Nas sociedades contemporâneas a coesão social atravessa todos os debates, ganhando especial sentido nas questões da educação, do emprego, da economia, do envelhecimento da população ou das migrações, apenas para referir algumas das mais estruturantes. Realçadas pela pandemia COVID-19, as questões da coesão social surgem mais do que nunca articuladas com as diversas modalidades em que a cidadania se desdobra e em especial com os problemas emergentes da sustentabilidade

A crescente desmultiplicação das identidades e o aumento das desigualdades de distribuição de rendimento vêm tornar central na sociedade os debates gémeos da cidadania e da coesão social. Por outro lado, os efeitos da Humanidade no ambiente estão a ter cada vez mais repercussões sociais, políticas e económicas, associadas a novos movimentos sociais e políticos bem como a mudanças nas representações sociais sobre o mundo.

Nesta sua XIII edição, o Encontro de Sociologia dos Açores, que ocorre nos 25 anos da Licenciatura em Sociologia da Universidade dos Açores, incide a sua atenção na relação entre coesão social, cidadania e sustentabilidade, direcionando-se para as propostas que interroguem as especificidades dos Açores sobre estes assuntos. Para cumprir esse desiderato, o XIII Encontro de Sociologia dos Açores contará com a participação de especialistas regionais, nacionais e estrangeiros que focarão diversas dimensões específicas da relação entre a coesão social, a cidadania e a sustentabilidade, abrindo assim espaço para um debate ativo e participado fomentador do envolvimento cívico da sociedade açoriana na compreensão e combate destes problemas.

*Novo espaço: Escola Superior de Saúde, Anfiteatro IX

Entrada Livre.

Capacidade limitada a 120 pessoas.

*O Certificado Digital COVID-19 é obrigatório para a participação em eventos públicos, cabendo, neste último caso, aos organizadores dos eventos garantir a necessária verificação.