Como descobrir um livro sobre um assunto

1 – Como na biblioteca há muitos livros, e por vezes não consegues encontrar os que precisas, deves saber como estão arrumados e como podes fazer a pesquisa para os encontrar. Por isso deves conhecer a forma como os livros estão arrumados na biblioteca.

2 – A BE utiliza a CDU (Classificação Decimal Universal) que é uma tabela de classificação que organiza e arruma, por assuntos, os livros existentes.

Chama-se Decimal porque a tabela se divide em 10 partes. A cada uma das partes é atribuído um ou mais temas gerais, que depois se subdividem em vários temas mais específicos.

Assim, em cada número encontras os seguintes assuntos:

0 – Generalidades – entre outros, é aqui que podes consultar dicionários, enciclopédias, livros temáticos, livros de consulta (que não se podem levar para casa),...

1 – Filosofia. Psicologia.

2 – Religião. Teologia (estudos religiosos).

3 – Ciências Sociais – Política, Economia, Direito, Assistência Social, Educação, Direitos Humanos.

4 – A classe 4, decidiu-se deixá-la livre para o futuro! Como o mundo está em constante mudança, e surgem inúmeros assuntos novos a todo o momento, foi resolvido que esta classe ficaria em branco até ser necessária!

5 – Ciências Exatas e Naturais – Ciências Naturais, Matemática, Astronomia. Universo, Física. Química, Rochas. Minerais, Botânica (Plantas), Zoologia (Animais).

6 – Ciências Aplicadas – Medicina. Saúde, Corpo Humano, Toxicodependência, Alimentação, Educação Sexual, Engenharia. Indústria, Agricultura.

7 – Arte. Música. Espetáculos. Jogos. Desportos.

8 – Língua. Linguística. Literatura – Literatura Infanto-Juvenil, Poesia, Drama (teatro), Prosa Narrativa, Autores de A-Z, Coleções.

9 – Geografia. Biografias. História – História Geral, História do Mundo Antigo, História da Europa, História de Portugal.

 

3 – Para encontrares um livro sobre animais, deves procurá-lo na classe 5, que corresponde às Ciências Exatas e Naturais. No entanto como as Ciências são variadas deves procurar na prateleira da Zoologia.

4 - Caso tenhas dúvidas, podes sempre pedir ajuda a alguém da equipa da BE.

 

 

Fonte: Que posso fazer na biblioteca da escola?

Ficheiro para a autonomia dos utilizadores, Ministério da Educação

 


Comments