Courseware

Opções para obtenção e uso do Courseware.

Existe um número de diferentes opções para configurar o software para uso com o curso de Engenharia de Software (IF977)
  1. Executar a imagem da Máquina Virtual (Virtual Machine ou VM) no VirtualBox do seu próprio computador:
    • Este é o método recomendado e o mais simples. Trata-se de instalar o software gratuito VirtualBox (para Macs baseados em Intel, PCs com Windows, ou computadores Linux) e fazer o download da imagem da VM do livro Engineering Software as a Service: An Agile Approach Using Cloud Computing para usar nele.
    • Esta opção é totalmente gratuita, graças ao apoio de EDX para hospedar o arquivo de imagem. (Google e Microsoft apoiaram anteriormente)
    • As instruções no resto desta página irá orientá-lo através desta opção.
  2. Use a Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) para implantar a imagem VM na nuvem:
    • Use essa opção se, por exemplo, você não possui de um computador com capacidade ociosa suficiente para executar a opção VirtualBox.
    • O Amazon Web Services Free Tier (grátis) permite-lhe um ano de acesso a uma instância Micro, que é suficiente para fazer o curso, mas pode ser moroso.
    • Você pode pagar por hora (a partir de U$ 0,03 e para cima) para obter uma Instância pequena dedicada, o que seria mais rápido. Para usar essa opção, você deve ter a sua própria conta da Amazon Web Services. Caso compre a edição Kindle do livro citado (U$9,99), você ganha U$10,00 de créditos AWS.
    • Siga estas instruções para implantar a imagem VM na Amazon EC2. (Graças ao Jeremy Banks que forneceu os procedimentos detalhado e as screenshots.)
  3. Instale o ambiente SaaS do curso em um sistema Ubuntu já existente:
    • Iniciar a partir de uma imagem livre Ubuntu e executar o script de instalação para instalar todo o material didático do livro. Não há nenhum point-and-click aqui, você deve estar familiarizado com o uso de utilitários Unix de linha de comando e solução de problemas das mensagens de erro que podem aparecer (o Stack Overflow é uma ótima fonte para resolução de problemas). O script de instalação está no GitHub saasbook/courseware repo  e está marcado (tag) com o número da versão da mais atual do livro com o qual ele foi testado.
    • Uma possibilidade interessante é a utilização de vagrant para criar uma instância ubuntu em branco para instalar o material didático.
  4. Use um editor de sistema hospedado em nuvem como Cloud9 ou Nitrous (não foi 100% testado)

Instruções detalhadas sobre as quatro opções podem ser encontradas neste site.

Imagem da VM image para fazer o download e implantar no hypervisor VirtualBox: saasbook-0.10.3.1.zip

Comments