Quem somos



Quem somos

O COSMO, Corpo de Socorro em Montanha, criado em 1996, é uma associação civil sem fins lucrativos. 

É formada por montanhistas voluntários que prestam serviços de prevenção de acidentes, resgate de acidentados, busca de perdidos, manutenção e conservação de trilhas e vias de escalada.

Sua área de atuação compreende o Parque Estadual Marumbi e área de entorno, na Serra do Mar paranaense.

O COSMO ministra também cursos de formação de técnicos de resgate em montanha para a sociedade civil e para entidades do Estado como o Instituto Ambiental do Paraná -IAP, e a Polícia Militar, através do Corpo de Bombeiros.









Objetivos

  • Manter o trabalho voluntário de prevenção de acidentes, busca e resgate em montanha como força auxiliar ao Corpo de Bombeiros do Paraná.
  • Contribuir, em ação conjunta com o Governo do Estado do Paraná, na operacionalização e manejo do Parque Estadual Marumbi, no que diz respeito a aspectos de segurança, educação ambiental, mapeamento e conservação de trilhas e vias de escalada.
  • Prestar atendimento imediato em ocorrências de acidentes na área de abrangência do Parque Estadual Marumbi.




A equipe

O Cosmo é uma equipe formada por montanhistas voluntários. São montanhistas experientes que conhecem bem a Serra do Mar paranaense e as técnicas necessárias para realizar buscas e resgates de vítimas de acidentes em nossas montanhas.

Os montanhistas do Cosmo têm escalado inúmeras montanhas, no Brasil e no exterior, entre elas: Everest, Aconcágua, El Captain, Half Dome, Torre de Trango, Lhotse, Llampu, Mont Blanc, Cerro Tronador, Pisces, Pico da Neblina, Makalu, Fitz Roy. São muitos anos de montanha, aprendendo e ensinando a arte do montanhismo.

Dentre as profissões dos voluntários que formam nossa equipe temos: médico, socorrista, guia de montanha, instrutor de escalada, engenheiro mecânico, geólogo, administrador, empresário, professor universitário, técnico ambiental, torneiro mecânico, desenhista industrial, biólogo, analista de sistemas, bacharel em direito.

Toda esta experiência é compartida no Marumbi e na missão de ajudar pessoas e preservar a natureza.

 

 

Comments