GRIPE vs CONSTIPAÇÃO

A gripe e a constipação são muitas vezes confundidas. Porém, são causadas por tipos de vírus distintos. Por este motivo, geram sinais e sintomas diferentes. Aprenda a distingui-los na tabela acima.

TRATAMENTO

Uma vez que são doenças de origem vírica, os antibióticos não são úteis no seu tratamento, pois atuam só sobre bactérias. São apenas usados se a gripe ou constipação evoluírem para uma infeção bacteriana (por exemplo pneumonia).

O tratamento é normalmente sintomático, ou seja, é dirigido aos sintomas apresentados:

  • Antipiréticos e analgésicos - para febre e dores

  • Antitússicos e expetorantes- para tosse seca ou para a tosse com expetoração (facilitando a libertação das secreções próprias da tosse, tornando-as mais fluídas)

  • Descongestionantes e sprays de água do mar - para desentupir o nariz (congestão nasal)

  • Anti-histamínicos - para o corrimento nasal e espirros (usados com moderação)

  • Pastilhas ou rebuçados - para a garganta irritada.

Além dos medicamentos deve: ingerir líquidos em abundância, como água ou chá, repousar, alimentar-se corretamente, evitar mudanças de temperatura e permanecer em espaços arejados. As vaporizações ou atmosferas húmidas, ajudam a fluidificar as secreções, mas não devem conter essências.

PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO!

A vacinação é a melhor forma de prevenir a Gripe e as suas complicações, já que reduz muito o risco de contrair a infeção. Mesmo se a pessoa vacinada for infetada, desenvolverá uma forma de doença com sinais e sintomas menos intensos. Para a Constipação não existe vacina.

Nestas patologias são muitos importantes as seguintes medidas de Proteção e Prevenção:

  • Cubra a boca e o nariz com o braço ou um lenço de papel sempre que sentir que vai tossir ou espirrar;

  • Use cada lenço de papel apenas uma vez. Depois de usado, deite-o no lixo;

  • Lave as mãos frequentemente (principalmente depois de espirrar, tossir, assoar-se ou assoar uma criança)

  • Lave frequentemente as mãos: com água e sabão ou com um produto com álcool (líquido, gel ou toalhetes) – esfregue e deixe secar sem passar por água.

  • Evite beber pelo mesmo copo, caneca ou garrafa de outra pessoa

  • Evite o contacto prolongado com pessoas constipadas ou com gripe. E, se estiver doente, coloque uma máscara de proteção sempre que estiver com outras pessoas

Vigie o seu estado de saúde. Se tiver sinais de agravamento, contacte o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, SNS 24 (808 24 24 24), e siga as instruções que lhe forem transmitidas.

CONTE COM A NOSSA AJUDA

O seu Farmacêutico está preparado para o informar e aconselhar sobre a gripe e a constipação: as diferenças, as suas manifestações e consequências, os cuidados mais adequados para tratar os seus sintomas e como agir para impedir a sua transmissão. Se tem dúvidas sobre esta ou outras questões de saúde, não hesite: conte connosco para obter informação rigorosa e o melhor aconselhamento profissional.


Fonte: www.anf.pt