Caminheiros e Companheiros

(Fernão Peregrino)


O que representa a Esfera Armilar?


Resolvendo recriar um universo em miniatura nasceu a esfera armilar. Representa precisamente este esforço de expansão dos limites para progredir (Saber), mas também melhor conhecer o local em que estamos, o estado em que nos encontramos (conhecimento) e, por essa razão, foi escolhida como o símbolo dos imperadores e dos reis em muitas nações, como foi o caso da esfera armilar como símbolo de Portugal por iniciativa de D. Manuel I.

É composta por armilas, circunferências, que simbolizam o sol, a lua, os planetas, e a armila exterior que procura aprofundar o conhecimento para além do visível.

Tal como os nossos navegadores largaram terra para explorar a esfera terrestre, um símbolo da totalidade do Universo e de Deus, é nesta viagem de 360º sobre o programa educativo do CNE que vos propomos a embarcar.

Não estão sozinhos, Fernão Peregrino, um navegador e peregrino que transporta o seu cajado na mão direita, vai ser o vosso companheiro de viagem. Esta é a primeira mensagem que ele vos deixa:

“Vós, IV Secção, sois a armila exterior desta esfera que é o mundo do CNE. Mas porquê? Como Caminheiros e Companheiros, tendes a experiência e a maturidade necessárias para uma visão única sobre este universo que é o nosso Programa Educativo. Não vos bastou descobrir novos horizontes, explorar novos continentes ou navegar mares nunca antes navegados. Adicionando uma fé incansável e uma atitude de serviço, levais uma nova dimensão às terras recém-descobertas. Sabeis encarar esta esfera como Homem-Novo num Mundo Novo.”