A Secretaria Municipal da Educação de Curitiba promoverá de 16 a 18 de maio de 2018 o Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais e II Fórum de Educação, Inovação e Tecnologia, que acontecerá nas dependências da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Esses eventos têm o objetivo de ampliar o diálogo entre docentes, discentes, pesquisadores, instituições parceiras e comunidade a partir de temas relacionados à educação, tecnologia e inovação e incentivar a realização de práticas pedagógicas inovadoras.

Durante esses eventos acontecerá o I Festival de Invenção e Criatividade de Curitiba (FIC-Curitiba), uma grande celebração do espírito inventivo, colaborativo e mão na massa da educação paranaense. Nele, estudantes e profissionais da educação terão a oportunidade de explorar materiais e tecnologias high e low tech, participar de atividades e aprender de forma estimulante e descontraída.

O FIC Curitiba é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, do Lifelong Kindergarten (MIT Media Lab) e da Fundação Lemann.

PROGRAMAÇÃO

MESAS REDONDAS

Serão 7 mesas redondas que abordarão assuntos diversos, do movimento maker e Aprendizagem Criativa à Educação para a Informação e Cidadania Digital, com a presença de pesquisadores e profissionais de diversas áreas de atuação.

OFICINAS

O evento conta com 20 oficinas sobre temas como linguagem da programação, aprendizagem criativa, WebQuest, a aventura de inventar, Lego para a educação infantil, introdução ao Arduíno com Scratch, gamification e outras!

MOSTRA

Haverá mais de 50 trabalhos, projetos e ações desenvolvidas nas unidades educacionais e por parceiros, com foco em apresentações interativas, que convidem os participantes a colocar a mão na massa!

Clique aqui e confira a programação completa!

CONVIDADOS

Guilherme Sandler

Rodrigo Nejm

José Carlos Fernandes

Maria Sílvia Bacila Winkeler

Elisângela Mantagute

Oséias Santos de Oliveira

Estela Endlich

Fluvio Cardinelle Oliveira Garcia

Marilda Aparecida Behrens

Ricardo Antunes de Sá

Glaucia da Silva Brito

Dilmeire Sant'Anna Ramos Vosgerau

Ana Gabriela Simões Borges

Josué Sander

Maíra Ruggi

Vanessa Romankiv

Simone Zampier da Silva

Thais Eastwood Vaine

Ezequiel Menta

Regina Silva

Patricia Lupion Torres

Luis Fernando Hanysz

Maria Ozzores Machiori

Caroline Domingues Costa

Rafaela Cândido dos Santos

Cristiana Martins Alessi