A Bondade Está na Sua Língua

Ela abre a sua boca com sabedoria,

e a lei da bondade está na sua língua.

—Provérbios 31:26






Você sabia que toda palavra que você permite sair da sua boca, é a demonstração mais notável de seu caráter como uma mulher cristã? Mas, infelizmente, a maioria dos cristãos não percebem que o que eles dizem, bom ou mal, afeta o relacionamento deles com outras pessoas e acabam falando muita coisa - especialmente para aqueles que eles querem levar até o Senhor!


Para a maioria de nós, são os relacionamentos que mais amamos que são geralmente arruinados ou destruídos com as palavras que nós falamos sem discrição. "Como anel de ouro em focinho de porco, assim é a mulher bonita, mas indiscreta." (Pv 11:22) O que esse verso diz é que nossa beleza é sem valor quando o que sai de nossa boca não possui julgamento sábio e sensibilidade necessária para evitar embaraços ou mágoas. Esta é a definição de discrição.

Sua língua: Tão Pequena, ainda sim tão Mortal!


Posta em chamas pelo inferno. “Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia! Alíngua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno” (Tg. 3:5- 6).


Bênção e maldição. “A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é malincontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?” (Tg. 3:8- 9).


Guardar minha boca com mordaça. Eis um pensamento sério: “Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda” (Sl. 139:4). “Disse comigo mesmo: guardarei os meus caminhos, para não pecar com a língua; porei mordaça à minha boca...” (Sl. 39:1).



A Bíblia fala que não é falta de comunicação

que destrói o relacionamento!

A Bíblia diz que nós temos que vigiar o quanto falamos!


A primeira coisa que devemos aprender na Bíblia é o mito sobre o que os muitos autointitulados ‘experts em casamento’ dizem: que é a FALTA de comunicação que causa a destruição de um casamento - mas não é isso que a Bíblia diz. Meditando nas Escrituras para encontrar a verdade você irá descobrir, como eu descobri também, que Deus nos diz que o oposto a isso é a verdade.


Muitas palavras. Apenas não é a falta de comunicação que causa problemas, ao contrário, quando existe muita conversa e discussão, transgressão (violação das Leis de Deus) não pode ser evitada. “Na multidão de palavras não falta transgressão” (Pv. 10:19 AA).

Mantenha-se calada. Os outros nos falam para dizermos nossas opiniões e compartilharmos o que pensamos, mas Deus diz: “O homem de entendimentose mantém calado” (Pv. 11:12). “O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.” (Pv. 13:3).


*Alguns chamam a Bíblia de chauvinista porque ao longo da Bíblia nós vemos a palavra "homem", mas isso está se referindo a ambos homem e mulher. A palavra "homem" na verdade se traduz como "humano" ou "ser-humano".


Feche seus lábios. Na verdade, Deus diz que nós praticamos conhecimento e parecemos sábias quando não dizemos nada. “Até o tolo, quando se cala, é reputadopor sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido” (Pv. 17:28).

Ao invés de ter sempre algo a dizer, a Bíblia nos encoraja para que: “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mt. 5:37).


Conversas vãs.Ter algo a dizer é bom, mas hoje em dia há muitas conversas baseadas em futilidades que leva ao pecado. “... guarda o depósito que te foi confiado, evitando asconversas vãs e profanas" (1 Tim. 6:20). Em todo lugar você vê pessoas passando todos os minutos em que estão acordadas em seus celulares, falando ou mandando mensagens. Não é de se estranhar que a nossa vida esteja uma confusão.


Espírito manso e quieto. Deus acha a mulher quieta preciosa para Ele. Essa é você? “. . . no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus” (1Pe. 3:4).

Sem palavra. Nunca é cedo demais para pensar sobre a vida como uma mulher casada, mesmo se você não está "planejando" se casar. Há muitas mulheres que haviam planejado nunca se casar, ou esperar, e acabaram no altar. Portanto, agora é o momento que você tem que formar os pensamentos, opiniões e hábitos que irão segui-la em seu casamento. Eles vão ajudar o seu casamento prosperar, ou eles irão para destruí-lo! “A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua” (Provérbios 14:1).


A maioria dos que acabam se casando pensam muito pouco após o casamento. Mas é o que acontece depois do casamento que irá determinar se você ficará ou não casada! E muito poucos casais realmente permanecem casados hoje em dia! Isso se deve principalmente a violação dos princípios que você está aprendendo neste livro. Os princípios deste livro, quando aplicados com um coração puro, tem ajudado a salvar casamentos que foram condenados. Você sabia disso? Então, se esses princípios funcionam para salvar casamentos sem esperança, quanto mais poderosamente eles vão funcionar se a sua vida e casamento são construídos em cima deles?


Vamos aprender outro princípio, ok? Apesar de você ter ouvido e visto mulheres dizerem para seus maridos que eles estão errados, Deus diz, “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; considerando a vossa vida casta, em temor” (1 Pedro 3:1-2).


Bem diferente do que você vê na maioria dos casamento hoje. Não apenas nós não devemos falar muito, mas também…


Deus nos diz para tomarmos cuidado com o que falamos!


Guarde sua boca. Quantas vezes você se meteu em problemas com as palavras que você falou? “A boca do justo produz sabedoria, mas a língua da perversidade será cortada” (Pv. 10:31). “Há palrador  cujas palavras ferem como espada; porém a língua dos sábios traz saúde” (Pv. 12:18 AA). “O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias”. (Pv. 21:23). A palavra perversidade tem um significado além do significado usualmente associado. Também significa "se desviar muito do que é aceito como certo, normal ou adequado."

O que procede de sua boca? Essa afirmação é clara; o que você fala é muito importante. “Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado” (Mt. 12:37). “Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem” (Mt. 15:11). Este é um versículo que chocou uma mulher que tinha mandado o marido para fora de sua casa devido ao seu alcoolismo e consumo de drogas. Ela disse que nunca percebeu que ela iria prejudicar seu marido pelo o que ele colocava em sua boca, mas Deus está mais preocupado com as palavras rudes e desrespeitosas que saíram da boca dela! Ela pediu o perdão de seu marido, o casamento foi restaurado, e mais tarde ele se tornou um diácono de destaque em sua igreja!

Dê atenção às suas palavras. Essa escritura descreve dois tipos de esposas; qual delas é você? “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos” (Pv. 12:4).


Doçura no falar. Se você envergonhou seus pais, seu marido, seus filhos, ou qualquer outra pessoa pelo que você falou (para ou sobre eles) ou através da sua atitude (para com eles), Deus ofereceu a você uma cura segura. “As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos” (Pv. 16:24 ACF). E como você age agora, será exatamente como você agirá quando estiver casada; o que significa que você rapidamente será encaminhada para o divórcio, a não ser que você mude.


Seja alegre & sinta-se bem. Atitude é tudo, você sabia disso? Infelizmente, a maioria das meninas de hoje têm uma atitude vulgar. Até mesmo os cristãos acham que está tudo bem em ter uma "atitude" porque eles também presenciam isso todos os dias na televisão e nos filmes - está em toda parte! A parte triste é que esta "atitude" que todos nós esperamos, é o que tem levado a relações miseráveis ​​e ao divórcio. Em vez de ter uma atitude desprezível, por que não provar que os cristãos são diferentes e buscar a Deus para mudar você? Quero dizer, quem não quer estar perto de alguém que está alegre, amável e para cima o tempo todo? Na verdade, a Bíblia diz que: "Se você está alegre, você se sente bem, se você está triste, tudo dói." (Provérbios 17:22 CEV). Isso deve ser motivação suficiente para cada um de nós buscar a Deus e pedir para nos mudar!


Lábios justos. Existe alguém que não aprecie uma palavra gentil e amorosa? “Os lábios justos são o contentamento do rei, e ele ama o que fala coisas retas” (Pv. 16:13). Como os cristãos devem falar uns com os outros - especialmente com seus pais e irmãos que geralmente são os mais difíceis de ser falar de forma gentil? “Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais” (Ef. 5:19). Não apenas você faz outros felizes - você também se torna feliz! Escute músicas que são canções de amor para o Senhor. Não cante sobre Ele - cante para Ele. Você não tem ideia como você se sentirá e como você se tornará mais próxima Dele.


Ah, e por falar nisso, o que você diz deve ser consistentemente gentil. Quando há palavras gentis um dia, em seguida, cortes ou palavras rudes no dia seguinte, as amáveis ​​palavras são perdidas e os comentários cruéis são os que são considerados. Nós nos queixamo sobre isso quando as pessoas fazem isso conosco, mas você e eu pensamos quantas vezes somos indelicados ou mesmo cruel para os outros? Como podemos ousar reclamar se nós temos o hábito de dizer palavras duras para os outros? Mesmo se elas são verdadeiras, aceitamos bem a verdade, ou preferimos que outras pessoas nos encorajem por comentários amáveis ​​que nos ajudam a ser pessoas melhores? Então, assim como diz a Bíblia: é preciso tratar os outros como esperamos que eles nos tratam!

Ponha de lado as coisas infantis. Você amadureceu, ou é ainda uma criança que fala coisas que ferem os outros? Uma das maiores mentiras que aprendemos quando crianças foi “Galhos e pedras podem quebrar meus ossos, mas palavras nunca irão me ferir”. Nós, provavelmente, ainda não nos recuperamos de algumas das palavras que nos disseram quando éramos crianças. A Bíblia diz: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino” (1Co. 13:11). Agora é hora de deixar para trás as coisas de criança como a forma de falar com outros ou sobre os outros de forma indelicada.


Discussões e contendas destroem qualquer relacionamento!


Pare! "Começar uma discussão é como abrir brecha num dique; por isso resolva a questão antes que surja a contenda." (Pv. 17:14). “Melhor é um bocado seco e tranqüilidade do que a casa farta de carnes e contendas” (Pv. 17:1). “Os lábios do insensato entram na contenda, e por açoites brada a sua boca” (Pv. 18:6). Não é incomum para as mulheres que afirmam ser vítimas de violência doméstica terem causado a briga por depreciar seus maridos. Infelizmente, ninguém se importa com a causa, por isso, muitas vezes, as mulheres são obrigadas a fugir e se esconder em abrigos. Em vez disso, é melhor ir à raiz do problema e ensinar as mulheres a edificar ou elevar seus maridos para que elas estejam seguras de danos e ajudem seus maridos a serem os homens que Deus quis que fossem.


As mulheres devem também saber que Deus não promete proteger quem vive em pecado; isso é um território aberto para o inimigo. Assim, se uma mulher não é casada com o homem que ela está vivendo, ela precisa ir para casa. Se ela não tem casa, então ela precisa sair do pecado, em seguida, procurar Deus, que vai encontrar abrigo e proteção para ela. "Torre forte é o nome do Senhor; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio." (Provérbios 18:10).


Elimine constantes atritos. Há atritos constantemente ou explosões de raiva em sua vida? “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: (...) inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas...” (Gálatas 5:19:21). Não recorra a outra pessoa para terminar uma discussão, simplesmente se recuse a brigar dizendo algo gentil para a outra pessoa, o que irá parar qualquer discussão. Comece dizendo: "Você está certo, eu estava errada" e balançando sua cabeça em concordância.


Quando dois concordam. Você sabia que concordar é a melhor maneira de parar uma discussão? A Bíblia diz: “Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele . . .” (Mt. 5:25 ACF). “Honroso é para o homem desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas” (Pv. 20:3). "Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus." (Mt 18:19).


Qualquer pessoa pode discordar, em vez ser agradável, especialmente quando a outra pessoa está com raiva. A pessoa que está com raiva está muitas vezes gritando e gritando sobre algo que é essencialmente verdadeiro ou tem alguma base de verdade nisso. Portanto, quando você é humilde o suficiente para concordar com outra pessoa, especialmente quando a pessoa está fora de controle, você está atingindo a maturidade espiritual e emocional. A idade da pessoa, não importa, o que importa é o seu nível de maturidade - não concorda?


Vá outra milha. Depois que você concordou com a outra pessoa, existe outro passo; você deve acrescentar uma benção aos seus insultos e críticas. “. . . não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção” (1 Pe. 3:9). Jesus, mesmo, disse: “Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa. E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas” (Mt. 5:39-41 ACF).


E aqui está outro princípio que vai mudar a sua vida; quando a outra pessoa está sendo indelicada ou verbalmente abusiva, nunca tente proteger ou se defender. Em vez disso, a Bíblia diz que devemos concordar com elas, abençoá-las, e levar o que elas disseram ao Senhor. Pergunte a ELE o que é a verdade. Porque o que Ele pensa sobre nós é tudo o que importa, certo? Então, mantenha o que Deus disse para você mesma, esconda em seu coração, e pondere isso frequentemente. Isso é o que Maria, a mãe de Jesus, fez e que ninguém parece ser capaz de fazer hoje. Ao invés de correr para dizer a todos os seus amigos que ela ia ser a mãe de Jesus, o Salvador, é dito que: "Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as no seu coração" (Lucas 2:19). Você pode imaginar eu ou você fazendo isso?


Questões insensatas. “E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas. Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente” (2 Tm. 2:23-24). Então, muitas vezes argumentos brotam porque nós ou outra pessoa é um "sabe tudo". Nós, de forma ignorante e tola, dizemos algo como se fosse um fato, que depois se transforma em uma luta. Esta não é a maneira que um cristão deve viver.


“Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo” (Tt. 2:9). Lembre-se disso, você e eu somos escravos de Jesus, já que Ele nos comprou por um preço, Seu precioso sangue. E a palavra "mestres" significa toda e qualquer pessoa que é autoridade sobre nós, quer gostemos delas ou as respeitamos ou não. Isso significa seus pais, seu professor, e até mesmo o seu irmão mais velho ou irmã que está encarregada de você. Quando mostramos respeito e somos obedientes, estamos fazendo isso para Jesus. Tenha isso em mente na próxima vez que você sentir que alguém está tirando vantagem de você. Qualquer um pode ser orgulhoso e teimoso, mas é preciso o poder do Espírito Santo para ser humilde quando tratado injustamente. E lembre-se também, que Jesus disse em João 10:17-19 "Ninguém me tira a vida de mim. Eu a darei de boa vontade!


Ofendido. “Um irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio” (Pv. 18:19). Por favor não se permita tornar-se ofendida por alguma coisa que é dita a você ou por como ela é dita; pelo contrário, ouça com um coração aberto e disposto a perdoar. Muitas vezes nós nos machucamos várias e várias vezes e agora nós estamos super sensíveis, presumindo que todo mundo ao nosso redor quer nos machucar.


Às vezes, se alguém olha para nós de forma errada, ou não presta atenção em nós, podemos adquirir o hábito de exagerar e até mesmo ficarmos tristes. Sempre que você está ferida, leve isso imediatamente ao Senhor e pregue todas as suas mágoas na cruz. Isso me ajudou a ficar livre de dor e ofensas. Lembre-se, Jesus morreu por todos os pecados, mesmo aqueles feitos a você, assim não vamos perder uma gota de seu precioso sangue, ok? A melhor solução é simplesmente para perdoar a outra pessoa, dizendo: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" e depois é só colocar isso em Seu colo. Cada vez que alguém nos machuca, fique a sós com Deus e conte-Lhe tudo sobre isso. Em seguida, tome um momento para deixá-Lo falar coisas doces emseu coração. Se você fizer disso um hábito, não só os outros não serão capazes de te machucar novamente, mas cada vez que isso acontecer, você vai descobrir que você irá se sentir mais amada depois de passar tempo com o Senhor!

Deus é bem claro - a forma como falamos

importa


“A doçura no falar aumenta o ensino” (Pv. 16:21). Em outra tradução é dito que, "falar de uma forma agradável ajuda as pessoas a entenderem que o que você fala está certo." Às vezes o que dizemos tem o potencial de ferir os sentimentos de alguém, mas sendo sincera, não significa que isso tem que machucar. Em vez disso, quanto mais isso possa machucar a outra pessoa, mais bondade, doçura e amor você deve usar ao dizer o que precisa ser dito, sempre terminando com o quanto você ama a pessoa e, se for o caso, abraçando-os.


Você medita o que responder? Quando raiva ou fúria vem em nossa direção, Deus nos diz a reação que devemos ter para glorificá-Lo como cristãs: “A resposta brandadesvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Pv. 15:1). “O coração do justo meditao que há de responder, mas a boca dos perversos transborda maldades” (Pv. 15:28).


Embora nós sempre sentimos que "devemos" dizer alguma coisa, muitas vezes, se nós simplesmente não dissermos nada, a não ser concordar (como já falamos antes) e entregarmos toda a situação para o Senhor, Ele vai cuidará disso. O objetivo é "refletir", o que significa esperar, pensar e orar sobre o assunto, em vez de ser tão rápida para dizer algo que tem o potencial de machucar alguém que poderia ter sido evitado. Se te perguntaram algo que você precisa responder, apenas pergunte se estaria tudo bem se você realmente pensasse sobre o que te disseram e volte mais tarde. A maioria das pessoas percebem que você se importa o suficiente para pensar mais sobre o que eles disseram. Claro, você precisa simplesmente levar tudo ao Senhor, dar tudo a Ele, ouvi-Lo e, em seguida, pedir-Lhe como responder com gentileza, se for necessário.


Qual mensagem que seu rosto transmite? “Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda amolece os ossos” (Pv.25:15). (ou "a resposta suave" em outra versão). Tenha cuidado para que o seu rosto sempre irradie o amor de Jesus, e, em seguida, responda suavemente e gentilmente, a fim de quebrar o poder do mal que adora usar o crente para fazer o seu trabalho sujo. E a maneira de irradiar Seu amor é olhar para Ele em todas as situações e todos os dias! Salmo 34:5 nos diz como estarmos radiante, "Os que olham para Ele estão radiantes de alegria, seu rosto jamais mostrará decepção."


Esteja contente—NUNCA murmure, nunca reclame!

Sem murmurar ou contestar. Mesmo se não continuamos a brigar com a outra pessoa, podemos continuar a murmurar ou contestar no nosso interior e pelas costas da outra pessoa. “Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda” (Pv. 26:20). “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas” (Fl. 2:14 ACF).


Aprender a ser contente. “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Fl. 4:11). “. . . contentando-vos com o que tendes; porque Ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei” (Hb. 13:5). “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento” (1Tm. 6:6).


Minha avó Brown foi uma mulher que demonstrou esse fruto de contentamento. Não importava o que ela estava fazendo, esfregando o assoalho com suas mãos e joelhos, ou fazendo seus trabalhos manuais, ela estava feliz. Ele nunca reclamava. Ela dizia que nunca pensava sobre onde ela deveria estar nem o que ela deveria estar fazendo. Foi por causa do seu exemplo que eu poderia ser feliz quando eu estava viajando e longe das minhas crianças e da minha casa.


Em vez de pensar onde eu "preferia estar", eu escolhi ser feliz, porque eu sabia que era o lugar onde o Senhor queria que eu fosse em cada momento, uma vez que minha vida está entregue a Ele e à Sua vontade. Além disso, Jesus está sempre comigo... por isso que onde eu estou, ou o que estou fazendo, ou para onde eu vou, não importa - eu estou sempre com Ele! E você também!


A nossa vida é o que fala mais para as outras pessoas. Em vez de tentar falar com outras pessoas, minha filha mais nova escolheu viver com contentamento em sua vida. Embora ela não esteja vivendo comigo, ela me disse que quer ter certeza que ela esteja feliz e olhe para o bem em sua vida. Isto é o que nós escolhemos fazer quando o pai dos meus filhos nos deixou. Ela disse que é melhor ser contente do que se queixar, se preocupar ou se estressar sobre algo que Deus, obviamente, permitiu, no fim das contas, para o bem dela (mesmo que raramente consigamos nos sentir assim quando estamos passando por isso).


Não deprimir o espírito. Provérbios também nos diz o que nosso modo de falar pode fazer ao espírito dos nossos marido. “A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito” (Pv. 15:4). A definição de perversidade é “obstinação”.


Difamação e Fofoca


O difamador revela segredos. Uma das maiores armadilhas que as mulheres caem é a fofoca. A palavra grega para difamação é rakiyl (rau-kil) que significa aquele que difama, mexeriqueiro, fofoqueiro.  Aqui está o que Deus diz sobre quem fofoca:


Afaste de você a difamação. “Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia (maledicência, difamação) e toda a malícia sejam tiradas dentre vós...” (Efésios 4:31).


Não te intrometas com o que fofoca. “O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios” (Provérbios 20:19).Eu tive uma amiga que compartilhava comigo seus “pedidos de oração” que não passavam de fofoca. Eu disse a ela que por conta da minha fraqueza, nós não poderíamos mais ser as amigas que costumávamos ser por causa da minha fraqueza de fofocar e por favor orar por mim. Esse foi o primeiro passo, confessar, para que eu me visse livre desse problema. “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tiago 5:16).


O difamador é insensato. Não se engane, você não precisa entrar em detalhes para compartilhar seus motivos de oração - não seja insensata! “...o que divulga má fama é um insensato.” (Provérbios 10:18). Deus sabe os detalhes de tudo o que acontece, mas é o inimigo que gosta de machucar essas mesmas pessoas por quem você ora. Então lembre-se de seus planos e não permita que o inimigo consiga ferir ou destruir outra pessoa, "de modo que nenhuma vantagem poderia ser tomado de nós por Satanás, porque não ignoramos os seus esquemas". (2 Coríntios. 2:11).

Aquela que o envergonha. Você pode descobrir, à medida que se livra deste tipo de ‘desabafo’, que não tem nada a dizer a seus amigos. Se você resistir à tentação de voltar às suas velhas maneiras, Deus será fiel para ensiná-la a edificar ao invés de envergonhar as pessoas. O que é ainda pior é a forma como tantos cristãos envergonham justamente aqueles que professam amar, principalmente seus maridos ou filhos! Se você praticar isso agora, quando você se casar você não vai cometer o erro de derrubar a sua casa e o casamento! “A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua” (Provérbios 14:1).


Edificar significa simplesmente elevar alguém, em vez de colocar uma pessoa para baixo. E quem não quer estar em torno de pessoas positivas? E pensando sobre isso, quando eu encontro alguém que fala mal de outras pessoas, eu posso ter certeza de que eles estarão, provavelmente, falando mal de mim também! Então, se você mudar nesta área, eu garanto que isso ira agir como um ímã para atrair amigos para você. Não irá demorar muito tempo para que eles saibam que você não falará sobre eles por trás, nem eles vão falar contra você, em vez disso, eles vão defendê-la para os outros!


Podridão nos seus ossos. “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos” (Provérbios 12:4). Eu fiz essa pergunta uma vez antes: Que tipo de mulher você vai ser - uma coroa ou podridão para o seu marido? Se você começar a praticar os princípios que estão aqui (e nos outros capítulos deste livro) agora, eu garanto que você será uma coroa para seu marido, e você vai atrair um marido que irá honrá-la como vaso mais frágil. Ainda melhor, Deus garante isso!


"Seus filhos se levantam e a elogiam


seu marido também a elogia, dizendo:


"Muitas mulheres são exemplares,


mas você a todas supera".


A beleza é enganosa, e a formosura é passageira;


mas a mulher que teme ao SENHOR será elogiada."


Provérbios 31:28-31


Temendo o Senhor. Neste verso e outros versos da Bíblia diz que nós respeitamos o que Ele diz ao ponto que nós nunca iríamos querer violar Suas leis ou princípios. Por que um marido exaltaria e abençoaria uma mulher assim?


Seu marido não tem falta de ganho. “O coração do seu marido confia nela completamente, de modo que ele não terá falta de ganho” (Provérbios 31:11). Falando sempre gentilmente com e sobre aqueles que amamos, estamos ajudando-os a serem tudo o que podem ser! Quando uma boa mulher está por trás de seu marido, ela vai descobrir que ele pode fazer tudo que Deus o chamou para fazer. Infelizmente, da mesma forma que está acontecendo na maioria dos casamentos, o casal desrespeita um ao outro e a outra pessoa realmente se torna exatamente o que dissemos, devido às nossas palavras tolas!


O intrigante separa os maiores amigos. Muitas vezes nós tolamente contamos a outras pessoas sobre a fraqueza das pessoas que dizemos que amamos: um marido, nosso filho, nossos pais, irmãos e até mesmo os nossos melhores amigos. Nós já não são confiáveis ​​quando dizemos a alguém algo que nos disseram em confiança. Aqui está o resultado dessa loucura “o intrigante (fofoqueiro) separa os maiores amigos” (Provérbios 16:28). Nós enfraquecemos ou destruímos amizades e relacionamentos, mas as conseqüências são muito piores…


Eu o destruirei. Aqui está o que a Bíblia diz sobre alguém que difama: “Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, Eu o destruirei.” (Salmos 101:5). Com a descrição que Deus faz de um condenado no livro de Romanos, um difamador é comparado com o fofoqueiro. (Romanos 1:29-32). Um condenado é alguém que Deus entregou para perseguir seus desejos, ao invés de tentar transformá-los pela a verdade (um pensamento assustador, não é?).


Para resumir:


Nunca fale de ninguém de uma forma negativa ou revelando seus segredos (o que foi dito confidencialmente ou o que aconteceu em sua casa que não deve ser compartilhado com outros), pois Deus nos diz:.


Que nós iremos separá-lo de seus melhores amigos.

Que ninguém deve se juntar a nós – especialmente outros Cristãos.

Que fofoca é uma característica reprovável.

Que Deus irá nos destruir.

Que estamos agindo de maneira insensata.


Falando entre nós em Salmos. Ao invés contra os outros, vamos deixar esse tipo de comportamento e começar a “...(falar) entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” (Efésios 5:19). Cause dano ao reino das trevas compartilhando testemunhos de coisas boas que você ouve, e por favor mantenha silêncio sobre todas as coisas ruins que acontecem no mundo, a coisas que todo mundo parece ser obcecado em comentar. Por que devemos dar tanta atenção ao mal? O nosso tempo e nossas vidas não seriam muito mais produtivas se usássemos nosso tempo e energia para falar sobre as coisas boas que vão espalhar boas notícias?


O que Deus pensa de uma língua mentirosa?


A maioria do cristãos não tem ideia de como mentir é ruim e eu tenho certeza de que se soubessem, iriam faz o máximo possível para sempre dizer a verdade.


Seis coisas que o Senhor odeia. Vamos continuar a ler mais versículos em Provérbios que nos fala mais sobre a mentira. “Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente...”(Pv. 6:16-18). Muitas de nós são a favor da vida; contudo, temos gastado tempo para ver o que esse versículo está nos dizendo? Deus não apenas odeia a mentira e acha que ela é uma abominação, mas Ele também compara um mentiroso com alguém favorável ao aborto! Portanto, “Senhor, livra-me dos lábios mentirosos, da língua enganadora” (Sl. 120:2).


O pai da mentira. Outra razão para que nunca queiramos mentir — o diabo é o pai da mentira! “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai damentira” (Jo. 8:44).


Aqui estão mais alguns versos que nós precisamos ler e meditar:


"Não furtem. Não mintam. Não enganem uns aos outros." (Levítico 19:11)


"Se você obedecer ao Senhor, você vai sempre saber a coisa certa a dizer. Masninguém vai confiar em você, se você contar mentiras." (Provérbios 10:32)


"Ai dos que se prendem à iniquidade com cordas de engano, e ao pecado com cordas de carroça." (Isaías 5:18)


"Nós fazemos uma armadilha para nós mesmos dizendo mentiras, mas ficamos longe de problemas vivendo corretamente." (Provérbios 12:13)


"Desonestidade não faz bem a você, e dizer mentiras colocará você em problemas." (Provérbios 17:20)


"Deus não é um mero humano! Ele não diz mentiras ou muda de ideia. Deus sempre cumpre suas promessas."  (Números. 23:19)


O que o abuso físico tem a ver com o que nós falamos?


Brada por açoites. O abuso físico é uma epidemia em nossa sociedade, especialmente em nossas casas hoje em dia. Será que a Bíblia revela a verdade, dizendo-nos porque isso está acontecendo? “... o insensato de lábios vem a arruinar-se” (Pv. 10:8). “Oslábios do insensato entram na contenda, e a sua boca brada por açoites” (Pv. 18:6). No início deste capítulo, nós tocamos nesse princípio, mas agora vamos dar uma olhada mais de perto já que o abuso é galopante nas nossas sociedades, e a única maneira de encontrar uma cura verdadeira, é ir à raiz do problema e extraí-lo, cortando o mal pela raiz.


Guarde sua boca. “O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína” (Pv. 13:3). “Os lábios do insensato entram na contenda, e a sua boca brada por açoites” (Pv. 18:6). Quando você se apressa a julgar, diminuir ou provocar seu marido, você pode estar caminhando em direção aos açoites. Ao contrário, se agrade de ficar em silêncio mais do que fazer sempre um comentário, e se você tiver que dizer algo, que seja dito gentilmente. “A resposta branda desvia o furor, mas apalavra dura suscita a ira” (Pv. 15:1). Você não pode culpar o temperamento da outra pessoa violenta e a falta de controle dela quando você não pode controlar o que você diz, o que a Bíblia diz que é você estará gritando para que aconteça o abuso.


Você deve ter cuidado ao falar com aqueles que você se importa: como os seus bons amigos ou seu namorado atual. No entanto, se você está agindo de forma diferente com outras pessoas em sua vida, o veneno vai logo ser derramado em seus relacionamentos mais importantes e vai ser um hábito que será difícil de quebrar. A única maneira de ser VERDADEIRA é ser a mesma com todos em sua vida, o que inclui seus pais, irmãos (com quem nós aprendemos a discutir em primeiro lugar), seus amigos, colegas de trabalho e até mesmo o chefe que você não gosta!


Você não está no controle quando está bebendo ou usando drogas.


Não é sábio. O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio. (Provérbios 20:1). Não apenas uma pessoa que bebe não é sábio, ele ou ela, a Bíblia também diz que é um tolo. É assim que Deus descreve: De quem são os ais? De quem as tristezas? E as brigas, de quem são? E os ferimentos desnecessários? De quem são os olhos vermelhos? Dos que se demoram bebendo vinho, dos que andam à procura de bebida misturada. Não se deixe atrair pelo vinho quando está vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente! No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora. Seus olhos verão coisas estranhas, e sua mente imaginará coisas distorcidas. Você será como quem dorme no meio do mar, como quem se deita no alto das cordas do mastro. E dirá: "Espancaram-me, mas eu nada senti! Bateram em mim, mas nem percebi! Quando acordarei para que possa beber mais uma vez? " (Provérbios 23:29-35).


O problema não é se é ou não é "certo" um cristão beber, a Bíblia diz que a bebida afeta nosso humor e capacidade de raciocinar (lê-ia isso novamente para si mesma). Alguns cristãos vão tentar justificar, dizendo que beber não é um pecado. Beber, por si só, pode não ser um pecado, mas os efeitos do álcool destruíram milhões, talvez bilhões de vidas! Ele remove as precauções normais que Deus estabeleceu para a nossa (e de outros) proteção. E quando as precauções normais são removidas, os efeitos de beber podem ser letais e mortais - basta perguntar a qualquer família que teve algum ente amado morto por um motorista bêbado.


No entanto, você diz que não bebe tanto assim, e você nunca dirigiria se tivesse bebido, por isso, uma vez que você lida com a bebida de uma forma "responsável", está tudo bem. Errado. Mesmo que você seja capaz de controlar este destruidor, alguém está sempre te observando, sempre. E isso só pode fazer com que o novo crente, que tem uma fraqueza para o álcool, e que esteja assistindo você, vá ser levado a beber e isso pode puxá-lo de volta para a vida da qual ele se afastou. Lembre-se, Jesus disse que "Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar." (Mateus 18:6).


No meu caso, eu decidi seguir o exemplo de Paulo quando ele disse: "Não destrua a obra de Deus por causa da comida. Todo alimento é puro, mas é errado comer qualquer coisa que faça os outros tropeçarem. É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair." (Romanos 14:20-21).


Como em tudo na nossa vida, não é algo que fazemos que afeta nossas vidas, mas como isso afeta a vida das outras pessoas. "Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros." (Filipenses 2:3)


Falará perversidades. Vamos ler este versículo, mais uma vez, em outra versão, por respeito por alguém que foi ferido por este assassino. "Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá. Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades. E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro. E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez." (Provérbios 23:29-35).


Não ceda à pressão dos amigos, uma vez que o pecado adora companhia. Bebida e as drogas são um veneno para o corpo - a primeira vez que você experimentá-lo seu corpo lhe dirá isso! Então, se você continuar, o que a maioria faz, uma vez que também é viciante, seu corpo será capaz de tolerar melhor (como sem vomitar). E então, para sentir os efeitos, você terá que beber mais.


A partir daí, isso apenas aumenta, levando ao excesso, quando você chega ao ponto de desmaiar ou morrer. "Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. " (Tiago 1:14-15).


E vamos falar a verdade sobre isso... uma pessoa que bebe em excesso não é "alcoólatra." Beber em excesso não é uma doença;  é o pecado que mantém uma pessoa em cativeiro. "As maldades do ímpio o prendem; ele se torna prisioneiro das cordas do seu pecado. Certamente morrerá por falta de disciplina; andará cambaleando por causa da sua insensatez." (Provérbios 5:22-23). Se você ou outra pessoa tem sido "prisioneira das cordas dos seus pecados", confesse seu pecado e peça para outra pessoa orar por você. "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo" (Tiago 5:16). Este versículo nos mostra que devemos confessar a uma pessoa justa. [Lembre-se, a palavra "homem" significa ser humano, e não o gênero]. A melhor pessoa para você confessar e obter ajuda é uma mulher mais velha.


“Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam... sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada” (Tt 2:3-5). E se você tropeçar, apenas continue confessando a essa mulher mais velha, e clamando a Deus para te livrar deste pecado (ou qualquer outro pecado que mantenha você em cativeiro). E não deixe que a culpa, que é do inimigo, desencorajá-la, te deixando para baixo. "Pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se" (Provérbios 24:16).


Os programas de drogas e álcool que realmente funcionam, creio eu, são os que incentivam o alcoólico a confessar a sua dependência de um poder superior, e quando esse Poder Superior é Jesus, nada, nem uma coisa, é impossível de ser superada, não importa o que as estatísticas dizem. "Pois nada é impossível para Deus" (Lucas 1:37). Tenho ouvido inúmeros testemunhos, em primeira mão, de homens e mulheres que foram completamente libertados de coisas que "especialistas" diziam que eram incuráveis​​! Isso porque a única cura para o que que seja que nos aflige é Jesus!


O que procede da boca. Lembre-se disso: “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem” (Mateus 15:11). E como lemos, bebidas ou drogas fará com que seus lábios pequem, por isso, então, por que não procurar a ajuda de Deus para parar? Se você não acha que tem um problema, prove isso a si mesma, peguntando as pessoas que estão mais perto de você, pergunte a alguém que você sabe que te ama o suficiente para dizer a verdade já que a Bíblia diz: "Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. (2 Timóteo 4:3-4). Certamente você não iria escolher alguém que tem uma fraqueza por bebida ou drogas para ajudá-la a descobrir a verdade sobre o seu problema com bebidas ou drogas, não é? Lembre-se que apenas "A Verdade vos libertará" (João 8:32).


Para Resumir:


  1. Preste atenção no quanto você fala — com muitas palavras a transgressão é inevitável. Ao contrário, deixe sua comunicação ser “Sim, sim” ou “Não, não” —qualquer coisa mais que isso irá conduzir ao mal.

2. Tome cuidado com o que você fala — pelas suas palavras você será justificada e pelas suas palavras você será condenada!

3. Se é necessário cura, lembre-se que um coração alegre é bom remédio,palavras agradáveis são favos de mel, doces para a alma e cura para os ossos, e doçura no falar aumenta o saber.

4. Não discuta — concorde com seu adversário rapidamente!

5. Pense antes de responder. Dê uma resposta gentil, pondere (pense um momento) como você deve responder, e não responda antes de ouvir, porque isso é estupidez e resulta em vergonha!

6. Gaste tempo para aprender a estar contente. Contentamento é uma qualidade a ser aprendida. Você precisa aprender a estar contente em quaisquer circunstâncias que você esteja passando.

7. Caminhar no Espírito. Aqui está uma regra para se viver... Você está pronta?


Qualquer coisa que é fácil para nós fazermos na carne, é da carne.


Qualquer coisa que é difícil fazer e requer contar com a força do Espírito Santo, écaminhar no Espírito.


“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne . . .porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer” (Gl. 5:16-17).


Vamos primeiro esforçar-nos para parecermos sábias por manter silêncio.

Em seguida vamos nos certificar de que quando abrirmos nossas bocas

será com sabedoria, em bondade e para edificação.

Que nossas palavras sejam doces e gentis.


Compromisso pessoal: Abrir minha boca com sabedoria e bondade. “Baseado no que eu aprendi pela Palavra de Deus, eu me comprometo a permanecer quieta, esperar antes de responder, e ser doce em todas as minhas palavras.”

Que Deus esteja com você enquanto nos esforçamos para sermos mais como Cristo!



APROFUNDAR-SE

Para o seu Treinamento de Ministra, por favor, certifique-se de olhar e adicionar pelo menos UMA palavra do idioma original: GREGO ou HEBRAICO ao seu formulário “O que Eu Aprendi” e ao seu “Relatório de Louvor”

Aqui está o link do  BlueLetterBible.org ou para outras instruções, CLIQUE AQUI.





Agora é hora de CLICAR AQUI para derramar o seu coração para o Senhor e registrar "O que Eu Aprendi."