Documentação NFS-e

Introdução


Toda integração entre as aplicações CENTI devem ocorrer através da nossa API Rest através do link principal https://api.centi.dev.br, o qual possui documentação no padrão OpenAPI no seguinte link https://api.centi.dev.br/swagger.


A especificação OpenAPI é um formato de definição independente de idioma usado para descrever APIs RESTful. 


O documento Swagger é o equivalente da API REST de um documento WSDL para um serviço da Web baseado em SOAP. Ele especifica a lista de recursos disponíveis na API REST e as operações que podem ser chamadas nesses recursos. 


Também especifica a lista de parâmetros para uma operação, incluindo o nome e o tipo dos parâmetros, sejam os parâmetros obrigatórios ou opcionais, e informações sobre valores aceitáveis ​​para esses parâmetros. 


Além disso, o documento Swagger inclui o esquema JSON que descreve a estrutura do corpo da solicitação que é enviada para uma operação em uma API REST, e o esquema JSON descreve a estrutura de qualquer corpo de resposta retornado de uma operação.


Requisições


Por padrão, todas as requisições precisam informar a sigla UF do locatário do serviço e na sequência informar o identificador do próprio locatário (Cliente, normalmente é o nome da cidade) representado pela variável Tenant.


Exemplo:

https://api.centi.dev.br/pessoa/go/rioverde


Sendo necessário informar os demais parâmetros exclusivos de cada requisição.


NFS-e

Informações para realização da integração entre os sistemas de NFS-e. 


Deve-se utilizar os XSDs e Webservice disponibilizados nos links a seguir:


O padrão utilizado é baseado no Manual de Integração Abrasf 2.0. 

ABRASF

http://www.abrasf.org.br/


Manual de Integração Abrasf 2.0

http://www.abrasf.org.br/arquivos/publico/NFS-e/Versao_2.00/NFSE_NACIONAL_ManualDeIntegracao_versao_%202_0.pdf


Deve-se utilizar os endpoints https://api.centi.com.br/nfe/[operacao]/{UF}/{Tenant} onde todos são realizados via POST informando também o XML em questão, e o usuário e senha para realizar autenticação no sistema.


OBSERVAÇÃO: Utilizar primeiro o método https://api.centi.com.br/nfe/gerar/homologacao/{UF}/{Tenant}, para testar a emissão de notas.

Somente após validado no método anterior (homologação), que deve se utilizar o método https://api.centi.dev.br/nfe/gerar/{UF}/{Tenant}.



***Substituições e consultas devem ser realizadas pelo portal da prefeitura.


Nota! A exportação das notas através do Portal da Prefeitura é feita da seguinte forma:

É gerado um arquivo TXT contendo em cada linha um XML, que é referente a uma NFS-e. Lembrando que esta relação não se trata de um lote de NFS-e, portanto não poderá ser visualizado através de um browser como se faz com arquivo  XML. Para ler  o mesmo, deve-se abrir esta relação como um arquivo texto e percorrer linha  por  linha, extraindo os XMLs das NFS-e.


OBSERVAÇÃO: Segue anexo modelos de XML Envio, XML Retorno;



ċ
Bruno Santos,
15 de jun. de 2020 17:06
ċ
Diego Saito,
31 de out. de 2018 06:50
ċ
Usuário desconhecido,
7 de ago. de 2015 12:28
ċ
TesteEnvioXmlNovo.rar
(10k)
Diego Saito,
31 de out. de 2018 07:00
Comments