A INTERPOL, é uma Organização Internacional de Polícia Criminal, atualmente composta por 190 países-membros, estando a sua Secretaria Geral sediada em Lyon/França. Todos estes países estão constantemente interligados através de um eficiente serviço de mensageria, que possibilita a manutenção de um amplo banco de dados atualizados e extremamente eficientes, fortalecendo, desta forma, a cooperação policial internacional, no interesse da persecução criminal.
- Difusão Azul: busca informações sobre pessoas que cometeram crimes;
- Difusão Amarela: busca pessoas desaparecidas ou perdidas, em razão de fato criminoso ou em caráter humanitário;
- Difusão Branca: busca a localização de objetos de alto valor roubados, incluindo obras de arte;
- Difusão Preta: busca a identificação de cadáveres.
O Brasil é membro da INTERPOL desde 1956 e sua representação no território nacional é mantida sob a responsabilidade do Departamento de Polícia Federal. Assim, em todos os 27 Estados do país, em cada Superintendência Regional do DPF existe uma Representação Regional da INTERPOL, composta por equipes de Delegados e Agentes Federais.
Utilizando os procedimentos e ferramentas próprias da INTERPOL, a RR investiga, localiza e efetua a prisão tanto de estrangeiros que cometeram crimes em outros países e se encontram foragidos em nosso Estado, como de cidadãos brasileiros que cometeram crimes em território nacional e conseguiram fugir para o exterior. Sendo, portanto, um elo essencial na corrente persecutória de criminosos transnacionais.
Dentre os diversos mecanismos utilizados pela INTERPOL, podemos citar as Difusões Internacionais, que se classificam em diferentes cores, se destacando entre elas:
- Difusão Vermelha: busca o cumprimento de uma ordem de prisão para fins de extradição;
Também deve ser ressaltado o Sistema I 24/7 que significa “INTERPOL em ação 24 horas nos 7 dias da semana”, através do qual policiais desta Instituição trocam mensagens e informações sobre criminosos foragidos por todo o planeta.