Pioneiros e Marinheiros

(Alberto Astro)


Qual a finalidade da Esfera Armilar?


Adoptada como emblema pessoal de D. Manuel I, estando desde então sempre presente na emblemática nacional, consagra a epopeia marítima portuguesa um grandioso feito, que muito contribuiu para o rumo da vida de qualquer Português.

A esfera armilar tem por missão projetar o plano de inclinação do observador na esfera superior. Permitia assim recriar um universo em miniatura para que pudessem mimetizar a mecânica celeste como num laboratório, neste caso em os laboratórios eram não raras vezes os navios conduzidos pelos Descobridores Portugueses através de um planeta por explorar.

Um instrumento que permitia manter orientação posicional mas também temporal, como um calendário. O Sol e a Lua serviam, como símbolos, de guias neste instrumento mas também as estrelas desempenhavam um papel fundamental nas fantásticas aventuras por trás das grandiosas descobertas portuguesas.

Alberto Astro vai ser o teu companheiro de viagem, com ele vai ser possível avançarem por mares nunca antes navegados! Ele é um jovem pronto a viver em novos mundos, capaz de se mover em todo o universo, de olhos fixados no horizonte e loucamente interessado num mundo melhor. Aventura-te com ele nesta experiência de 360º em torno do Programa Educativo!

Google Classroom
https://classroom.google.com/welcome?hl=pt-PT

Tutorial Google Classroom
https://support.google.com/edu/classroom/?hl=pt-BR#