Página inicial‎ > ‎minicursos‎ > ‎

Iniciando com o ScadaBR



1. Conhecendo o ScadaBR

O ScadaBR é um software do tipo SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition).

Este software serve para automatizar processos de medição e automação, ou seja: através do ScadaBR você pode acessar e controlar dispositivos físicos como sensores, chaves, motores e outros tipos de máquinas. Entre outras funcionalidades, é possível salvar dados dos sensores continuamente em uma base de dados, visualizar os históricos, e também receber alarmes, controlar o processo por meio de scripts, etc.

Para utilizar qualquer software SCADA, incluindo o ScadaBR, é preciso conhecer um pouco sobre as partes que compõem um Sistema Automatizado com Computador:

    1) Processo Controlado
    2) Barramentos de Comunicação
    3) Servidor de Aquisição de Dados e Controle Supervisório (SCADA)
    4) Interface do Usuário ou HMI (Human-Machine Interface)

2. Como funciona o ScadaBR?

O ScadaBR deve ser instalado em um computador, que será conhecido também como o "servidor da aplicação" ou "Servidor ScadaBR". Tanto as telas "HMI" quanto as configurações do ScadaBR serão acessadas através de um navegador de Internet (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Chrome etc.).




2.1 O ScadaBR no seu computador

O ScadaBR sempre executa a partir de um software conhecido como "Servidor de Aplicação Java". Normalmente escolhemos o Apache Tomcat, que é o padrão e já vem no instalador do ScadaBR para Windows. Usuários mais avançados podem rodar o ScadaBR em outros sistemas operacionais, ou usando outros servidores de aplicação. A partir do momento que o servidor de aplicação está no ar, ele vira um "endereço na Internet", que você vai utilizar para acessar com o navegador.

O acesso pode ser feito do mesmo computador onde o servidor estiver instalado, ou a partir de outros computadores que estiverem na mesma rede (Intranet). É até possível utilizar o ScadaBR diretamente na Internet, desde que você tenha a experiência e os recursos de infra-estrutura para isto.


2.2. Sua Aplicação no ScadaBR

Em sua aplicação diversos aspectos precisam ser configurados. Os mais importantes são:

1) Datasources e Datapoints - são as "fontes" de informações, isto é, a configuração dos equipamentos que irão ser fisicamente controlados. Um Datasource pode ser um barramento de comunicações, usando um protocolo do tipo ASCII, Modbus, SQL, OPC e assim por diante - dependendo do tipo de equipamento que você vai conectar. Cada Datasource pode ter múltiplos Datapoints, ou "tags", que são os pontos de medição e controle - por exemplo, um controlador de temperatura (Datasource) pode incluir a diversos datapoints: Temperatura atual, Set-point (temperatura selecionada), potência de saída, etc. Você deve consultar o manual de comunicações do seu equipamento, para identificar qual tipo de Datasource será necessário.

2) Telas ou representações gráficas - é onde você consegue criar seus próprios "painéis de controle", ou interface de usuário para operação do sistema. As telas podem incluir monitoramento em "tempo-real" dos datapoints, bem como gráficos, botões, diversos componentes HTML etc. Veja um exemplo simples de tela abaixo, onde acompanha-se o consumo de energia, e as temperaturas em um sistema de refrigeração:



3) Tratadores de eventos (por exemplo, alarmes de mínimos e máximos) - permite o envio de notificações em situações de alerta, ou tomar ações automaticamente com base em ocorrências no sistema.

4) Relatórios - são visualizações do histórico do sistema, incluindo gráficos e estatísticas.

5) Scripts - permite calcular variáveis derivadas de outras, ou programar lógicas de automação.

Existem muitas outras funcionalidades no ScadaBR, que você vai aprender lendo a documentação completa, ou à medida que explorar o sistema, utilizando-o experimentalmente. A melhor maneira de aprender a usar o ScadaBR, é usando-o :-)

3. Instale e comece a explorar

O software ScadaBR fica disponível no site do projeto, http://www.scadabr.org.br - procure dentro da seção Downloads.

Alguns usuários vão preferir baixar diretamente no repositório do Sourceforge, em http://scadabr.sourceforge.net

A instalação no Windows é bastante simplificada. Para usuários iniciantes ou para quem quiser experimentar o ScadaBR, basta clicar sobre o botão "Próximo" várias vezes até finalizar, sem alterar as configurações-padrão. Todo o processo de instalação é intuitivo e vem com várias instruções na tela, mas pode ser visto em detalhes aqui caso necessário:

   
[1] Minicurso ScadaBR - Instalação (clique para abrir vídeo no Youtube)

Tela da Instalação do ScadaBR


Após a instalação já é possível explorar o ScadaBR. No menu iniciar será instalado um ícone "Configuração do Tomcat", onde você pode parar, iniciar o ScadaBR, ou definir que o mesmo inicie automaticamente ao ligar o computador. Em alguns computadores, você deve clicar com o botão direito sobre "Configuração do Tomcat" e então selecionar "Executar como administrador". Se ainda não estiver iniciado, clique "Start".

Tela de Configuração do Tomcat

Com o ScadaBR rodando, abra um navegador (nossa recomendação é o Mozilla Firefox) e digite o endereço:

    http://localhost:8080/ScadaBR/

Tela inicial do ScadaBR em um navegador


Entre com usuário admin, senha admin
Na primeira vez que você acessar o programa, irá abrir automaticamente a ajuda. Por favor leia atenciosamente a ajuda para conhecer as principais informações técnicas sobre o ScadaBR. Para voltar futuramente à ajuda, basta clicar sobre o ícone com ponto de interrogação.

Tela da Ajuda no ScadaBR


Como você poderá ver na figura acima, existe uma barra de ícones na parte de cima da tela, junto ao logotipo do ScadaBR.
Tanto na barra de icones, como na aplicação do ScadaBR em geral, os principais ícones que você precisa conhecer são:







Agora você já pode explorar o ScadaBR à vontade, ou continuar aprendendo com nossos vídeos:

    [2] Minicurso ScadaBR - DataSources e Watchlist

    [3] Minicurso ScadaBR - DataSource Modbus

    [4] Minicurso ScadaBR - Representações Gráficas

    [5] Minicurso ScadaBR - Alarmes

    [6] Minicurso ScadaBR - Relatórios

  

Se você ainda não possui os equipamentos (sensores e controladores) compatíveis com o ScadaBR, pode desejar iniciar seus estudos usando um Virtual Datasource. Basta clicar sobre "Data source" (veja ícone acima), selecionar o tipo Virtual Datasource, clicar em Adicionar e começar a criar suas variáveis, que serão simuladas. A partir daí, sua aplicação ScadaBR irá começar a tomar forma, com base em sua criatividade e experiência. Não esqueça de clicar sobre o ícone de interrogação em cada tela, para chamar a ajuda sempre que for necessário.

4. Como se aprofundar no ScadaBR

Os documentos de referência mais importantes são:

1) Manual do ScadaBR - está no menu "Iniciar - ScadaBR", incluído na instalação do software. O Manual contém os principais procedimentos de instalação, operação e manutenção do ScadaBR.

2) Vídeos do ScadaBR para Integradores - Iniciante - busque por "scadabr" no youtube ou veja links acima.

3) Guia de Integradores - Intermediário - para configuração de scripts, uso "distribuído" do ScadaBR, e integração com sistemas externos.

4) Guia de Desenvolvedores I - para estender o ScadaBR em qualquer linguagem, fazendo uso da API do ScadaBR

5) Guia de Desenvolvedores II - para estender ou modificar o software ScadaBR em Java, com novos protocolos ou métodos da API

6) Guia de Mantenedores - como fazer contribuições ao Projeto ScadaBR Open-Source.


5. Alguns Exemplos de Aplicações



<em breve>


Comments