OFTALMOPEDIATRIA

ESPECIALISTA EM OFTALMOLOGIA INFANTIL 
                                                                                                                                          Fone: (11) 5812-6835 

Teste do Olhinho

O que é?

É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não apresenta nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

Por que e quando fazer?

A criança não nasce sabendo enxergar, ela vai aprender assim como aprenderá a sorrir, falar, engatinhar e andar. Para isso, as estruturas do olho precisam estar normais, principalmente as que são transparentes. O “Teste do Olhinho” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata em bebê (catarata congênita ou infantil), glaucoma congênito e outros problemas cuja identificação precoce possibilita o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.

Desde junho de 2010, o pagamento do “Teste do Olhinho” por todos os planos de saúde é obrigatório, segundo decidiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Antes disso, em muitos estados e cidades o exame já era instituído por lei e realizado nas maternidades públicas e particulares, antes da alta do recém-nascido. O objetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é que todas as crianças tenham esse direito garantido!

A recomendação é que o Teste do Olhinho seja realizado pelo pediatra logo que o bebê nasça. Se isso não ocorrer, o exame deve ser feito na primeira consulta de acompanhamento e continua sendo importante nas consultas regulares de avaliação da criança, com a periodicidade definida pelo médico. Se o pediatra encontrar algum problema, encaminhará a criança para avaliação do oftalmologista.

Se o seu filho ainda não fez esse teste, fale com seu pediatra!


Fonte: www.cbo.com.br/novo/publico_geral/criancas/teste_do_olhinho

________________________________________________________________________________________________________________________

Exame Oftalmológico de Rotina

Um exame oftalmológico de rotina permite detectar precocemente as principais doenças oculares, que incapacitam crianças e adultos para a vida e o trabalho.

Como é uma consulta oftalmológica padrão?

Inicalmente, o oftalmologista faz uma anamnese (história clínica do paciente), a qual permite relacionar doenças gerais com a queixa visual, razão da consulta.

A seguir são examinadas as pálpebras, a conjuntiva e as vias lacrimais e é feito o exame de motilidade ocular (intrínsico e extrínsico).

Logo a seguir, o oftalmologista examina o fundo de olho do paciente com o oftalmoscópio, o qual permite verificar se o paciente tem escavações glaucomatosas, diabetes, hispertensão, AIDS, etc.

A refração, etapa seguinte do exame, permite determinar o grau dos óculos, inclusive em crianças. Com a lâmpada de fenda, o oftalmologista pode diagnosticar a catarata e outras doenças dos olhos. A medida da pressão intraocular é importante para o diagnóstico precoce do glaucoma.

Caso seja necessário, o oftalmologista pode solicitar exames complementares: ultrassom, angiografia, campo visual e microscopia especular.


Fonte: http://www.sboportal.org.br/sboemacao_materia.aspx?id=8

___________________________________________________________________________________________________________________________

Receba orçamento e detalhes: Cirurgia de Catarata congênita em bebê preço                                                                                                               
 
 
Em nosso atendimento telefônico ou no "fale conosco", você será atendido por um profissional especializado na área da saúde (Administrador Hospitalar). Poderá esclarecer dúvidas comuns, e conhecer detalhes do processo de atendimento. 
                                                                                                                                                            Fone: (11) 5812-6835

Será um prazer atendê-lo. 



Envie-nos suas questões e dúvidas que retornaremos  brevemente no seu Telefone ou E-mail.


SERVIÇOS ESPECIALIZADO EM OFTALMOLOGIA INFANTIL - Fone: (11) 5812- 6835 - 9.6952-7032. Se preferir utilize o  "FALECONOSCO" retornaremos em breve.


5812- 6835 - 9.6952-7032. Se preferir utilize o  "FALECONOSCO" retornaremos em breve.