Dojo.globo

!AVISO!

Devido a algumas mudanças na organização do evento, não iremos realizar o Dojo da Globo.com no mês de Maio. Estamos planejando retomar o projeto em Junho, aguarde por novidades.

O que é o Dojo.globo?

Dojo.globo é o Dojo organizado pela Globo.com. O próximo encontro será definido em breve.

A primeira edição, que aconteceu foi no sábado dia 16 de abril de 2011, e foi um sucesso. Veja o relato completo no Dojo Rio.

O Dojo é um espaço onde desenvolvedores se reúnem para treinar e aprender. As reuniões são periódicas e centradas num desafio de programação. Apesar do desafio, o objetivo não é terminar o problema. A ideia é aprender com as experiências vivenciadas pelo grupo. O ambiente é inclusivo, seguro e convidativo.

O Dojo engloba vários princípios de metodologias ágeis de desenvolvimento, tais como: passos de bebê, humanidade, falha, redundância, qualidade e melhoria.

Há algumas variações de Dojo. O Dojo.globo seguirá o formato Randori, no qual o problema é resolvido “ao vivo” pelos participantes, usando TDD e Programação Pareada em turnos. O par é formado por um piloto, que programará, um co-piloto, que discutirá como resolver o problema, e a plateia, que acompanha a solução, participando eventualmente da discussão da solução.

Após cada turno, o piloto volta para a plateia, o co-piloto passa a pilotar e um novo co-piloto é convidado da platéia. O restante da platéia é convidado a participar e discutir o problema em diversos momentos.

Como posso participar?

Se você está no Rio de Janeiro, junte-se a nós!

O segundo Dojo.globo acontecerá no sábado dia 14 de maio de 2011, às 14:00, no Bloco 7 do Cittá América, na Barra da Tijuca. Faça sua inscrição.

Se não puder participar desta edição, mas quiser acompanhar o grupo, inscreva-se na lista de discussões do Dojo-Rio ou consulte nosso calendário.

Para participar não é necessário conhecer Python, Ruby ou TDD. Programadores iniciantes também são estimulados a participar. Todos são bem-vindos! ;)

Esperamos vocês lá!