Projeto LIMA Estágio de Continuidade 

Estágios de Formação integrados no projeto LIMA

https://docs.google.com/drawings/d/1War14ihkHLzKLNRsrkMc_tzycTwE1oCXDhgSS3q6Z_8/pub?w=1440&h=1080
LIMA é um projeto de formação, intervenção e investigação que resulta de uma parceria entre o CENFORES e o Instituto da Educação da Universidade de Lisboa. No âmbito deste projeto realizam-se várias ações de formação em Tecnologias Digitais, conceção e execução de Programas Educativos e Literacia Informacional e Mediática.

Neste primeiro ciclo de ações de formação temos dois estágios de formação, um destinado a professores bibliotecário e o outro destinado a professores do grupo 520. Embora se trate de duas ações de formação distintas elas estão relacionadas, tendo sessões de formação conjuntas onde os professores bibliotecários e os professores do grupo 520 colaboram entre si.

Durante a formação os professores irão começar por ter um primeiro contacto com o modelo Information Seek Process e o Guided Inquiry. Em seguida irão desenvolver uma atividade de pesquisa de modo análogo ao que se espera que os seus alunos venham a fazer mais tarde. Nesta fase o professor-formando assume o papel de aluno, sendo submetido a um papel análogo aos dos alunos de modo a vivenciar todas as fases do processo de pesquisa. Deste modo o professor irá sentir dificuldades semelhantes às dos alunos, podendo mais tarde usar este conhecimento para melhor adaptar as atividades às necessidades dos alunos. O Guided Inquiry tal como é concebido por Kuhlthau, Maniotes e Caspari (2007, 2012) implica uma reflexão constante. Assim durante a formação o professor-formando vai ter oportunidade de refletir na ação e sobre a ação numa postura investigativa com o objetivo de melhor a sua prática como professor. Depois de ter realizado um trabalho de pesquisa no papel de "aluno" o professor vai criar um plano de intervenção em colaboração com outros professores (com papeis distintos) que depois será aplicado na aula e na biblioteca. A aplicação do plano na aula ficará a cargo do professor do grupo 520 e a parte do apoio aos alunos à pesquisa na biblioteca ficará a cargo do professor bibliotecário. Todo o processo será avaliado com o objetivo de identificar os pontos fortes e os pontos fracos, as dificuldades e as oportunidades de melhoria com vista à elaboração de um plano de intervenção melhorado.

Estando esta formação inserida num projeto de investigação e sendo o próprio método Guided Inquiry um método de natureza investigativa baseado na recolha e análise de evidências, ao longo de todo o processo serão usados diversos instrumentos de recolha de dados. Alguns dos dados recolhidos fazem parte do método Guided Inquiry e como tal serão usados na formação, os restantes destinam-se à avaliação da formação e dos processos envolvidos na investigação e como tal serão usados apenas pela equipa de investigação.
Subpáginas (2) mapa conceptual Outras