Página inicial

Caros alunos,

ESTE SITE É PARA...

                                           Apresentar a você uma pequena fração da História da Biologia, digo pequena porque seria impossível, para qualquer ser humano, ter todo o conhecimento das leis que regem a vida do nosso planeta. Mostraremos também quem foi o primeiro biólogo e os esforços que os homens antigos fizeram a fim de saber de onde é que viemos! Você viajará através de experimentos inusitados e conhecerá pessoas célebres como Aristóteles, Francesco Redi, Spallanzani, Pasteur, entre outros.

                                          A Biologia ocupa hoje um lugar de destaque entre as ciências, principalmente graças ao grande avanço nas pesquisas e divulgação do conhecimento. Visando tornar seu estudo mais motivador e atraente apresentaremos neste espaço conceitos básicos, descobertas científicas, curiosidades e muito mais.

                                        Temos certeza de que vocês irão gostar e passarão a entender melhor sobre conceitos importantes para o exercício da cidadania e para a preservação do meio ambiente.

                                        Esperamos que este site ajude você a descobrir uma biologia inserida no seu dia – a – dia  e, a entender essa troca de energia entre cada ser vivo e o ambiente em que todos nós vivemos e do qual dependemos.

 

 


O que é ciências biológicas?


                                          Biologia é a ciência antiga que estuda os seres vivos e suas manifestações vitais, além de todos os aspectos ou características dos seres vivos como: composição química, reprodução, evolução, metabolismo, organização celular, movimento e crescimento.

                                          Desde a pré- história que o homem tem curiosidade e interesse em saber como era o funcionamento do seu corpo e do mundo ao seu redor. Pesquisou, estudou muito, mas foi Aristóteles (384-322 a.C) o primeiro que escreveu sobre Biologia; O filósofo grego chegou a muitas conclusões já que seu maior interesse era a natureza viva. Ele não foi apenas o último grande filósofo grego, foi também o primeiro grande biólogo da Europa. Foi ele quem formulou o princípio de que todos os organismos estão totalmente adaptados ao meio em que vivem, afirmou que natureza não despende energia sem necessidade, ou seja, ela é parcimoniosa.

 

 Para que você comece a navegar por esse infinito horizonte, são requisitos básicos: Concentração ,  curiosidade e vontade de aprender. 

                                    Esta foi uma pequena introdução de tudo o que se encontrará por aqui; um misto de aprendizado, curiosidades e entretenimento, portanto;  aproveite.



 Rener Eustáquio