www.cenpec.org.br

 

 



RECURSOS DIGITAIS

 

Esta seção traz indicação de softwares, ferramentas, sites e tutoriais, disponíveis na internet, que podem apoiar educadores e estudantes no uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) em projetos e atividades educativos.

 

  1. Edição de vídeo, áudio e imagem

  2. Ferramentas para trabalho colaborativo

  3. Materiais digitais abertos

  4. Sites de compartilhamento

  5. Sites de busca

  6. Uso responsável da internet

  7. Provedores gratuitos de e-mail

  8. Softwares e sites sobre games



1. Edição de vídeo, áudio e imagem

Vídeo
Animator DV: software gratuito na internet que faz a animação em stop motion. Para fazer download (baixar no seu computador), clique aqui.

Jaycut - www.jaycut.com: editor de vídeo online, ou seja, é possível editar o vídeo no próprio site, sem necessidade de instalar um programa específico em seu computador. Veja um tutorial para usar o Jaycut.

Movie Maker: é um software de edição de vídeos da Microsoft e faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live. É um programa simples e de fácil utilização, o que permite que pessoas sem muita experiência em informática possam adicionar efeitos de transição, textos personalizados e áudio nos seus filmes. Veja um tutorial para usar o Movie Maker.

Youtube - www.youtube.com.br: é possível editar vídeos diretamente no Youtube, combinando clipes de vídeo, cortando a duração do vídeo, adicionando músicas usando o AudioSwap e transições entre clipes de vídeo.
Outra opção do Youtube é publicar vídeos interativos. Existem algumas formas de construir links para que o vídeo seja interativo. Geralmente é preciso clicar em “anotações”, “anotações de pausa”, descrever o nome da opção (ex: Final da Lenda 1 ), informar o time line inicial e final, ou seja, o tempo do filme onde ficará a pausa, informar o URL (endereço do filme publicado), salvar e publicar. Veja tutorial para publicar vídeos interativos.

Áudio
Audacity: software gratuito que faz edição de áudio, disponível para download (baixar no seu computador) em http://audacity.sourceforge.net/?lang=pt. Veja um tutorial para usar o Audacity.

Myna - www.aviary.com/online/audio-editor: editor online de áudio, sem a necessidade de instalar um programa no seu computador.

Imagem
Picasa: programa gratuito do Google para edição digital de imagens e com a possibilidade de organizar a coleção de fotos digitais presentes no computador, de forma a facilitar a procura por fotografia. Para utilizá-lo, você precisa fazer download em http://picasa.google.com e instalar no seu computador.

Picnik - www.picnik.com: nesse site, você pode editar suas imagens na própria internet - cortar, redimensionar, corrigir olhos vermelhos, entre outros recursos mais sofisticados, como aplicar efeitos nas imagens. Para usar o Picnik, não é necessário nem se cadastrar.


<< voltar

 



2. Ferramentas para trabalho colaborativo

Wiki: esta ferramenta permite que as páginas do site sejam editadas coletivamente com uma linguagem de marcação muito simples e eficaz, através da utilização de um navegador web. Uma das principais características é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas (clique aqui para saber mais). A Wikipédia – a enciclopédia livre - é o projeto mais famoso construído totalmente em páginas wikis. Conheça sites e softwares que permitem criar sua própria wiki:

PBWorks -http://pbworks.com
Wikia - http://www.wikia.com/Wikia

Mediawiki - http://www.mediawiki.org/wiki/MediaWiki/pt

Microsoft Office Live - http://office.microsoft.com/pt-br/?CTT=97:aplicativos da Microsoft, como Word, Excel e Power Point, podem ser criados e compartilhados na própria internet.

Google Docs - docs.google.com: ferramenta online para criar e compartilhar documentos, incluindo a possibilidade de criação de diferentes formatos como formulário e questionários.

Blogs - Forma abreviada de weblog: web (rede, teia) + log (registro), o blog foi criado para designar um espaço na web que se assemelhava a um diário para anotações pessoais. Porém, hoje, os blogs são utilizados com diferentes finalidades, dentre elas, realizar trabalhos colaborativos. Para criar blogs gratuitos, consulte:

Blogger - www.blogger.com
Wordpress - http://br.wordpress.org


<< voltar



3. Materiais digitais abertos

Textos, imagens, vídeos e áudios que estão em domínio público ou foram disponibilizados pelo autor com uma licença flexível, como o Creative Commons (CC), possibilitando assim o seu uso e reprodução. A Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital, do Cenpec, licenciada em CC, é um exemplo. Veja alguns sites que disponibilizam diferentes materiais digitais abertos.

Domínio Público - www.dominiopublico.gov.br: site do governo federal que reúne obras diversas em domínio público.
A propriedade intelectual de uma obra em domínio público é o conjunto de bens culturais, de tecnologia ou de informação - livros, artigos, obras musicais, invenções e outros - cujos direitos econômicos não são de exclusividade de nenhum indivíduo ou entidade. Tais bens são de livre uso de todos, integrando a herança cultural da humanidade.”
Fonte: www.wikipedia.org

Flickr
- www.flickr.com: site de compartilhamento de fotos, com imagens licenciadas em Creative Commons.

Jamendo
- www.jamendo.com/br: comunidade de música livre, legal e de publicação ilimitada sob as licenças Creative Commons.

Youtube
- www.youtube.com/t/creative_commons: o site de compartilhamento de vídeos também possibilita que os internautas disponibilizem suas obras em licença Creative Commons.

Wikimedia Commons -
http://commons.wikimedia.org/?uselang=pt-br: projeto da Fundação Wikipédia, trata-se de um repositório de fotos, diagramas, animações, música, textos falados, vídeos e mídias de licença livre.

Recursos Educacionais Abertos (REA) -
http://rea.net.br/projetos: o blog do projeto REA Brasil disponibiliza uma lista de sites de projetos em que se pode encontrar, publicar e usar materiais educacionais abertos, como conteúdo para aulas, cursos online, artigos de pesquisa, vídeos, softwares, entre outros.


<< voltar



4. Sites de compartilhamento

São sites em que se pode hospedar, publicar e compartilhar arquivos, vídeos, imagens, apresentações, áudios e até livros. Geralmente, oferecem esse serviço gratuitamente, sendo necessário apenas que o usuário crie uma conta. Ao publicar seu conteúdo, é gerado um endereço na internet para ser compartilhado ou um código para ser incorporado em outros sites, blogs e redes sociais.

Vídeo
Youtube –
www.youtube.com.br: o mais famoso site de compartilhamento de vídeo, em que o usuário pode criar seu próprio canal e enviar vídeos de diferentes formatos, com até 15 minutos de duração e 2 GB de tamanho.


Dailymotion
- www.dailymotion.com/br: o usuário pode hospedar vídeos de até 60 minutos de duração e com 2 GB de tamanho.


Vimeo
www.vimeo.com: em inglês, permite que os usuários façam upload, compartilhem e assistam vídeos.

Videolog– www.videolog.tv/index.php: com a finalidade de facilitar e compartilhar a cultura de produção de vídeos no país, com ferramentas simples e intuitivas, é possível publicar vídeos e criar redes de relacionamento
.

Imagem
Flickr -
www.flickr.com
: site de hospedagem e compartilhamento de imagens fotográficas (e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações), caracterizado também como rede social. O Flickr permite a seus usuários criarem álbuns para armazenamento de suas fotografias e entrarem em contato com fotógrafos variados e de diferentes locais do mundo.

Álbuns da web do Picasa - http://picasa.google.com/features.html:é possível criar álbuns de fotografia online e compartilhar com os amigos.

Áudio
Conheça alguns sites que permitem publicar e compartilhar podcasts, arquivos de áudio digital, geralmente em formato MP3.

Podcast1 - www.podcast1.com.br
Podbean - www.podbean.com
Mypodcast - www.mypodcast.com
PodOmatic - www.podomatic.com

Apresentações
Slideshare - www.slideshare.net: milhares de apresentações em vários idiomas das mais diversas categorias, permite compartilhar arquivos em formato Power Point,Word e até PDFs.

Prezi -
http://prezi.com - Para fazer apresentações online muito sofisticadas, com zoom e detecção de movimentos do mouse. Ideal para quem gosta de inovar.



<< voltar





5. Sites de busca
São softwares que servem para auxiliar os internautas a encontrarem as informações que desejam na internet a partir de palavras-chave. Exemplos: www.google.com.br, www.altavista.com e www.bing.com.br.

Dicas de busca no Google

  • Citações entre aspas: o Google realizará a busca utilizando todas as palavras pela qual você buscou. Se utilizar a palavra ou expressão entre aspas, ele vai procurar exatamente o que está dentro delas.
  • Definições: n ão sabe o que significa alguma coisa? Utilize define:oquequerosaber. Exemplo: define:iphone.
  • Busca de termo dentro de um site: use o comando site:endereço do site (espaço) termo. Exemplo: site:cenpec.org.br português 
    O resultado traz todas as páginas do Cenpec que contêm a palavra "português".
     
    Fontes: Dicas para uso do Google (EducaRede) e Dicas para pesquisa no Google (Mundo das Tribos)


<< voltar




6. Uso responsável da internet

Há uma série de sites dedicados a oferecer orientações para navegar com segurança e responsabilidade na internet. Confira os links:

Dicas de uso seguro das telas digitais - www.educared.org/educa/img_conteudo/livreto.pdf: publicação do Programa EducaRede, disponível para download, com orientações para o uso responsável da TV, internet, videogame e celular.

Guia para o uso responsável da internet
- www.internetresponsavel.com.br/criancas: quadrinhos, jogos, brincadeira que ensinam as crianças a navegar com segurança e explorar tudo o que existe de melhor na rede.

Navegue Protegido - www.navegueprotegido.com.br: orientações dirigidas às famílias para o uso seguro da internet.

Safernet - www.safernet.org.br/site: entidade referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na internet.

Saferdic@s - www.safernet.org.br/site/prevencao/cartilha/safer-dicas: cartilha de segurança da Safernet, disponível para download.



<< voltar



7. Provedores gratuitos de e-mail






<< voltar




8. Softwares e sites sobre games

Hot Potatoes  – software gratuito que pode ser acoplado à Plataforma Moodle. Inclui um pacote com seis aplicações que permitem a criação de exercícios interativos para a Web: JClose, exercícios com preenchimento de espaços; JMath, correspondência; JQuiz, exercícios com resposta curta; JCross, para elaboração de palavras cruzadas; JMix, para elaboração de sopa de palavras; e o The Masher.
 
JCLIC - software simples e muito rico na criação de jogos educativos.
 
Nova Escola - com jogos separados por faixa etária e por assunto. Há aqueles que ensinam a criança a desenvolver estratégias para resolução de problemas, treinam as operações matemáticas e a língua portuguesa, desenvolvem a memorização. Há também os que podem ser utilizados para formação de professores.
 
Portal do Professor - com uma variedade de indicações de sites de jogos nas mais diversas áreas: matemática, língua portuguesa, ciências e história.
 
Educar para Crescer - com jogos como o “Jogo das Palavras” para treinar o RR, o SS e outras regras da língua portuguesa; o “Jogo do Hífen” e o “ Jogo da Acentuação” , todos eles podem ser utilizados para treinar os pontos principais do novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
 
Discovery Kids Brasil
  - para crianças em idade pré-escolar. De fácil navegação, nele os jogos educativos estão separados em quatro temas: música, criatividade e desenho, natureza, corpo e habilidades. Destaco o jogo “Vamos Reciclar” que ensina a criança a escolher o local certo para colocar os diferentes tipos de lixo.
 
Games for Change  - site com jogos educativos, com o objetivo de trabalhar cidadania, consciência ambiental, noções de respeito e tolerância às diferenças humanas etc. Os jogos são em inglês, mas os projetos para tradução para o português já estão em andamento.




<< voltar



























Comments