Inicial

Turma: Ciência e Engenharia da Computação

Professor: Fernando Castor

Email:  


Grupo de discussão da disciplina: floss-l  (floss-l@cin.ufpe.br)
Nomes oficiais: Tópicos Avançados em Linguagens Computacionais (if724)

Horários:    
Quarta-feira: 08h00m-10h00m   (Sala D218)
Sexta-feira: 10h00m-12h00m    (Sala D218)


Este é o sítio da disciplina de Desenvolvimento de Software de Código Aberto, segundo semestre de 2013, do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE). A disciplina está sendo oferecida neste semestre para as graduações em Ciência da Computação e Engenharia da Computação. O sítio inclui o programa da disciplina e avisos do professor para os alunos. Além disso, descreve a metodologia de avaliação da disciplina.



Visão Geral da Disciplina    

O desenvolvimento de software livre e de código aberto (FLOSS) tem características muito diferentes das do software proprietário. Essas diferenças são de naturezas diversas e têm a ver com tanto com questões técnicas quanto com questões sociais, legais e econômicas. Tendo em vista que a formação dos alunos é frequentemente muito direcionada para a produção de software proprietário, esta disciplina visa apresentar o outro lado, fazendo com que os alunos conheçam aspectos teóricos e práticos da produção e distribuição de FLOSS. Os seguintes tópicos serão abordados ao longo da disciplina: 
  1. O que é Software Livre? O que é Software de Código Aberto?
  2. Um pouco de história
  3. O processo de desenvolvimento FLOSS
  4. Recursos necessários para iniciar um projeto de FLOSS
  5. Modelos de gerenciamento
  6. Questões econômicas
  7. Licenças
  8. Estudos de caso e relatos de experiências
A avaliação dos alunos se dará através de dois projetos, uma prova e participação em sala de aula.  A página de Avaliação fornece mais detalhes. Apesar dessas avaliações formais, a principal medida do sucesso de um aluno será o seu grau de envolvimento com a comunidade FLOSS. Ao final da disciplina, espera-se que os alunos sejam capazes de: (i) contribuir ativamente com projetos já existentes; (ii) iniciar e conduzir um novo projeto de desenvolvimento de FLOSS; (iii) manusear algumas ferramentas necessárias a essa abordagem; (iv) distinguir as principais licenças para FLOSS e escolher a melhor para um projeto; (v) analisar se um determinado projeto deve ou não tornar-se FLOSS.



Licença Creative Commons
O trabalho Página da Disciplina de Desenvolvimento de Software de Código Aberto e Livre de Fernando Castor foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.