Início‎ > ‎Projetos‎ > ‎

Espaço PROAMBIENTE

Espaço Pró Ambiente

Gestão Ambiental



Apoio

EMAE
 
 
 
ImprimirE-mail

ESPAÇO PROAMBIENTE


Localizado no município de São Bernardo do Campo/SP, às margens da represa Billings (em meio a uma extensa área verde), é um verdadeiro convite ao descanso e ao lazer.

A área do Pró-Ambiente tem aproximadamente 16,5 hectares. As ações e projetos desenvolvidos ao longos dos últimos 15 anos e é destinada, principalmente, à realização de trabalhos e projetos de educação ambiental em beneficio do meio ambiente, resultando em conquistas sociais de grande impacto para as sociedades locais e regionais.

Pertencente à Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE (www.emae.sp.gov.br), a área está desde janeiro de 2005 sob a gestão da OSCIP Associação Global de Desenvolvimento Sustentado – AGDS, que tem como parceira  a OSCIP Catalisa - Rede de Cooperação para Sustentabilidade e conta com o apoio de outras associações de moradores da região.

A gestão administrativa desta pequena Unidade de Conservação tem servido de modelo para comprovar que eventuais despesas que o Estado despende para a conservação e proteção destes ambientes não necessitam de investimentos ou manutenção de pessoal e equipamentos desde que se cumpra duas iniciativas: parcerias de longo prazo que justifiquem investimento e, a aplicação de impostos baixos (IPTU Ecológico). Infelizmente a EMAE não tem recorrido a este benefício legal concedido pelo Município de São Bernardo do Campo, onerando em mais de 400% os custos tributários, os quais são repassados para serem cobertos pela OSCIP. Vale informar que o IPTU Ecológico concedo descontos de até 80% sobre áreas vegetadas, desde que ocorra a solicitação por parte do interessado, o que não tem sido realizado desde 2005, apesar de diversos alertas.

O Pró-Ambiente possui nove chalés de madeira rústica (com beliches), salão com lareira  para festas e reuniões, cozinha ampla, vestiários feminino e masculino, churrasqueira, quiosque, piscina, campo de futebol e tendas.

Dentre as formas de sustentação desta pequena UC, o Espaço Proambiente, locar a área é uma forma sustentável para o levantamento de fundos destinados à manutenção e ao desenvolvimento dos projetos ambientais, em fase inicial. Assim temos retornado toda a receita obtida para a recuperação como para melhorias necessárias deste ambiente considerado o 1º Acampamento do Brasil, hoje em processo de tombamento histórico junto ao município.

Comments