Renovando Dia 17, Semana 3:

Meu Líder Espiritual, Parte 1...

mas primeiro um Testemunho de Casamento Restaurado



Uma Razão para Nunca Desistir!!! Restauração Incrível em Ohio!


Eu recebi um cartão da minha mulher no domingo. Depois de dois anos e meio de separação e divórcio, e depois de dois anos de restauração, nós finalmente podemos falar da salvação da minha esposa e o seu crescimento no nosso Senhor. Tudo isso fez com que toda a dor e todas as lágrimas valessem a pena.


Eu como muitos, num momento ou outro quis desistir, encontrar outra pessoa e continuar com a minha vida. Se eu tivesse feito essas coisas, eu não teria sido testemunha do crescimento do amor da minha esposa por Jesus. Nós não estaríamos frequentando a igreja e estudando juntos lá.


Leia as palavras do cartão que ela me enviou. Eu percebi que poderia ser para outra pessoa, mas não era. Ele veio de uma esposa amorosa, que anteriormente era desobediente e arredia, para o seu marido que a ama e acredita nela. Estas primeiras palavras são da autora do cartão:


"Eu acredito no amor por sua causa”


O amor pode aparecer quando nós menos esperamos,

E transformar uma vida ordinária numa coisa doce e nova.

O amor pode acender uma vela onde a tristeza costumava ficar,

E restaurar as nossas partes quebradas com sinceridade e honestidade.

O amor pode nos dar asas para voar acima do mundo que nós conhecemos,

E nos guiar a aventuras aonde nós nunca sonhamos em ir

O amor pode nos botar de pé e nos ensinar a dançar,

Desafiar-nos a acreditar de novo e tentar mais uma vez.

Autora - Emily Matthews

E estas são as palavras da minha esposa amada:

Você me devolveu algo que eu achei que tinha perdido -

sentimentos que achei que jamais experimentaria de novo.

De alguma forma, você enxergou por detrás de todas as paredes

Que eu construí ao redor do meu coração,

e me ajudou a confiar o suficiente para deixar o amor entrar.

E eu só queria dizer obrigada por ter sido tão paciente

e bom comigo de tantas maneiras -

Por todas as coisas que você faz que me fazem sentir

a pessoa mais especial do mundo -

Por ser você, e por me ajudar a acreditar no amor de novo.

Todo meu amor,

Sua Esposa



Marco Espiritual #4


A lição de hoje é o seu 4º Marco Espiritual.

Da mesma forma como dissemos antes, o que nos prende é o MEDO. Frequentemente nós somos atraídas pelo medo e paramos nossa Jornada da Restauração.


1 Coríntios 9:24


Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.


Vença esse obstáculo que fez tropeçar tantas outras que caminharam antes de você.


Provérbios 3:5-6 "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas."


“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos… não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.” Tiago 1:22,25


“Por que me chamas Senhor e não fazes o que eu digo?” Lucas 6:46



Meu Líder Espiritual: Parte 1


Embora tenhamos um capítulo inteiro no livro Uma Mulher Sábia que trate esse assunto em profundidade, deixe-me falar sobre o ponto mais crucial a respeito de restauração de casamento, após o deixar ir e tornar o SENHOR o seu primeiro amor.


A maioria das mulheres que se achegam a nós, cujos casamentos terminaram em infidelidade, separação e/ou divórcio, descobriram que têm muitas coisas em comum – uma delas é que seus maridos nunca se interessaram (ou não estavam mais se interessados) pelas coisas de Deus: eles ou pararam de ir à igreja ou não nunca foram cristãos.


E, quando um Relacionamento está em jugo desigual – isso o torna MISERÁVEL para AMBAS as partes. É isso mesmo. Embora você possa estar se sentindo frustrada, você já parou um momento para pensar em como isso fazia com que o seu marido, ou ex-marido, se sentisse?


Os homens foram designados e chamados para serem os LÍDERES espirituais de suas famílias. Mas a verdade é que, a MAIORIA das mulheres, sem saber, ROUBAM deles essa posição que lhes foi dada por Deus – e isso simplesmente porque eles falham em se levantar e cumprir as expectativas de suas esposas e a fome espiritual insaciável que elas possuem.



Infelizmente, quando nós mesmas cuidamos e suprimos as nossas necessidades, muito em breve descobriremos que nossos maridos foram levados a pecar e nos veremos sozinhas.

No início, o roubo da posição dada por Deus aos nossos maridos pode começar assim:

•  Nossos maridos, que nunca foram cristãos, nunca quiseram ir à igreja porque nós fazíamos questão de bombardeá-los deixando claro o quanto eles não correspondem às expectativas (como se NÓS correspondêssemos). Nós achávamos, equivocadamente, que a culpa, ou qualquer outra força negativa, os motivariam a querer o que temos (ou que dizemos que temos).


• Em relação aos maridos que iam à igreja conosco, nós destruímos isso porque ficávamos simplesmente cutucando ou olhando para eles durante o sermão. E, para completar, no caminho para casa fazíamos um questionário sobre o sermão – até que eles pararam de ir.


• Muito em breve a maioria dos maridos começam (ou continuam) a ficar em casa e preferem assistir a eventos esportivos ou gastar seu tempo livre com outros tipos de lazer. E enquanto nós estamos ocupadas indo à igreja no domingo de manhã e à noite, frequentando estudos Bíblicos semanais, continuamos a prejudicar a liderança dos nossos maridos. Somos vistas com frequência carregando as NOSSAS Bíblias – e, portanto, suprindo, as nossas próprias necessidades espirituais e empurrando nossos maridos cada vez mais para longe de Deus!


*E em seguida, ficamos surpresas ou chocadas quando eles encontram outros interesses – em sua maioria, imorais.


• Nós amamos e ouvimos louvores, enquanto nossos maridos preferem uma variedades de músicas seculares e até mesmo imorais. E nós então apontamos isso para eles, talvez até mesmo na frente dos filhos dele, e às vezes até mesmo na frente da família dele e da nossa – e, se tivermos uma chance, falamos disso aos nossos amigos cristãos também (muitas vezes disfarçando e dizendo que estamos pedindo “oração” pelos nossos maridos). Podemos chegar ao ponto de até mesmo fazer com que nosso pastor ou outros homens da igreja conversem com nossos maridos, levando-os para ainda mais longe de Deus.


• Finalmente, somos NÓS quem nos voluntariamos e frequentemente nos tornamos líderes da igreja – e certamente NÃO os nossos maridos. E, só para destruí-lo ainda mais como líder espiritual, nós fazemos questão de falar com eles sobre como e onde eles deveriam estar servindo, o que finalmente os leva para fora da igreja e completamente para longe de Deus.


• E aquelas poucas de vocês que, na verdade, foram ou são casadas com “homens de Deus” que caíram, que eram ou são pastores? E eles? O que você fez para encorajar a destruição dele como seu líder espiritual? Na verdade, só Deus sabe e é por isso que você deve perguntar a Ele.


Quando fiz essa pergunta a Ele, para que eu pudesse ministrar a você eficazmente, Ele me respondeu, “Um líder só é líder se as pessoas o seguirem. Pergunte a essas mulheres se elas estavam seguindo a liderança de seus maridos. Seu marido podia contar com você para apoio e encorajamento?"


Quer seu marido seja, ou tenha sido, um pastor ou um descrente, o que um “líder” precisa é de alguém que apoie o seu papel, que o siga e NÃO o destrua.


Qual é a Cura?

Eu trato desse assunto com mais profundidade nos meus vídeos “Seja Encorajada”, mas, basicamente, o que o Senhor me liderou a fazer para remediar esse problema foi me livrar completamente da “religiosidade” e da “autojustiça” porque era exatamente isso que eu havia abraçado!


Deus me disse para guardar a minha Bíblia, PARAR de ir à igreja, e, sempre que meu marido estivesse por perto, DESLIGAR as músicas cristãs! No começo isso o deixou chocado (a ele e a todo mundo). Mas o mais maravilhoso foi que isso me forçou a buscá-LO ainda mais – sabendo que agora eu tinha que alimentar espiritualmente a mim mesma e aos meus filhos – e que a igreja não faria mais isso por nós! E o quão bem ela estava nos alimentando podia ser visto na bagunça que estava a minha vida e a da minha família!!


E adivinha só? Foi aí que comecei a realmente crescer espiritualmente – e pela primeira vez em minha vida – tive grandes saltos de crescimento! Meus filhos também começaram a crescer espiritualmente de vento em popa!! Sem saber muito bem como realmente ensiná-los, eu comecei a compartilhar com eles o que eu estava aprendendo diariamente, discretamente é claro, SEM falar dos “pecados do papai”, o que minaria nossa restauração e ao mesmo tempo destruiria meus filhos!


*E, a propósito, quero que você saiba o quanto parar de ir à igreja funcionou bem, e abriu espaço e deu tempo para que o pai dos meus filhos começasse a ser o líder espiritual da família. Cada um dos meus sete filhos, cinco dos quais já são adultos, são cristãos APAIXONADOS. E os quatro mais velhos são casados com cristãos incríveis e mais da metade dos meus filhos trabalha na igreja e/ou em missões.


Você Está Sob Proteção Espiritual?


Quando uma esposa usurpa do seu marido a sua liderança espiritual (usurpar significa roubar a posição de autoridade de uma pessoa), ela em breve se verá frequentando a igreja sozinha e logo se encontrará sozinha no casamento também.


Essa é uma batalha espiritual. Isso significa que se você ainda é a líder espiritual do seu lar, se você ainda vai à igreja sozinha, e não é o seu marido quem a está levando, então você está destruindo espiritualmente a ele, a seus filhos e a você mesma.


Muitas mulheres acreditam erroneamente que, mesmo sem a proteção espiritual dos nossos maridos, só pelo fato de permanecerem na igreja, elas estão pelo menos debaixo da proteção espiritual de suas igrejas. Mas estamos mesmo?

Com apenas dois anos de ministério eu teria gritado que SIM! Mas isso foi antes de eu conhecer uma querida mulher menonita. Na primeira vez que ela veio a uma das nossas reuniões de comunhão, ela pediu para falar em particular comigo. Ao entrar em meu escritório, quase que imediatamente ela começou a chorar, abaixando sua saia preta até os tornozelos e começou a confessar para mim que ela tinha caído em adultério! Fiquei chocada porque eu a via como o maior exemplo de mulher espiritual!


O Senhor a trouxe à minha vida, e ao ministério, para me ensinar sobre proteção espiritual (e muitas outras coisas). Antes dessa experiência, todas as outras mulheres que se achegaram pedindo ajuda havia sido devido ao adultério de seus maridos.O marido dessa mulher NÃO era crente e nunca havia se importado dela ir à igreja sem ele (assim como muitos outros maridos). Ele não só não se importava como na verdade amava que ela fosse à igreja, porque ele acreditava que essa era a cobertura espiritual que ela precisava. E a cobertura que ela usava em sua cabeça era um símbolo para todas as pessoas do quão espiritual ela era.


Durante a nossa primeira reunião ela chorou baldes d’água, e eu não tinha ideia de como poderia ajudá-la porque eu não conseguia entender como isso havia acontecido! Ela me disse que era enfermeira em um hospital e que havia se envolvido com um médico com quem trabalhava.


Naquela semana eu me senti guiada a jejuar para buscar a Deus fervorosamente por sabedoria e para ouvi-Lo claramente. A primeira coisa que Ele me disse era que ela deveria confessar o seu pecado ao seu marido. Mas, ainda mais importante, que eu deveria ensiná-la que o seu marido era a sua cobertura, e NÃO a igreja ou o véu que ela usava na cabeça. E como o marido dela não estava atuando como sua cobertura espiritual, ela NÃO tinha cobertura ou proteção espiritual – o seu pecado era a prova disso.


O testemunho completo dessa mulher é maravilhoso e um dos meus favoritos. Mas deixe-me resumir. Seu marido a perdoou e quando ela foi encontrá-lo (ele a deixou após sua confissão), ela removeu a cobertura da sua cabeça, e ela estava usando calças (a igreja a havia expulsado depois que ela confessou a eles). Depois que seu marido superou o choque, ele queria que ela voltasse a usar a cobertura na cabeça, mas ela disse que não conseguia e lhe disse que ele era a sua cobertura espiritual.


Ele me contou depois que, um dia, a caminho de casa, ele viu uma igreja que tinha a palavra “Bíblia” no nome, e ele disse que sabia que a “Bíblia é boa”. Ele entrou para conversar com o pastor e contou a ele tudo que havia acontecido. O pastor o convidou para voltar no domingo e trazer sua esposa e filhos. Naquela manhã ele se sentou na primeira fileira (essa foi a primeira vez que esse homem entrou em uma igreja!), e na hora do apelo ele subiu ao altar e foi salvo. Ele se juntou a um grupo de homens e tornou-se o líder espiritual de sua esposa e família!!


Antes de prosseguir, preciso falar com algumas de vocês. Muitas, muitas mulheres nos confessam que foram infiéis aos seus maridos e dizem que eles não sabem. Se você foi íntima com qualquer homem em seu casamento, você deve confessar isso ao seu marido, não importa as consequências: não importa quanto tempo faz, ou o que você acredita que irá acontecer se você confessar. Deus diz assim em Provérbios 28:13, "Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia."



À Sua Maneira ou À Maneira de Deus?


Em vez de fazer à maneira de Deus, como o Senhor nos guiou a fazer no caso dessa doce mulher menonita, você pode escolher continuar a fazer aquilo que NUNCA irá funcionar. É o que a maioria das mulheres cristãs fazem e é o PORQUÊ de tantos homens estarem deixando a igreja ou acharem que a igreja não é para eles.


Os homens precisam de ESPAÇO para retornarem e LIDERAREM suas famílias. Mas enquanto você desempenhar esse papel, enquanto você o fizer sentir-se inferior, NÃO TEM JEITO, isso não irá acontecer!


Quão importante é a condição espiritual do seu marido? Você está disposta a DEIXAR IR a sua igreja e não frequentá-la mais para dar espaço ao seu marido para retornar para Deus?


Vamos concordar com uma coisa. Como acontece com muitas mulheres cristãs, é muito provável que você já tenha revelado o pecado do seu marido para o seu pastor, quando você foi até ele para pedir ajuda ou se o seu marido parou de ir à igreja. Muito frequentemente pedimos oração por nossa situação e muito em breve todos em nossa igreja ficam sabendo sobre o pecado dos nossos maridos. Então deixe-me te perguntar como o seu marido pode voltar à igreja novamente, especialmente para essa igreja que você ainda pode estar frequentando?


De novo, quão importante para você é o estado espiritual do seu marido? Você está disposta a DEIXAR IR a sua igreja para dar espaço para que o seu marido venha ou volte para Deus?


Minha motivação eram os meus filhos – principalmente meus três filhos. Eu sabia que eles seriam influenciados pelo o que o pai fazia ou não fazia e cresceriam para ser como ele. Quando um garoto (ou garota) já está grande o suficiente para se rebelar e não ir à igreja, eles não irão – especialmente se o seu pai também não for!


Mesmo se você não tiver filhos (ainda), o estado espiritual do seu marido será o fator decisivo em sua restauração, porque sem força espiritual ele NUNCA será capaz de livrar-se do seu pecado.


"As maldades do ímpio o prendem; ele se torna prisioneiro das cordas do seu pecado."—Provérbios 5:22


"Ou, como alguém pode entrar na casa do homem forte e levar dali seus bens, sem antes AMARRÁ-LO? Só então poderá roubar a casa dele."—Mateus 12:29


Além de dar espaço para o seu marido se voltar para Deus, a maioria de nós, como eu já disse, usou de arrogância espiritual para expulsar nossos maridos da igreja e para longe de Deus. Contudo, quando você se afasta da sua igreja e da sua religiosidade, o seu marido pode ficar em choque, assim como as outras pessoas que podem até acreditar e te acusar de estar desviada!


Contudo, para mim, o futuro espiritual dos meus filhos, além da minha própria restauração, era muito mais importante do que aquilo que qualquer um poderia pensar! De qualquer forma, todos achavam que eu estava louca mesmo!!


Mas a coisa mais maravilhosa aconteceu – o que eu NÃO esperava é que quando eu não mais dependi do meu pastor, ou de ir à igreja, ou de qualquer estudo Bíblico para o meu alimento espiritual – eu me vi (e VOCÊ também se verá) cada vez mais dependente do Senhor!!! Você, e todas as outras pessoas, verão as mudanças em você… não mais a natureza “religiosa”, mas muito mais a aparência de Cristo.


Foi durante o tempo em que eu não estava frequentando a igreja que devorei a Bíblia e comecei a conhecê-la pela primeira vez! Dentro de pouco tempo, as mulheres diziam que eu era uma estudiosa da Bíblia, hahaha, logo EU! E também fui capaz de me manter de pé diante de pastores quando continuei a procurar por uma igreja que acreditava como eu sobre a restauração! Imagine só!


Isso foi o que eu aprendi imediatamente – eu NÃO poderia ficar em uma igreja que não acreditava que o divórcio é errado e que estivesse trabalhando diligentemente para me ajudar a buscar a restauração para o meu casamento, usando a Bíblia (e não psicologia) para me ajudar! Nunca encontrei uma igreja que estivesse ensinando cuidadosamente a verdade sobre casamento, divórcio, separação e o que Deus diz claramente em Sua Palavra a respeito disso. Agora eu sei por que Ele não me permitiu encontrar uma igreja, por muitos motivos.


PRIMEIRO, eu precisava focar na restauração, não em apenas estudar a Bíblia ou em bons sermões. Meu casamento e minha família estavam morrendo! Eu precisava de grandes doses de verdade para me curar, mais do que alguns cultos por semana que não focavam naquilo que eu precisava desesperadamente.


Segundo, quando eu fui restaurada, isso deu ao meu marido a oportunidade de encontrar uma igreja para nós. E ele encontrou!!


Mas ainda mais importante do que tudo isso, eu sei que Deus queria que eu experimentasse o que era ser a Sua igreja – aquela para quem Jesus voltará – Sua noiva!!


• Ele não está voltando para um prédio, está?


• Ele também não está voltando para todas as pessoas sentadas nos bancos da igreja.


• Ele está voltando para a Sua noiva! E essa é quem eu sou hoje – e quem eu espero que você se torne quando VOCÊ descobrir que pode ser Sua noiva enquanto dá espaço para que o seu marido se tornar o líder espiritual da sua família!!


"Pois nada é impossível PARA DEUS. [COISA ALGUMA]"—Lucas 1:37


"Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas PARA DEUS todas as coisas são possíveis”.”—Mateus 19:26


"Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis PARA DEUS”.”—Marcos 10:27


"Jesus respondeu: “O que é impossível para os homens é possível PARA DEUS”."—Lucas 18:27


Se você está trabalhando COM Deus e confiando Nele e em Seus princípios – nada [coisa alguma] é impossível!!




“...E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” João 8:32


Agora é hora de CLICAR AQUI  e derramar o seu coração para o Senhor ao preencher o seu formulário “O que Eu Aprendi”.





Comments