Núcleo de Antropologia Simétrica

O Núcleo de Antropologia Simétrica – parte da mais ampla rede Abaeté de antropologia simétrica – busca desenvolver, articular e implementar algumas conseqüências de movimentos intelectuais que sacudiram a antropologia nos últimos 25 anos do século passado sem, entretanto, terem se refletido nem no ensino nem nas formas institucionais de organização da disciplina. Trata-se, fundamentalmente, de romper com uma divisão de "especialidades" que apenas reflete o "grande divisor" nós/eles que há muito tempo a antropologia proclama ter abolido. Assim, o Núcleo reúne pesquisadores que investigam sociedades comumente designadas "indígenas", ou mesmo "primitivas" e aqueles que pesquisam sua "própria" cultura ou a chamada "sociedade complexa", com o objetivo de promover o diálogo entre investigações empíricas sobre modos de pensamento, formas de organização e modalidades de interação vigentes em diferentes formas de socialidade.

O formato rede é importante. Com ele, buscamos uma maneira de criar conexões que não se assemelham ao modelo das associações profissionais, ou do grupo de pesquisadores que se juntam para fazer um projeto, obter um financiamento etc. Esses modelos são perfeitamente normais e admiráveis, claro, mas será que não temos criatividade suficiente para usar o tipo de experiência que a antropologia suscita e promover outras formas de associação? Esta rede é, portanto, um experimento, uma tentativa de conectar pessoas dentro de um mesmo discurso, uma espécie de "sujeito" distribuído, que teria por objeto ou objetivo algo como a elaboração de uma antropologia simétrica, tendo neste wiki seu, digamos, método.



Compostura do Wiki NAnSI


O Wiki NAnSi é composto de diversas páginas, cada uma das quais possui sua própria página de discussão e comandos de edição. Sendo, em grande parte, um espaço de criação de textos colaborativos (ou seja: sem autor individual) cujas temáticas girem em torno da antropologia simétrica. Com isto, nossa idéia é de fato borrar as fronteiras entre os autores, produzir uma certa multiplicidade autoral, mudar um pouco o regime de enunciação da produção antropológica. Além de coletivos, os textos são mutantes e abertos (ainda que nem sempre permanentemente alteráveis).

O Wiki NAnSi pode ser tomado como, a princípio, uma fusão e reinvenção de dois outros previamente existentes (Wiki Abaeté e o Projeto AmaZone - A Onça e a Diferença), estes dois espaços continuaram existindo aqui, permanecendo ativos.


A compostura (permanentemente provisória) do wiki NAnSi está dividida em:





Abaeté

Com a Rede Abaeté de Antropologia Simétrica, por sua vez, pretende-se experimentar um modo inovador de conexão transversal entre pesquisadores que investigam sociedades comumente designadas "indígenas", ou mesmo "primitivas", e aqueles que pesquisam sua "própria" cultura ou sociedade, chamada, às vezes, "complexa". Espera-se que essas conexões transversais sejam capazes de promover novas articulações e reviravoltas nos eixos epistemológicos e metodológicos envolvidos na investigação sociocultural. Assim, procedimentos de pesquisa em geral privilegiados neste ou naquele campo empírico poderão ser postos em relação ou choque com outros. Mais do que isso, as correlações e entrechoques de práticas e saberes revelados nos diversos campos de investigação deverão permitir uma comparação plural e complexa entre domínios e níveis de distintas formações socioculturais, capaz de ultrapassar os impasses do comparatismo simplista que se resume a confrontar (para opor e/ou para identificar) "nós" e "eles".






Recém-nascida, 1983




"O Projeto AmaZone, ou simplesmente AmaZone, é a migração para o formato wiki de um estudo intitulado A Onça e a Diferença, em preparação desde 1997. Essa obra versa sobre os pressupostos do pensamento indígena americano. Seu foco é a imaginação conceitual nas culturas nativas da Amazônia, e sua abordagem é antropológica, pois descreve tal imaginação do ponto de vista das relações sociais que ela implica."



Textos

Página onde devem ser "pendurados" os textos assinados que seus autores decidirem colocar no wiki, com os mais variados objetivos. Aqui valem as expectativas usuais de direito de autor e copyright. Note-se, entretanto, que “todas as contribuições ao Abaete são consideradas como publicadas sob a GNU Free Documentation License”, como escrito no pé das janelas de edição deste wiki.



Domínio Público

Também para textos completos, porém não necessariamente autorados pelos participantes da rede Abaeté. Novamente, Aqui valem as expectativas usuais de direito de autor e copyright.


Sextas na Quinta

Páginas dedicadas à divulgação e discussão das Abaetividades: seminários, debates e sessões abertas. De cada encontro, uma página acerca das reflexões que geraram / gerarão.


Projetos

Apresentação de idéias preliminares sobre pesquisas em andamento, relatórios de campo ou, até mesmo, espaço para o desenvolvimento (transversal-colaborativo) de temas específicos.


Cursos

"Mini-Wikis" relativos a disciplinas ministradas atualmente e anteriormente.


Código Aberto

A página Código Aberto acolhe notas, reflexões, afterthoughts, brouillons, borradores & esboços para elaboração futura.


ą
Edgar Bolivar,
Nov 6, 2011, 7:13 PM
Comments