Colégio Juvêncio participa da 13º Semana de Museus

Post date: May 14, 2015 11:54:22 PM

#semanamuseus2015 Na próxima segunda, 18 de maio, é celebrado o Dia Internacional de Museus. Com o intuito de comemorar a data, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) convidou museus brasileiros para participarem da Semana Nacional de Museus, que integra diversas atividades e começa a partir dessa data. Em 2015, décimo terceiro ano de realização, a semana tem como tema “Museus para uma sociedade sustentável”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). Em Vitória da Conquista, entre os dias 18 e 28 de maio, entidades culturais estarão realizando ações educativas que aproximam os museus da sociedade, tornam a cultura e os museus brasileiros conhecidos e reconhecidos no cotidiano das pessoas, ampliam a visitação a esses espaços, fortalecem sua imagem e legitimam seu papel para a sociedade. As atividades culturais acontecem no Museu Literário Professora Amélia Barreto de Souza – Memorial Governador Régis Pacheco; no Museu Pedagógico da Uesb – Casa Padre Palmeira; e no Museu Regional de Vitória da Conquista – Casa Henriqueta Prates. A programação contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. O Museu Literário Professora Amélia Barreto de Souza e o Memorial Governador Régis Pacheco estarão participando da 13ª Semana Nacional de Museus com a seguinte programação: “Histórias de árvores e flores no Sertão da Ressaca (1900 a 2015)”

Histórias de Árvores e Flores no Planalto da Ressaca é uma ação educativa de responsabilidade sócioambiental para incentivar a preservação do patrimônio natural da vegetação nativa no município de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Participação de escolas públicas e particulares, e comunidade regional com fotografias e desenhos da vegetação deste município no ano de 2015.

https://sites.google.com/a/colegiojuvencio.g12.br/portal-juvencio/comunicados/informe-se/colegiojuvencioparticipada13osemanademuseus/IMG-20150513-WA0001.jpg

Programação:Dia 18 às 16:00h: Abertura

  • Palestra História e Memória: Maria entre flores.
  • Homenagem a artista plástica Edmea de Oliveira. Comentários da obra pela artista plástica Marisa Correia
  • Caleidoscópio: Poesias de flores e árvores - poetas baianos

De18 à 24 de maio: Exposições

  • Conquista, terra das rosas: fotografias, pinturas, desenhos de jardins , quintais, árvores e flores do município de Vitória da Conquista – participação de alunos do Ensino Fundamental (rede de ensino pública e privada) do município de Vitória da Conquista. (aberto ao público todos os dias a partir das 09:00 horas)
  • Cuidar e preservar: fotografias de árvores e flores na cidade de Vitória da Conquista na primeira metade do século XX e que ainda sobrevivem em 2015.
  • Flores cultivadas na Lagoa das Flores.
  • Os Raizeiros: produção de raizes, sementes e folhas medicinais.

Local: Memorial Governador Régis Pacheco, Praça Tancredo Neves, 191 – Centro. Telefone (77) 3421-9165

O Colégio Juvêncio estará participando da 13ª Semana de Museus em Vitória da Conquista no Programa Histórias de Árvores e Flores no Planalto da Ressaca em parceria com o Museu Literário Profa. Amélia Barreto de Souza, do Comitê Proler/Uesb/Vitória da Conquista e o Memorial Governador Regis Pacheco da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, BA; Alunos e professores estarão fotografando e entrevistando pessoas sobre a vegetação nativa neste município no ano de 2015.

Pé de Pau

Não quero aquela acácia

a verdadeira, originalíssima,

africana lá de Etiópia

repasto de elefante e girafa...

Quero é a minha, a catingueira

que antecipa as florações amarelas,

ainda que não caiam a tempo

as chuvaradas do imbu...

Quero é aquele pé de pau

que havia ali no canto da cerca

do grande pátio para o gado,

e que o povo chama de canafístula

tamburi-manso, tamburi-branco

quebra-serra, pau-de-besouro

pau-louro, listrado...

Pau cujo tronco engrossa tanto

que apenas o serrotão pode vencê-lo,

e é madeira para carro de boi,

meão, cambota, cocão, gastalho

tábua, chumaceiro, chêda... tudo...

Aquele pau que todos os anos

quer chova, quer faça sol,

lança a flor amarela do Brasil

e atrai mandassaia, pêga, sofrê

assanhaço, caga-sêbo...

(Castro Guerra)

-------------

Poema extraído do livro "Vozes Estivais do Estro" de Castro Guerra.