Cruzamentos entre a música e as artes visuais

Publicado a 10/02/2020, 09:10 por AEBenfica -admin   [ atualizado a 10/02/2020, 09:10 ]

Caros professores, estão abertas as inscrições para o curso certificado Cruzamentos entre a música e as artes visuais



Cruzamentos entre a música e as artes visuais
Curso Rede de Bibliotecas de Lisboa – BLX | Fonoteca 

Em parceria com o CFEAS – Centro de Formação de Escolas António Sérgio, esta ação encontra-se certificada para efeitos de progressão da carreira docente.

 


PARA PROFESSORES DE QUALQUER NÍVEL DE ENSINO, EDUCADORES E OUTROS AGENTES EDUCATIVOS

Ponto, linha, gesto musical, gesto pictórico, estrutura, forma, simetria ou repetição constituem termos comuns às artes visuais e à música que revelam a forte afinidade destas linguagens ao longo da História. Proporcionar aos alunos o estabelecimento de ligações formais, conceptuais e estilísticas entre música, desenho, pintura ou arquitetura permite-lhes não apenas experienciar uma fruição estética informada do “ver” e “ouvir” a obra de arte, mas também uma compreensão mais profunda dos desafios e inquietações de cada tempo histórico em que a obra se inscreve.

Neste curso serão analisadas algumas obras da música e das artes visuais, discutidas as possíveis afinidades formais e conceptuais e enquadramento histórico, designadamente o barroco, o expressionismo e as vanguardas pós-guerra.
Paralelamente serão desenvolvidas com os formandos diversas atividades experimentais que cruzam o corpo, o movimento, o desenho, a audição ativa e o desempenho instrumental. Pretende-se com este guião de trabalho fornecer ferramentas que o professor possa explorar em contexto de sala de aula, proporcionando aos seus alunos um entendimento conceptual da música e das artes visuais potenciado pelo pensamento relacional, mas também pela experiência emocional e pelos desafios criativos que lhes são lançados. O guião inclui trabalho não presencial para que os formandos possam desenvolver propostas individuais a apresentar e discutir com os colegas na última sessão.

Competências a desenvolver EXPLORAÇÃO DE PROCESSOS CRIATIVOS, ANÁLISE E EXPERIMENTAÇÃO PARA ENRIQUECIMENTO DO REPERTÓRIO PEDAGÓGICO DOS PARTICIPANTES EXPLORAÇÃO DE FERRAMENTAS PARA USO NA SALA DE AULA

 

Duração: 15h (12h presenciais e 3h de trabalho de pesquisa e criação individual)
Data: 7 e 21 de março 2020, sábados, das 10h às 13h e das 14h às 17h
Número de Participantes: Máximo 26 Mínimo 6
Local: Biblioteca Palácio Galveias
Entrada gratuita, mediante inscrição prévia: https://bit.ly/366NNA5

Material necessário: Roupa e calçado confortáveis
Conceção e execução: Isabel Novais, Hugo Barata

 

Em parceria com o CFEAS – Centro de Formação de Escolas António Sérgio, esta ação encontra-se certificada para efeitos de progressão da carreira docente.