Cidadania e Desenvolvimento

Publicado a 09/10/2019, 05:38 por AEBenfica -admin   [ atualizado a 09/10/2019, 05:41 ]

Caros colegas
Envio em anexo a Estratégia de Cidadania e Desenvolvimento para o AEB 2019-20, aprovada em Conselho Pedagógico. Não sofreu alterações (Ainda é tão jovem! Precisamos de mais experiência para fazer alterações substanciais), a não ser nos temas a abordar em cada ciclo - pensamos ser facilitador do trabalho dos professor/conselhos de turma "abrir" mais alguns domínios.
Envio também o cronograma das atividades pensadas para o primeiro período. Atenção à nota - este cronograma é uma base de trabalho e estará sempre em fase de execução, pois surgem novas e melhores ideias (ainda bem!), que devem ser levadas em consideração. Sempre que haja alterações, volto a enviar novo cronograma. 
O cronograma e os temas a abordar por ano/ciclo de ensino estão afixados em três locais (na E.S. José Gomes Ferreira): na sala dos professores, num placard no átrio de entrada da sala dos professores (bloco D), e numa vitrina no átrio junto ao bar (bloco D). Nestes locais serão afixadas, também, e a seu tempo, todas as informações relevantes relativas às atividades a desenvolver. Sempre que essas atividades implicarem um número limitado de turmas, afixarei na sala dos professores um documento de registo, onde os professores interessados na atividade podem inscrever a sua turma.
Relativamente à Pedro de Santarém, está a ser estudada uma forma de estabelecer a ponte entre as duas escolas e de adaptar o cronograma onde for necessário. Espero poder dar notícias em breve.
Por fim, mas não menos importante, gostava de pedir a todos os professores, diretores de turma, coordenadores de departamento e de disciplina, que me dessem a conhecer (enviando a informação através deste email) todas as atividades que estão a ser desenvolvidas nas turmas, nos grupos disciplinares e/ou nos departamentos, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento. Pretendo dar a conhecer à comunidade escolar o que está ser feito na escola (talvez num outro cronograma), pois há muitas atividades que são desenvolvidas sem que sejam do conhecimento de grande parte parte dos alunos e professores, o que me parece ser uma pena.
Peço-vos que transmitam estas informações aos diretores de turma e aos professores que integram os grupos disciplinares que coordenam. Sintam-se à vontade para apresentar propostas,sugestões ou colocar questões - ajudarei no puder e souber. Estarei sempre ao dispor de todos e conto com a participação de toda a comunidade escolar.
Um abraço,
Ana Goulart