Tor #2 - Primeira contribuição

posted Mar 22, 2013, 2:39 PM by Rodolfo Cesar de Avelar Ferraz
Na semana anterior, vi vídeos explicando o funcionamento do Tor e planejava nesta semana ir olhando o código para ver se entendia. No entanto, resolvi descer menos no nível de abstração e ler um pouco mais. O Tor possui uma boa documentação das especificações do seu protocolo, disponível no repositório https://gitweb.torproject.org/torspec.git. Logo no primeiro arquivo que comecei a ler, notei um problema no texto e pensei em sugerir uma modificação. Desta forma, poderia, na melhor das hipóteses, aprender o processo de envio de patches.

Fui então novamente no canal #tor-dev e perguntei qual a melhor forma de sugerir melhoras no texto do torspec. O usuário asn disse que eu deveria abrir um ticket e disponibilizar um patch com a correção. A conversa está na imagem abaixo.

Após abrir o ticket e submeter o patch (disponíveis aqui: https://trac.torproject.org/projects/tor/ticket/8537), resolvi pedir um feedback ao asn. No entanto, quem me respondeu foi o usuário velope. Para minha surpresa, ele fez um review (via IRC) do meu patch, alegando que minha correção estava incorreta. Fui convencido que realmente eu estava errado, mas velope foi além e sugeriu uma outra mudança no mesmo texto. Perguntei se eu não deveria desistir deste ticket, visto que a mudança que ele sugeriu não tinha nada a ver com o erro que eu tinha apontado. Ele respondeu que eu não deveria desistir, e que isto é exatamente o que acontece em um processo de desenvolvimento open-source: alguém sugere uma coisa, outras pessoas participam na discussão, e o resultado não necessariamente é o que o originador da discussão esperava. É um trabalho em conjunto e às vezes imprevisível.

Segui a sugestão dele e modifiquei meu patch completamente, a partir do feedback do velope, deixando tudo comentado no ticket que abri. Segue a conversa na imagem abaixo:

Depois de todo este esforço, vem o final feliz. O patch foi aceito, mesmo que aparentemente tenha sido a contragosto de um dos mantenedores do torspec. Ele discordou que meu patch tornava o texto melhor, mas aceitou mesmo assim, talvez por ser ridiculamente minúsculo o impacto da modificação (o acréscimo de um hífen!) e também por não querer me desestimular a contribuir com o projeto. De qualquer forma, foi uma sensação legal. Estou no log de commits do Tor.



Minha contribuição teve um impacto nulo no projeto, mas foi bastante enriquecedora sobre o processo de desenvolvimento open-source. O problema é que acabei gastando tempo nisso e não li as especificações do protocolo. Espero lê-las na próxima semana, para poder contribuir com código.

Eduardo Tenório - embat
Lucas Inojosa - licf
Rodolfo Ferraz - rcaf
Comments