Notícias

Vulcano associa-se a Apisolar na comemoração dos Dias Europeus do Sol
Projeto da Comissão Europeia, que decorre em 20 países em simultâneo, tem como objetivo promover os benefícios da utilização da energia solar. Em Portugal a iniciativa está a ser promovida pela APISOLAR, entidade organizadora oficial, e conta com o apoio da Vulcano.

Lisboa, 15 de maio de 2013A Vulcano, marca líder em soluções de água quente e solar térmico, associa-se este ano aos Dias Europeus do Sol, projeto que promove várias iniciativas destinadas à sensibilização para o recurso à energia solar na Europa, sob coordenação da ESTIF – European Solar Thermal Industry Federation e da EPIA – European Photovoltaic Industry Association. 

Com o mote “Por um Futuro Brilhante”, a iniciativa acontece em 20 países europeus e decorre entre 1 e 19 de Maio, chegando a Portugal pelo sexto ano consecutivo. A Apisolar, organizador oficial do evento em Portugal, está a promover um calendário de iniciativas, disponível no website do projeto (www.diaseuropeusdosol.apisolar.pt), entre as quais se destaca a Rota pelas Agências de Energia, que consiste na promoção de workshops gratuitos em horário pós-laboral com o intuito fazer chegar a informação a um maior número de pessoas e com maior capacidade de reflexão e decisão.

O objetivo é informar, explicar e demonstrar à sociedade-civil quais os benefícios decorrentes da utilização tanto de equipamentos de produção de energia solar térmica para o aquecimento das águas sanitárias, como de produção de energia solar fotovoltaica.

Enquanto líder de mercado em soluções solares térmicas, a Vulcano associou-se às iniciativas promovidas pela Apisolar. Segundo Nadi Batalha, coordenadora de marketing da Vulcano, “A Vulcano tem uma forte preocupação com a formação e sensibilização de profissionais e consumidores em geral para os benefícios da energia solar. No caso da energia solar térmica, o recurso à energia solar pode significar uma redução de até 75% no consumo de energia para o aquecimento de águas, o que se traduz numa importante poupança económica para as famílias, mas também num menor impacto no meio ambiente, contribuindo para uma redução das emissões de CO2.”

Os Dias Europeus do Sol são um projeto comparticipado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Intelligent Energy Europe que visa sensibilizar e promover a utilização da energia solar como um recurso renovável em cada Estado Membro junto da sociedade-civil.

A Vulcano junta-se assim a outras entidades como a ADENE, DGEG e CTCV que apoiam simultaneamente este projeto na produção de materiais de comunicação, distribuídos a todos os participantes dos eventos.

Sobre a Vulcano

Fundada em Portugal em 1977, a Vulcano oferece soluções de água quente, com uma gama de produtos para consumo sanitário e utilizações domésticas e para aquecimento central em três segmentos: Esquentadores, Termoacumuladores, Aquecimento Central e Solar. Uma das áreas prioritárias de atuação da Vulcano é a utilização de energias renováveis, nomeadamente a energia solar. A energia solar pode ser utilizada para obter o calor necessário para aquecer a água, com fins domésticos, piscinas ou fins industriais e dar apoio aos sistemas de aquecimento central. Recentemente, a gama foi alargada, passando a incluir também ar condicionado e bombas de calor.




Os Dias Europeus do Sol estiveram em destaque na RTP 1, no Bom Dia Portugal através do Minuto Verde, programa da autoria da Quercus.







APISOLAR oferece acções de formação em energia solar

Iniciativa insere-se na comemoração dos Dias Europeus do Sol, um projecto da Comissão Europeia, e difunde-se por todo o país até ao dia 19 de Maio


Lisboa, 2 de Maio de 2013 – Portugal recebe pelo sexto ano consecutivo os festejos da maior iniciativa mundial que relembra as vantagens da utilização da energia solar como fonte renovável - Os Dias Europeus do Sol. Entre 1 e 19 de Maio, Empresas do Sector, Agências de Energia, ONGs, Escolas, entre outras entidades organizadoras, promovem eventos que permitem espalhar pela Europa as mais variadas saudações ao Sol.

São 20 os países europeus a realizarem esta iniciativa.

A campanha é concebida para informar, explicar e demonstrar à sociedade-civil quais os benefícios advenientes da utilização tanto de equipamentos de produção de energia solar térmica para o aquecimento das águas sanitárias, por exemplo, como de produção de energia solar fotovoltaica, para incorporação na rede eléctrica.

De entre as diversas acções previstas no calendário de eventos, disponível no website do projecto: www.diaseuropeusdosol.apisolar.pt, destaca-se a rota pelas Agências de Energia, a qual consiste na promoção de workshops gratuitos em horário pós-laboral justamente com o intuito de direccionar a comunicação ao público em geral e com maior capacidade de reflexão e decisão. À Agência de Energia compete o papel de ilustrar como se promove a sensibilização local e como se caracteriza a procura pela utilização deste tipo de fontes de energia limpas. A APISOLAR orienta o discurso para o potencial de utilização da energia do Sol e a ADENE apresenta quais os incentivos existentes actualmente para a adopção de colectores solares. Esta rota é marcada por uma particularidade – ser de baixo nível de emissões de CO2 – já que o percurso será efectuado ao volante do veículo híbrido eléctrico, Prius plug-in, cedido pela Toyota, e cujo consumo real está entre os 3 e os 3,5 litros por cada 100 quilómetros percorridos.

O reconhecimento da validade do projecto, por um lado, pelas entidades institucionais ADENE e DGEG e por outro lado, pela indústria, representadas pelas empresas Baxi, Vulcano, CTCV e Daikin foi fundamental para o desenrolar da acção, nomeadamente ao nível do apoio para produção de materiais de comunicação, distribuídos a todos os participantes dos eventos.

Para Victor Júlio, director da Baxi, “O Sol é uma das fontes que pode ajudar Portugal a resolver parte dos seus problemas económicos. Seria um erro não aproveitarmos esta fantástica oportunidade e, por isso, orgulhamo-nos de apoiar os Dias Europeus do Sol – veículo de comunicação ímpar no que respeita ao alcance da sociedade-civil para a demonstração de oportunidades e benefícios do Sol”.

Nadi Batalha refere que “a Vulcano associa-se aos Dias Europeus do Sol com o objectivo de realçar a importância das energias renováveis e dos seus benefícios tanto ao nível da elevada eficiência energética como do grau de poupança significativa que proporcionam, contribuindo ao mesmo tempo, para uma diminuição das emissões de CO2”. Para a coordenadora de marketing da empresa portuguesa, “é importante informar a comunidade dos benefícios das soluções solares térmicas que permitem reduzir até 75% do consumo de energia para o aquecimento de águas”.

02/05/13



Os Dias Europeus do Sol 2013 orientam-se para a dinamização local e nacional da indústria solar

Realiza-se de 1 a 19 de Maio os Dias Europeus do Sol. Através de sessões de esclarecimento locais, procura-se sensibilizar a sociedade-civil para a importância da Energia Solar e informar sobre os incentivos estatais existentes para sua aquisição. Mais informações junto da sua Agência de Energia Local ou no website do evento.

Lisboa, 21 de Março de 2013 – No actual contexto socioeconómico é de extrema importância a dinamização sectorial por via das Associações Empresariais. No caso específico da APISOLAR, pretende-se promover o sector solar apoiando a indústria e o mercado com o objectivo de propulsionar o negócio. Considerar apenas a relação criada com as entidades estatais é redutor, sendo por isso necessário um apoio focalizado nas actividades da empresa e adaptando-as ao seu contexto local. Desta forma, garante-se a sustentabilidade do sector solar por via de uma comunicação orientada.

A APISOLAR, através do projecto Dias Europeus do Sol, abre assim as portas às empresas do sector solar para a realização de eventos subordinados ao tema e direccionados ao público em geral, permitindo-se uma disseminação dos temas adjacentes à energia solar junto da sociedade-civil. Como resultado, espera-se um impulsionar do sector, rumo a um futuro brilhante.

Participe nos Dias Europeus do Sol, registando o seu evento ou participando nos eventos que estão a ser organizados pelo país.

21/03/13


Roteiro pelas Agências de Energia
 
A Toyota Prius alia-se pelo terceiro ano consecutivo ao projecto Dias Europeus do Sol e promove com a APISOLAR de 1 a 19 de Maio, o Roteiro pelas Agências de Energia. A equipa da APISOLAR percorrerá o país de norte a sul com um veículo híbrido - Plug-in, tendo o objectivo de fazer chegar O SOL à sociedade civil.
 
Esta acção passará por sensibilizar o público em geral para a utilização da energia solar bem como informar sobre os benefícios daí advenientes. 
 
Esteja atento e consulte o calendário de eventos aqui.
 
 
 
Instalação de Solar Dancing Flowers
Praça do Rossio
 

Participe nas nossas acções. Por um futuro brilhante!

21/03/13


 
Os eventos dos Dias Europeus do Sol esperam mais de meio milhão de participantes

Campanha pioneira reflecte apoio essencial ao consumidor para utilização de energia limpa e barata
Bruxelas, 13 de Março de 2012 – Centenas de milhares de cidadãos europeus irão reunir-se em eventos organizados por todo o continente para difundir a utilização da energia solar durante os Dias Europeus do Sol (ESD), demonstrando o seu enorme potencial e contribuição nos objectivos da União Europeia (UE). Esta campanha, a ter lugar em centenas de localidades, de terça-feira 1 de maio a domingo 13 de maio, foi concebida para auxiliar o público em geral, incluindo decisores políticos europeus e empresas, a entender quais os benefícios que a utilização de tecnologias de energia solar podem actualmente apresentar. Estes eventos incluem exposições de tecnologias solares, dias de portas abertas, formação aos colaboradores das empresas, festas de rua para crianças, largada de balões e muito mais.
Adicionalmente aos eventos que se espalham pela Europa, nos quais se esperam alcançar mais de 500 000 visitantes em 16 países europeus, realiza-se um evento especial em Bruxelas no dia 10 de maio, dedicado às políticas da UE para a energia e à indústria solar. A sessão-debate, intitulada, “Cidadania Solar: As pessoas a cargo do seu futuro energético”, irá destacar as mudanças políticas necessárias para supervisionar a próxima fase de integração de energia solar na Europa.
No decorrer da última década, como o mercado da energia na europa tem diversificado, a energia solar tornou-se um recurso limpo crucial, descentralizando a energia para muitas domicílios. No final de 2011, mais de 50 gigawatts de sistemas solares fotovoltaicos foram instalados na europa – o suficiente para suprir a procura de electricidade de mais de 15 milhões de domicílios – enquanto aproximadamente 26 gigawatts (térmicos) instalados em 2011, foram suficientes para garantir a produção de água quente sanitária a mais de 12,5 milhões de domicílios com um sistema solar térmico de tamanho médio. Cada vez mais, os consumidores europeus estão a optar por minimizar a sua dependência das fontes tradicionais e não renováveis, reduzindo deste modo a sua pegada ecológica e a sua factura energética.
Xavier Noyon, Secretário-Geral da European Solar Thermal Industry Federation (ESTIF) disse: “A forte e crescente procura pela energia solar é um factor chave para o desenvolvimento de uma Europa inovadora e sustentável. A energia solar térmica e fotovoltaica, são indústrias-chave para a economia europeia e para a redução das emissões de CO2. "
Reinhold Buttgereit, Secretário-Geral da European Photovoltaic Industry Association (EPIA) disse: "A energia solar oferece enormes benefícios sociais, incluindo níveis muito maiores de sustentabilidade. Esta fonte de energia limpa e confiável oferece aos europeus a opção de reduzir suas contas de energia, ajudando a conquistar os objectivos ambiciosos de política climática do continente. "
As metas definidas no Roteiro Europeu da Energia 2050 e da Energia da UE 2020 comprometem os decisores políticos da UE para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 80-95% abaixo dos níveis de 1990 até 2050, e para aumentar a quota das energias renováveis para 20% até 2020. Sob correctas políticas e condições de mercado, a energia solar pode representar até 12% da procura de energia da UE até 2020. Ao mesmo tempo, a energia solar térmica poderia chegar a 3,6% da procura pelo aquecimento de baixa temperatura na UE.

13/03/12


ESD: uma inspiração para as campanhas de sensibilização em energia solar

A Semana Europeia da Sustentabilidade Energética (EURSEW) é a maior campanha europeia de promoção da sustentabilidade energética no futuro sendo considerado O evento de referência, em matéria de energia sustentável na europa e além fronteiras.

Durante a 4ª edição dos Dias Europeus do Sol (ESD) pensou-se que poderia ser interessante usar o EUSEW 2011 como referência. O gráfico ilustra o resultado em 17 países envolvidos em ambas as campanhas (excluindo Alemanha e França); os resultados do ESD são muito positivos, excepto em três países não-parceiros, i.e. Irlanda, Ucrania e Sérvia.

Ao longo dos anos, a iniciativa ESD tem ganho ímpeto com o crescente número de patrocinadores de várias organizações que operam tanto na indústria de equipamentos solares, como em ONGs, autoridades locais ou instituições educativas. A campanha de sensibilização do ESD tem-se tornado um dos eventos de referência para as Energias Renováveis na Europa.

Venha a campanha de 2012; Cá estaremos para bater o próprio record em número de eventos!

 09/01/12
4ª Edição dos Dias Europeus do Sol
 
3.º Festival Solar
 
O 3.º Festival Solar decorreu no âmbito dos Dias Europeus do Sol que entre os dias 1 e 15 de Maio celebram o Sol através de mais de 5 000 eventos em 17 países Europeus. No Museu da Electricidade estiverem em debate várias questões sobre o consumo doméstico da energia solar, numa conferência que reuniu actores dos mercados solar térmico e fotovoltaico com o objectivo de esclarecer e debater a importância das energias solares e renováveis no presente e no futuro ao consumidor final. Esta iniciativa encerrou com a largada simbólica de 5 000 balões amarelos, símbolo inequívoco dos Dias Europeus do Sol.
 
Por um futuro brilhante!
16/05/11

Campanha de sensibilização percorre o país
 
ENERGIAS SOLARES SERÃO O FUTURO?
 
POR UM FUTURO BRILHANTE! Campanha percorre Portugal de lés-a-lés durante 15 dias, para aumentar a consciencialização da contribuição da energia solar na independência e segurança energética da Europa
 
Entre os dias 1 e 15 de Maio Portugal continental vai celebrar o Sol através de mais de 100 eventos a realizar em todo o país.
 
Entre largadas de balões, concursos de ideias, conferências, picnics com fornos solares e corridas de carros movidos a energia solar, muitos serão os eventos abertos à população a acontecer um pouco por todo o país.
 
A iniciativa é organizada pela Associação Portuguesa de Indústria Solar (APISOLAR), e é comparticipada pela Comissão Europeia no âmbito do programa Intelligent Energy Europe - programa que pretende sensibilizar e promover a utilização da energia solar junto dos cidadãos europeus.
 
Durante a primeira quinzena de Maio, 17 países europeus vão receber cerca de 5000 actividades para celebrar o sol. Em Portugal, Óbidos, Guarda, Ponte de Lima, Lisboa, Gouveia, Seixal e Sintra, são algumas das cidades que se juntam a esta iniciativa.
 
Estas actividades, divertidas e criativas, pretendem mostrar ao público a diversidade das tecnologias solares existentes e as suas várias aplicações, bem como, demonstrar o potencial de soluções disponíveis num futuro próximo.
 
Para mais informações sobre Os Dias Europeus do Sol, visite o website oficial da campanha http://www.solardays.eu

18/04/11

Novo site europeu
 
O novo website europeu dos Dias Europeus do Sol está online! Reveja fotografias e vídeos das edições anteriores e mantenha-se atento às novidades deste ano.
 
www.solardays.eu

05/04/11

Flores dançantes em Portugal

Este ano, a APISOLAR, para além de balões amarelos, pretende distribuir dancing solar flowers pelos organizadores de eventos.
Estas flores dançantes, criadas pelo artista belga Alexandre Dang incorporam uma cálula fotovoltaica que lhes permite o movimento cinético enquanto expostas ao sol.
A preocupação de Alexandre Dang com o desenvolvimento sustentável e o potencial das energias renováveis resultou num atractivo objecto que contribui para educar o público em geral sobre temas contemporâneos que constituem um desafio para o futuro.
As dancing solar flowers estão a espalhar-se pelo Mundo:  EUA, China, México, Marrocos, Líbano, França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Espanha, Dinamarca, Polónia, Hungria, Eslovénia e Roménia. Este ano, chegam a Portugal.
29/03/11

 

4ª Edição dos Dias Europeus do Sol
 
Os Dias Europeus do Sol 2011 comemoram-se de 1 a 15 de Maio.
A APISOLAR coordena pelo 4º ano consecutivo Os Dias Europeus do Sol. Este projecto promovido pela Comissão Europeia no âmbito do programa Intelligent Energy Europe, visa sensibilizar e promover a utilização da Energia Solar em cada Estado Membro.
 
Em 2011, Os Dias Europeus do Sol realizam-se de 1 a 15 de Maio e a APISOLAR pretende envolver o maior número de entidades nesta iniciativa com a realização de mais de 100 eventos pelo país.
 
Toda a comunidade está convocada! Participe!!
 
15/02/11

 

Museu da Electricidade e APISOLAR


12/05/10


 
REECO e APISOLAR
 
Aproxima-se o dia da mais completa e tão esperada conferência sobre Energia Solar em Portugal. Dia 13 de Maio de 2010, a APISOLAR em parceria com a REECO Portugal apresentam ao público em geral e intervenientes do sector, as individualidades que fazem o ponto da situação da política, desenvolvimento e investigação do sector solar em Portugal.
 
Temas como a continuidade de incentivos à aquisição de sistemas solares térmicos, semelhantes aos existentes na Medida Solar Térmico 2009, os novos diplomas para microgeração e a tão esperada minigeração previstos no Programa Renováveis na Hora e o resultado dos trabalhos congregados no REPAP 2020 para transposição da Directiva das Fontes de Energia Renováveis para Portugal são alguns dos temas da conferência.
 
O PCTE - Pólo da Competitividade e da Tecnologia da Energia fará uma abordagem quanto às oportunidades imensas para a inovação e desenvolvimento e a honrada presença da ESTIF - European Solar Thermal Industry Federation que primará pela transferência de know-how europeu aos nossos players em Portugal.
 
O programa completo da conferência está disponível no link abaixo.
 
Conferência
 
Contamos com a sua presença. Os associados da APISOLAR beneficiam do valor de 25 € por inscrição.

11/05/10
                                          

 

A quercus acaba de abrir portas ao sol

 

Relatório Dias Europeus do Sol 2009
 
Já está disponível para download o relatório dos Dias Europeus do Sol 2009.
 

FESTIVAL SOLAR prolonga-se até dia 24 de Maio

 
O sucesso da primeira edição do Festival Solar conduziu à sua extensão até dia 24 de Maio.
Convidamo-lo a experimentar o contacto com estas tecnologias e a visitar a exposição sobre Arquitectura e Sustentabilidade Energética.
 
Não perca esta oportunidade!

18/05/09


FESTIVAL SOLAR em Directo

No dia 15 de Maio a RTP 1 esteve presente em Directo do Festival Solar com vista a informar e incentivar o público em geral a visitar o evento.
 
16/05/09

Minutos Verdes voltados para o Sol
 
Na semana em que Portugal faz a saudação ao sol, a Quercus – Associação Nacional da Conservação da Natureza promove os Dias Europeus do Sol aconselhando os portugueses sobre as mais-valias da energia solar, na rubrica Minuto Verde do programa de informação da RTP “Bom Dia Portugal”.
- 11/05/09 2ª Feira – Os Dias Europeus do Sol
- 12/05/09 3ª Feira – Solar Térmico vs Solar Fotovoltaico
- 13/05/09 4ª Feira – Fotovoltaico em Portugal
- 14/05/09 5ª Feira – Incentivos ao Solar Térmico
- 15/05/09 6ª Feira – Solar Passivo
- 15/05/09 6ª Feira – Tour Festival Solar [Directo]
 
Siga os conselhos da Quercus e da APISOLAR!
08/05/09

FESTIVAL SOLAR no Museu da Electricidade


Entre 14 e 17 de Maio, decorre na semana oficial dos Dias Europeus do Sol em Portugal e em simultânio integrada na celebração do Mês da ciência da Fundação EDP, O FESTIVAL SOLAR!
Combina o conceito de festa e um espírito didático, características já habituais no local onde se realiza: o Museu da Electricidade.

Convidamo-lo a ter contacto com diversas aplicações e tecnologias solares, partilhamos uma visão do potêncial futuro das soluções solares. Venha debater a energia solar, a sua utilização em contexto urbano e as novas tendências.
- Uma Festa do Sol, exposição de carácter pedagógico e lúdico.
- Uma Exposição de Arquitectura Solar, de carácter informativo.
- Uma Conferência "Do Carvão ao Sol", de carácter técnico-institucional (dia 14 Maio)
- Um debate "Arquitectura Solar", de carácter informativo (dia 16)

01/04/09

Escola Energeticamente Eficiente

 
A Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Paços de Ferreira, realiza entre os dias 11 e 15 de Maio um conjunto de actividades com o tema "Escola Energéticamente Eficiente".

31/03/09

II Ciclo de Conferências da APISOLAR

 

O II Ciclo de Conferências APISOLAR, Incentivos à utilização de Energia Solar, decorrerá no dia 15 de Abril, na ExpoSalão, na Batalha. Convidamo-lo a visitar o stand da APISOLAR na ExpoConstrói onde será lançado o projecto Dias Europeus do Sol.


31/03/09



The sole responsibility for the content of this publication lies with the authors. It does not necessarily reflect the opinion of the European Communities.
The European Commission is not responsible for any use that may be made of the information contained therein.
Comments