O Programa de Hortas Urbanas de AGDS tem por objetivo a implantação de ambientes de interação entre o ser o humano e o meio ambiente natural por meio da obtenção de conhecimentos específicos. Para tanto, a utilização da Psicologia Ambiental será utilizada sob diversas formas a fim de levantar as questões que envolvam aspectos culturais das comunidades envolvidas, os desafios ambientais (hardware ambiental) a serem enfrentados e interação possível com o intuito de atingir as metas prioritárias propostas.
Por se tratar do programa socioambiental mais antigo desta instituição (com estudos iniciados desde 1982, antes da fundação institucional), a complexidade alcançada pode permitir adaptações de extrema relevância que, ao colocar a gestão de conflitos, a cultura e as relações entre pessoas como um dos pontos principais para o sucesso dos projetos, levantando-se em conta a realidade cultural e o estágio de desenvolvimento humano, foi possível implantar, direta ou indiretamente, cerca de 100 hortas no Estado de São Paulo durante todo este período. As tecnologias e as pesquisas avançadas sobre o comportamento humano permitiu, portanto, utilizar um olhar pragmático e experiente a fim de elencar os passos para a implantação de cada projeto em todos os seus aspectos.
Todas as áreas envolvidas para a implantação de cada projeto são observadas, não necessitando compartimentar soluções, mas resolvendo TODOS os desafios que aparecem, citando alguns abaixo:
- Desafios de ordem comportamental e conflitos
- Agricultura Orgânica
- Mecanização e tecnologias robotizadas
- Tecnologias vinculadas à obtenção e ao uso da água
- Utilização do ambiente como laboratório de educação
- Divulgação dos 40 benefícios e vinculação destes com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
- Produção de plantas medicinais através da recuperação antropológica de saberes
- Ambientação para reaproximação da biodiversidade, em especial a avifauna
- Obtenção sustentável da segurança alimentar
- Produção em larga escala de alimentos para abastecimento e comercialização
- Imagens e paisagismo ambiental/cultural
- Segurança através da organização de ambientes naturais construídos
- Formação de Quadros para replicação de projetos vinculados
Cartilhas do Programa de Hortas Urbana