DEFUMADOR UFRN1

 Defumadores

 

Para os modelos de defumadores propostos, baseado no estudo desenvolvido, estes consistem na adaptação de tambores metálico de 200L (Santiago B. H. S, 2003) ver Figura 13 para a confecção da câmara de defumação, onde e realizado o processo defumação dos alimentos com a utilização de biomassa residual (como: pó de serragem, madeira, etc) como fonte de energia (fumaça).

 Vista frontal do defumador com as carnes dispostas na câmara

 

 

4 Modelo de Defumador com Fonte Alternativa de Energia

 

A câmara de defumação assim como no modelo “Domestico” foi adaptada de um tambor metálico de 200L sendo devidamente realizadas alterações.

A cabine de defumação tem capacidade para defumar de 4-6 Kg de produto por hora, ou seja 24-32 Kg/dia. O uso de uma fonte de energia alternativa, corretamente dimensionada, produz a fumaça de forma continua proporcionando maior eficiência para o bom cozimento, isto através de um forno com capacidade de 4,5 Kg (Reed, T. B, 2000). Se houver necessidade, a câmara (de defumação) pode ser ampliada, ou podem ser construídas outras unidades iguais ao módulo original ver Figura 18.

 

 

Representação esquemática do defumador.

 

A fumaça é produzida no forno de pirólise. Primeiramente, é acesa a fonte de calor e a temperatura dentro da câmara atinge cerca de 100ºC. A temperatura no interior da carne chega a aproximadamente 70ºC. Em seguida, a serragem deve começar a queimar, e para facilitar o início da queima pode-se embeber uma faixa de 2cm de serragem com álcool. A serragem deve ser nivelada com um aparador em uma camada de aproximadamente 3cm de altura por 1,0m de comprimento.

Após 6 horas de queima, o pescado, por exemplo, já apresenta bom sabor de defumado e impregnação de fumaça suficiente para sua conservação por aproximadamente 48 horas ao ambiente ou uma semana sob refrigeração.

Pode-se construir outros tipos de defumadores, com pequena capacidade, ou pode-se fazer uma adaptação de um fogão a lenha doméstico, conduzindo a fumaça obtida e fazendo com que ela passe pelos alimentos dependurados. 

 

 

 Modelo de Fogão de Biomassa

 

O fogão de biomassa foi adaptada do prototipo de fogão tipo SWOSTHEE, desenvolvido na Índia ver Figura 19. Foram realizadas alterações no sentido de facilitar a operação, o manuseio,  entrada do carregamento da para queima, etc.,. Seu tamanho reduzido foi projetado para processar cerca de 4,5Kg biomassa residual sendo possivel e viavel sua utilização para o cozer domestico, beneficiamento de produtos via secagem e defumaçào, etc.

 

 

 

ĉ
Pagandai V Pannirselvam,
23 de mai de 2010 05:49
Comments