Narrativas em Stop-Motion

Stop Motion é uma técnica de animação feita a partir de uma sequência de fotografias (quadros). Primeiramente, montamos a cena e em seguida fotografamo-la quadro a quadro. A partir desta primeira fotografia, fazemos pequenos movimentos no cenário ou no objeto principal e vamos fotografando em sequência todos esses pequenos movimentos. Juntando toda esta sequência e fotografias obtemos a animação final.

Os movimentos obtidos com esta técnica podem ser mais detalhados (mais fotografias) ou menos detalhados (menos fotografias). Nos filmes comerciais são realizadas cerca de 24 fotografias por cada segundo de animação. No entanto se fotografarmos sómente 12 ou mesmo 6 fotografias para representar cada segundo de animção, vamos obter, ainda assim, uma interessante animação, graças à nossa "persistência da visão".

Este fenômeno de animação ocorre devido a uma ilusão de ótica, conhecida como "persistência da visão". A imagem de um objeto visto pelo olho humano persiste na retina por uma fração de tempo após sua perceção. Assim quando assistimos a uma sequência de imagens temos a percepção de movimento contínuo (animação).