CTME PNI

A Câmara Temática de Montanhismo e Ecoturismo (CTME), instância do Conselho Consultivo  do Parque Nacional do Itatiaia (CC/PNI), foi criada em 08 de outubro de 2005 com a designação inicial de Câmara Técnica de Turismo de Montanha (CTTM).

Não possuindo quantidade de integrantes previamente estabelecida, todos os membros da CTME são voluntários que integram ou não uma entidade ou instituição. As reuniões são, normalmente, mensais; registradas em ata.

Principais linhas de atuação: colaboração na elaboração das regras de uso público; monitoramento das  condições de trilhas/abrigos e da situação da proteção de vias de escalada, documentando em relatório; atualização e provimento de informações de campo para as coordenações de uso público, de fiscalização e socioambiental; sinalização de trilhas; estabelecimento de  transparência no processo de reservas de abrigo e travessias, utilizando a internet; apoio para elaboração e, atualmente, implementação do plano de manejo; regulamentação das atividades de escaladas/conquistas de novas vias; apoio ao Programa de Condutores e ao Programa de Voluntários; dentre outras atuações.


Algumas realizações da CTME ao longo de sua existência: reabertura das três travessias clássicas do PNI (Rebouças-Mauá via Serra Negra e via Rancho Caído e Ruy Braga); coordenação e apoio na reforma do abrigo Rebouças em 2006; implantação do site de reservas do camping/abrigo; papel chave na recuperação do Abrigo Água Branca; apoio à equipe da consultoria contratada para o Plano de Manejo; reabertura do Último Adeus para escaladas;  implantação do atrativo Circuito Couto - Prateleiras, implantação do Circuito dos Cinco Lagos, elaboração do Plano de Contingências, elaboração de normas para uso dos abrigos e do camping, dos termos de responsabilidade e das normas para as travessias; dentre outras realizações.

Para 2016, a CTME, dentre outros temas, trabalhará no prosseguimento das ações  para a reabertura da trilha para a Cachoeira Poranga; no desenvolvimento do programa para monitoramento do impacto de visitação nas trilhas; na vistoria de abrigos e trilhas com respectivos relatórios; na revisão das normas de uso público, no que for o caso; na tradução de textos do site e de normas para outros idiomas;  no apoio ao Programa de Condutores de Visitantes e ao Programa de Voluntariado; assim como iniciar as discussões para implantação da TransPNI, um itinerário que permitirá atravessar o PNI de sudoeste a nordeste.

A CTME busca uma relação cooperativa com o Parque e tem por objetivo apoiar o planejamento e o desenvolvimento de atividades que auxiliem na condução das várias gestões, em especial na Gestão de Uso Público.

A CTME representa papel importante para o uso público equilibrado e responsável na unidade. Busca resgatar o enorme potencial histórico do PARNA Itatiaia para as práticas de montanhismo, aliado à uma visitação de baixo impacto. Também busca a gestão e planejamento participativo junto à UC e conta com o comprometimento de seus participantes-voluntários ao longo destes mais de onze anos de existência.