário corpo. Você está com uma excelente saúde. Quando estiver na meia-idade, comprimento importa. Se for longo, isso significa que a circulação de sangue é boa. O coração funciona bem e você parece saudável. Quando você está velho, sua dureza é que importa. Duro significa que sua circulação de sangue está boa. E o provérbio diz, “se você for longo, duro e grande quando você for jovem, é a melhor coisa sempre. Se você conseguir mantê-lo duro quando estiver velho, isso significa que seu corpo está em excelente forma.” Ele cita três principais benefícios da sua extraordinária prática. Primeiro é o fortalecimento de seu sistema imunológico. Segundo, isso aumenta sua energia. E terceiro é triplicado – isso fará você maior, longo e duro. Olhe o Viagra. Aqui temos alguma alquimia interna Taoísta que põe suas pílulas externas envergonhadas. Grão-mestre Tu juntou-se a nós por vários rápidos e claros dias do começo de novembro do último ano.
Nós estávamos trabalhando juntos na melhor forma de trazer seu trabalho para o ocidente. Sua discussão nos levou numa jornada pelo Taoísmo extremo onde a fria estrutura da ciência era freqüentemente obscurecida pelos arrepiantes e nebulosos caminhos da antiga China. Sua filosofia era mais poética do que uma análise anatômica, mas não menos vibrante. Ultimamente, tudo que restava era o Tao.
Tu é um homem gracioso que se move com um dragão flutuante, com repentinas explosões de gestos intempestivos, demonstrações naturais de poder rude. Ele fala muito calmamente com uma profunda voz grave, macia e bondosa. Suas mãos se movem como movimentos de pincéis enquanto seu denso corpo é sólido e ereto como uma estátua imóvel de pedra. Tu foi muito aberto e franco quanto aos “segredos internos” de sua prática, expondo a si mesmo ao escrutínio tão aberto quanto ele expôs suas partes privadas ao seu público das demonstrações de tração.

A entrevista com Tu Jin-Sheng:

A finalidade do ChiKung e permanecer de pé em cascas de ovo
“O propósito do ChiKung é atingir um estado de calma em um curtíssimo espaço de tempo. Então você pode atingir um estado de meditação – um estágio de imobilidade. Eu costumo fazer essa exibição onde eu poderia martelar pregos através da madeira com as costas do meu punho, e então imediatamente oferecer um recital “gu zhen” (“gu zhen” é um instrumento tradicional chinês, parecido com o “Koto” japonês, espécie de uma alongado, não-elétrica guitarra de aço). Em outro show, eu talho um tubo de aço usando somente minha mão. Então logo depois, eu pinto uma aquarela tradicional enquanto estou em pé em cima de ovos (e não os quebro). Eu faço desta forma porque é como o biatlo. Lá, você tem que deslizar uma longa trilha e logo depois, você tem que firmar-se para atirar precisamente. Esta é uma forma de controle. Quando você faz o primeiro evento, seu pulso vai a 200. Então você tem que se acalmar completamente em um período muito curto de tempo. Somente quando estiver calmo sua mão estará pronta o suficiente para atirar. Da mesma forma, você precisa estar calmo para ficar no topo dos ovos. Isso requere tanto habilidades de ChiKung e ChiKung Leve. Uma vez que eu estiver calmo, eu posso começar a pintar.



O último objetivo de qualquer mestre de ChiKung ou método é controlar seu coração e mente.


Não é nada diferente do que eu faço. Talvez meu nível esteja um pouco elevado, mas atualmente qualquer tipo de método de ChiKung deve estar apto a controlar seu estado mental e seu pulso. Somente antes de morrer, sua batida cardíaca torna-se irregular. Se você não estabilizá-la, morre. Isto é o que eu tento demonstrar com os formatos das minhas exibições. Controle seu estado mental e será feliz.
A maioria das pessoas que praticam ChiKung, artes marciais ou mesmo outros esportes sabem que sua energia se origina do seu “Dantien” (seu centro no abdômen). Então sua prática somente foca-se sobre o “Dantien”. Mas muitos atletas e outros praticantes se esquecem de preocupar-se com seu coração. Então algumas vezes, depois de exercícios excessivos, eles tornam o coração inchado. Eles tornam o coração irregular porque não atendem às partes mais importantes: coração e mente.
Algumas vezes isto danifica seu estado mental. Nas artes marciais, nós dizemos “zhou huo lu muo” (mais é diabólico e entra dentro da sua mente). Se você não está prestando suficiente atenção aos dois lugares que são os mais importantes quando você medita, você pode ficar louco. A mensagem acaba misturada. Seus pensamentos perdem o foco. Você vê isso em muitos atletas. Eles começam a tornarem-se egocêntricos. Não são calmos e facilmente estão angustiados. Vaidade é o primeiro aviso de aviso. Depois disso, você fica louco e perde seu foco completamente.”

Tocando uma música e pintando flores para tranquilidade

“O potencial de perder sua mente é porque, no nível mais elevado de ChiKung, você tem que combinar o ChiKung com Mudras e Cânticos. Tocar uma música harmoniza você inteiro. Cores também afetam você. Praticar sua caligrafia e pintura também são muito importantes. Estas artes centralizam você no lugar certo. A música chinesa usa a escala pentatônica. É uma escala de cinco notas em lugar da escala de sete notas (da música ocidental). Estas cinco notas encontram-se com seus cinco elementos e cinco cores. Música pode ajustar e regular seu estado mental. A notas graves têm mais poder. Quando você atinge um alto nível, você precisa combiná-las no seu treino. Isto não é justo para mim. Num certo estágio de prática de ChiKung, todos precisamos adicionar isto. Os chineses falam “wu yin liao fa” (o caminho da cura com a cinco nota e elementos). Mesmo fora da China, pesquisadores estão começando a aceitar essa idéia e dedicando mais pesquisa para isso.
As cores dependem de cada um. Se você é geralmente frio, você precisa cercar-se de cores quentes. Se você for quente, certamente precisa de cores frias. Através da caligrafia, se você estiver pintando linhas retas, linhas pontilhadas, linhas sólidas, linhas grossas ou mudando o ângulo de suas pinceladas, isso faz toda a diferença. Mesmo o tema da sua pintura também é importante. Por exemplo, numa pintura tradicional de flores, se você pintar uma orquídea, aquilo será bom para seus rins. Uma lótus para seu coração. Uma flor de ameixa é para seus pulmões. Um crisântemo para seu baço e um bambu é para seu fígado.

Eu comecei a pintar quando criança. Meu professor de pintura tinha 107 anos de idade. Pintura é uma arte de duas dimensões. As artes marciais são uma arte de três dimensões. Tudo é arte, somente formas diferentes. Quando você pinta, não somente faz você mostrar o que está pensando, a parte mais bonita de sua imaginação é representada através da arte. Você expele seu “chi” ruim quando pratica uma arte tal como a pintura. É por isso que quando você olha para a pintura de alguém, você pode ver o estado de seu “chi”. Quanto “chi” eles têm refletido em seu trabalho. Através unicamente da pintura, você pode dizer se trata-se de uma boa pessoa ou má pessoa, ou se tem alguma doença. Essa não é uma descoberta minha. É verdade, uma velha idéia no pensamento chinês. Se você vê uma peça de caligrafia, você deve observar algo como um lado das pinceladas sendo grosso e outro sendo fino. Isto significa que o corpo não está totalmente equilibrado. Se alguém realmente estudar isto, pode dizer uma muita coisa sobre alguém a partir de seu trabalho. Eu não sou especialista nisto mas eu vejo o estado físico de alguém vendo somente sua pintura.
Eu comecei a estudar “dong xiao” (uma flauta transversal chinesa) lá pelos 20 anos, porque era relacionado ao ChiKung. “Dong xiao” ajudou a desenvolver meu “dantien Chi” enquanto “Gu Zhen” cultivou o movimento do Chi para meus meridianos e vasos sanguíneos. “Dong xiao” movimenta meu Chi a partir dos meus dedos para o centro. “Gu Zhen” movimenta meu Chi de meu “Dantien” para meus dedos. Outros instrumentos tem seu caráter individual, mas todos mostram a extensão da felicidade humana, tristeza, raiva e humor. Isto é seu espírito, sua mente. É como as artes marciais. Em ambos você mostra o espírito dos animais tais como dragões e tigres, ou o espírito da natureza tal como nuvens, chuvas, trovões e relâmpagos A maioria da música moderna tem uma batida rápida, porém sem energia real, então não é boa para seu estado mental. Ela não é equilibrada. Você pode estar muito excitado no show ou seja lá o que, mas quando volta para casa, não tem nada mais. Você está tão cansado, totalmente exausto e vazio em sua mente.”

A origem de tudo

“Não importa o que você faça, artes marciais, artes leves tais como pintura ou música, seja lá o que, o que você está realmente tentando atingir é sua busca por sua origem. Se você está indo prolongar sua vida, você tem que encontrar a “nascente” da sua vida ou sua “vida boa”. Isto é o ChiKung para longevidade, encontrando sua origem. É o lugar mais importante para você.
Nas artes marciais, nós sempre falamos sobre “jing” (essência), Chi, “Shen” (espírito). Isto é o núcleo de tudo isso. Para a existência humana, a maioria do sistema reprodutivo é a fonte mais importante. É onde suas energias se originam. Através do cérebro humano, suas glândulas de produção de hormônios ficam ativas até que você atinja a puberdade. Depois da puberdade, isso diminui e a maioria dos hormônios que são produzidos pelos seus órgãos reprodutivos. Você alcança um pico sexual nos seus trinta anos, depois do que seus órgãos reprodutivos começam a encolher e você começa a enfraquecer. Isto é porque, uma vez que você atingiu a puberdade, é mais difícil de corrigir maus hábitos e aprender coisas tais como uma nova linguagem. Se você der uma ênfase nesta idade, você provavelmente nunca irá perder isso. Isto é devido à diminuição na produção de hormônios em seu cérebro que causa um declínio em sua capacidade mental de processar novas informações.
Depois dos quarenta anos, seus órgãos sexuais realmente começam a encolher. Sua condição geral de saúde diminui e você se torna mais lento. Os mestres chineses de ChiKung percebem isso. O que eles procuraram atingir foi um método de prolongar o pico de seu período reprodutivo. Ao mesmo tempo, eles procuraram manter sua mente afiada para que você pudesse continuar a aprender coisas novas e cultivar a sabedoria. Então você pode ampliar seu “jing shen” (poder reprodutivo) e seu “shen” (espírito) juntos. Se você tiver um corpo saudável, isso irá ajudá-lo a ter uma mente saudável. Eles são como esquerda e direita, sempre juntos. O último objetivo é prevenir o envelhecimento e o caminho mais rápido é para fazê-lo é através das 99 Práticas do Poder. Quando você é jovem, pode atingir resultados notáveis em curtos um ou dois meses. Eles são encolhendo realmente ainda, então você pode exercitar para fazê-lo duro. Para as pessoas mais velhas, desde que você esteja em boa saúde, poderá atingir resultados em aproximadamente seis meses.
No passado, nos ancestrais chineses de ChiKung procuraram ampliar sua longevidade através da feitura de remédios especiais (a “pílula imortal” conhecida pelos taoístas como o “Dan externo”). Finalmente, descobriram que não era necessário tomar pílulas. A resposta encontrava-se dentro. Este ChiKung das 99 Práticas do Poder criado pelo Bodhidharma e o ChiKung Clássico da Mudança dos Músculos e Tendões Shaolin (“yijinjing”). Quando a maioria das pessoas faz exercícios, estão somente expelindo sua energia. Eles a perdem. Eles a deixam ir. Mas no ChiKung 99 Práticas do Poder, você cria e cultiva a energia. Se tiver uma árvore, seu “Dantien” é como o solo (nota do autor: essa noção leva a definição literal de “Dantien” – “dan” como na pílula da imortalidade mencionada acima, “Tiens” significa campo, tal como campos de colheita, assim “solo”). Entretando sua raiz para sugar a energia são seus órgãos reprodutivos. Se você somente faz exercícios para o “Dantien”, não irá obter de lá. Você a obtém da sua raiz.

No ChiKung, existem três importantes campos de poder conhecidos como “san cai”. O primeiro é o universo – sol, ar e luz. O segundo é a terra – animais, natureza e minerais. O terceiro é através de seu corpo. Você precisa combinar esses três para verdadeiramente cultivar sua energia. Então quando você pratica ChiKung, precisa ter o tempo certo e o lugar certo. Vá para um bom local, um local natural ou espiritual. Eu pratico nas montanhas ou perto do oceano, todos os dias. Também pratique na hora certa, quando você tem boa energia Yin e Yang. Para o terceiro, seu corpo, você precisa usar o método certo e postura. Nas 99 Práticas do Poder, nossa postura parece uma árvore que está sugando água. Através da combinação do lugar certo, hora certa e prática certa, você terá o maior efeito no mais curto período de tempo.
Apesar de começar na China, durante a Revolução Cultural, os mestres de ChiKung não podiam praticar abertamente, então eles foram para a clandestinidade e ressurgiram em Taiwan. Quando um mestre atinge o nível mais elevado, ele pode aparecer. É por isto que meu filho pode me chutar nos testículos em uma demonstração, porque não é lá.”

E para as mulheres...
“Existe um método diferente para as mulheres. Mulheres também podem segurar vários quilos em suas partes privadas. Uma peça de jade em forma de ovo com uma corda balançando é inserida dentro delas. Não muitas praticam isso. Eu somente ensino isso a casais, não a mulheres solteiras. Na verdade, existe muita oposição em Taiwan para que eu não ensine essas habilidades. É vista como uma habilidade para prostitutas. Agora, graças às mentes mais abertas da ciência moderna e medicina, as pessoas não me olham como um criminoso por ensinar essas habilidades. Eles sabem agora que a verdadeira origem da vida vem de lá.”