Pt Geral 3 - Photoshop CS6

Memória Descritiva
 
Para o terceiro projeto relativo aos apontamentos de multimédia, ficou decido trabalhar o Photoshop. O objetivo era recriar um tutorial, originalmente em Inglês, e traduzi-lo para Português, de forma a introduzir as matérias ligadas à manipulação da imagem e do Photoshop e para que os alunos se adaptassem mais facilmente a um programa que na verdade apresenta um elevado grau de complexidade.
 
O inicio do trabalho deu-se com escolha do tutorial a ser recriado, ou seja, o professor partilhou um site com os alunos, com vários tutoriais sobre o software. Cada aluno teria que escolher um, de acordo com o seu critério. Do site  disponibilizado, http://www.photoshoptutorials.ws/, eu escolhi um tutorial sobre efeitos especiais, o Quick Tip: How to Create a Triangle Pixelation Effect in Photoshop, ou em Português Dica-Rápida: Como criar o efeito de pixelização em triângulo no Photoshop, já que visualmente pareceu-me bastante interessante.
 
De seguida, comecei por fazer a tradução do tutorial. Esta tarefa não foi complicada, dado que o inglês é uma língua que já domino minimamente. No entanto, acabei por não fazer uso imediato desta tradução dado que era consideravelmente mais fácil trabalhar no Photshop em inglês, em simultâneo com o tutorial original. Isto deveu-se, principalmente, a pequenos erros de tradução que poderiam conduzir a enganos na seleção das ferramentas a utilizar. Por exemplo se a minha tradução não fosse igual ao idioma do programa (português do Brasil), facilmente me poderia enganar e utilizar uma ferramenta que não era suposto. Desta forma só ia atrasar e complicar o projeto, daí ter optado por trabalhar em inglês.
 
Após concluída a tradução, dei inicio à edição da imagem. Visto que logo de inicio tive o cuidado de escolher um tutorial não muito complexo (dado que paralelamente estava a desenvolver o PT 07 e o photoshop era um programa que não dominava de todo), a sua realização até nem se revelou muito complicada.
 
De acordo com o tutorial teria de começar por duplicar duas vezes a camada de fundo com a seguinte imagem:
 

Fig.1. Imagem disponibilizada no tutorial original

 
Seguidamente, com a camada superior selecionada teria de alterar a sua inclinação para 45º, através da ferramenta Transformação Livre e depois aplicar o filtro de pixelização em mosaico. Antes de terminar esta camada, bastava definir novamente a inclinação para -45º e alterar a opacidade para 50%. Para conferir o efeito triangular, procedi basicamente do mesmo modo na camada do meio, embora as inclinações fossem ao contrário (primeiro -45º e depois 45º) e não fosse necessário alterar a opacidade. Até aqui tudo parece bastante simples porém, foi essencialmente neste momento que compreendi que deveria trabalhar só em inglês dado que quando deveria aplicar a ferramenta de Transformação Livre, cometia o erro de clicar na opção que diz apenas Transformação. Consequentemente procurava inclinar a imagem de forma manual, quando na realidade só precisava de alterar o numero do rectângulo que aparece na barra de opções, após selecionada a ferramenta correta. Resumindo, acabei por repetir estes simples passos algumas vezes (sem sucesso) até compreender o meu erro. Da forma que estava a proceder os pixeis mantinham-se quadrados e não triângulos. Por fim, decidi alterar o idioma para inglês e rapidamente me apercebi do que estava errado. Dei inicio a um novo projeto e desta vez "tudo correu como planeado". 
 
Apresento em baixo alguns printscreens retirados ao longo do processo explicado acima:
 

Fig.2. Ferramenta de transformação livre

 
 

Fig.3. Filtro de pixelização em mosaico

 
No entanto o projeto ainda não estava concluído. Faltava ainda incluir um efeito para dar um aparência mais vintage  e o texto. adicionar o texto foi relativamente simples, bastou clicar na ferramenta de texto, criar as diferentes caixas e encontrar a letra certa. Contudo, a tarefa anterior já não foi tão simples. Devido ao facto de nunca ter lidado com o Photoshop anteriormente, desconhecia a existência de uma opção designada por Actions ou Ações. Como tal, quando no tutorial me indicavam para utilizar o efeito Vesper  das ações Instagram Video Photoshop, acabava por ficar sem saber como prosseguir. Decidi realizar algumas pesquisas extra, começando pela hiperligação do efeito. Nesta fase encontrei um vídeo do Youtube, que apesar não satisfazer a minha duvida, mostrou-se bastante interessante. Tratava-se de um tutorial igual ao que estava a realizar, mas em video. Este pode ser visualizado em baixo. Eventualmente encontrei um site onde explicava que acedendo ao menu Window e selecionando Ações, o photoshop abriria uma janela com uma lista de efeitos disponíveis para utilização. Assim, bastou-me encontrar o efeito pretendido e dar por concluído esta parte do trabalho.
 

Tutorial: Como criar o efeito de pixelização em triangulo no Photoshop

 
 
Aqui ficam mais um printscreen ilustrativo da parte final do processo e os resultados finais:
 

Fig.4. Produto pré-final

 
                            

Fig.5. Resultado final sem letring                                                                    Fig.6. Resultado final com letring

 
 
Ainda antes de terminar recriei o tutorial na página de apontamentos do agrupamento escolar, https://sites.google.com/a/esjgf.info/apontamentos-tic/. Dado que já tinha a tradução bastou-me organizar a página o mais corretamente possível e certificar-me de que os termos que utilizei para referir as ferramentas correspondiam à tradução do Photoshop, para que ninguém caísse no mesmo erro que cometi. Tive também o cuidado de utilizar printscreens retirados por mim, ao longo do projeto.

Para além disso, por ser um tutorial relativamente simples decide editar outras imagens. No link,  https://sites.google.com/a/aebenfica.info/portefolio-ana-tourais/anexos/photoshop, poderão ser visualizadas as imagens e as conclusões a que cheguei.
 
Por fim, gostaria de referir o quanto gostei deste trabalho. A manipulação de imagem sempre foi uma área que me atraiu, apesar de não estar muito dentro do tema. Ver como de simples imagens surgiam verdadeiras obras primas era simplesmente estonteante. Perceber que poderemos fazer coisas semelhantes, embora a um nível mais básico (por enquanto), sem torna-las demasiado complicadas foi, para mim, bastante gratificante. Este foi portanto um dos meus projetos preferidos dado que aprendi a trabalhar com um programa com o qual nunca esperei vir a ter muita ligação, mas que me surpreendeu mais do que nunca; aprendi que este mesmo programa, apesar de complexo, também permite desenvolver situações mais simples; e para além disto, fiquei bastante satisfeita com o resultado final do meu projeto provando que por vezes o simples também é uma boa escolha.
 
Ana Tourais 12º5
 
 
Outros sites:
 

Pt Geral 3 - photoshop

  
ċ
Ana Tourais,
21/05/2014, 13:04
ċ
Pt geral 3 - AT.zip
(846k)
Ana Tourais,
21/05/2014, 13:04
Comments