O Blog!‎ > ‎

GPS ou A-GPS, qual a diferença?

postado em 11 de dez de 2011 12:11 por Cristiano Guilherme Oliveira Silva

Primeiramente, vamos falar rapidinho sobre o princípio de funcionamento do GPS. A sigla GPS vem do inglês Global Positioning SystemGPS (Sistema de Posicionamento Global) o qual usa satélites para encontrar a sua posição no Planeta. A maneira mais comum, é conhecida como Trilateração 2D que usa 3 pontos de referência para fornecer a sua localização.

Tá, e aí, qual a diferença entre o GPS e o A-GPS? A letra ‘A’ vem de Assisted, que significa que o GPS é “ajudado” por outro sistema.
Enquanto o GPS comum se localiza usando somente o sinal dos satélites, o A-GPS utiliza os mesmos satélites em conjunto com uma rede de celular. Claro que pra isso dar certo, alguém teve que dar uma ajudinha… Ninguém menos que o Governo dos EUA!
Os caras criaram uma norma regulamentadora dizendo que os aparelhos de celular deveriam possuir um tipo de localização confiável e rápido, para que o sistema de emergência (911) conseguisse localizar os aparelhos. Isso tornou o A-GPS extremamente comum em nos celulares e hoje já é “item de série”.

agps22E tem mais, dependendo de onde você estiver usando o GPS (como por exemplo em uma grande cidade), o sinal do satélite pode sofrer bastante interferência e acabar alterando o resultado da localização. Com o A-GPS, por termos mais pontos de referência, o erro de localização acaba sendo menor. Outra coisa importante é que os aparelhos equipados com o A-GPS, gastam menos bateria e precisam de menos poder de processamento, já que parte do trabalho é feito no servidor de “ajuda”. Essa ajuda é feita da seguinte forma: normalmente, as torres de celular possuem aparelhos de GPS, os quais estão sempre conectados aos satélites. Quando um aparelho com A-GPS solicita informações sobre o posicionamento, o sistema de “ajuda” envia os dados ao aparelho. Esses dados já foram préviamente computados pelo sistema, tornado essa comunicação mais rápida.

Eu já tentei usar o GPS do meu antigo E71 sem crédito e não consegui “me achar”. Hoje, com o iPhone (e um plano de dados 3G), “me acho” até dentro do escritório. Graças ao A-GPS!

Enfim, é difícil ver alguém falando “ei, liga aí seu A-GPS pra chegarmos até tal cidade”. Normalmente, se fala GPS mesmo (que não deixa de ser um). O que diferencia um do outro é a maneira com que a posição e encontrada.

Um abraço e até a próxima!

Fontes: How Stuff Works, WMExperts, Wikipedia
Para saber mais: Wikipedia
 
Fonte: Boa-a-dica
Comments