UM GOL DE EDUCAÇÃO NA COPA DE 2014


        O projeto “Um Gol de Educação na Copa de 2014, foi idealizado pela professora de inglês do CIL de Ceilândia, Ana Cristina da Silveira, a partir da preocupação em como recepcionar os turistas que passarão pela cidade para prestigiar os jogos a serem realizados no estádio Mané Garrincha.
        O projeto será desenvolvido pelo CIL em parceria com a Secretaria de Educação e capacitará 2.014 alunos e aproximadamente 200 professores para serem voluntários durante o evento mundial. Participarão do projeto alunos e professores das 8 unidades do Centro de Línguas do Distrito Federal. A seleção, realizada por profissionais dos oito CILs do DF, terá como critérios participação, iniciativa, responsabilidade, boas notas e autorização dos pais. Serão selecionados 1.207 alunos de inglês, 504 de espanhol, 303 de francês e 130 professores. Cada docente ficará responsável, em média, por 15 estudantes no evento.

        Os alunos serão qualificados além das aulas de línguas em que estão matriculados com aulas extras todas as sextas-feiras, sobre comportamento, costumes, localização, economia, política, culinária, artes, origem, historia, geografia e futebol. Segundo a professora, os alunos de língua inglesa, espanhola e francesa serão selecionados e depois preparados para recepcionar e acompanhar os turistas no aeroporto, em táxis e no estádio. A professora afirma que no final do projeto esses alunos irão receber certificado de participação na Copa, do Comitê Olímpico Brasileiro. As aulas extras oferecidas começarão no início do segundo semestre deste ano. "Na Copa, esses estudantes colocarão em pratica o que aprenderam no curso, além de ser uma excelente experiência."

Caso o projeto corra como esperado, a intenção dos coordenadores é estende-lo às Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016.

Para a secretária de Educação do DF, Eunice Santos, o projeto tem duas grandes vantagens: motiva os alunos a dominarem um idioma estrangeiro e prepara a cidade para ser uma das sedes da Copa de 2014.

 

Saiba mais
 

A brasiliense Ana Cristina da Silveira é professora de inglês há mais de 20 anos, 13 dos quais ministrou aulas no CIL de Taguatinga. Ela já atua há três anos na unidade de Ceilândia.

A coordenação do projeto já alimenta um blog na internet para a troca de idéias (HTTP://cilumgoldeeducacao.blogspot.com) e está em contato com o comitê organizador da Copa 2014, em Brasília, para acertar os detalhes da parceria.

Contatos da professora Ana Cristina da Silveira Chaves, coordenadora do projeto: