ES3 do Padrão da Légua
EB de Gondivai
EB2,3 de Leça do Balio
EB da Amieira
EB do Araújo
EB do Padrão da Légua
Bem-vindos a um novo ano letivo!
A biblioteca escolar está pronta para vos receber, com muitas novidades, atividades e livros que vos vão acompanhar nesta nova etapa de aprendizagem e descoberta.
Exposição “Livros para um Bom Recomeço”
Uma seleção de leituras que inspiram motivação, amizade, curiosidade e espírito de equipa.
Novidades Literárias
Chegaram novos títulos para todas as idades e gostos. Vem descobrir o teu próximo livro preferido!
Espaços Renovados
Cantinhos de leitura, mesas de estudo e zonas de trabalho colaborativo para aproveitares ao máximo os recursos da biblioteca.
Clube de Leitura: inscrições abertas para alunos que queiram partilhar leituras e trocar ideias.
Desafio de Escrita Criativa: textos curtos sobre “O que significa voltar à escola para mim”.
Hora do Conto (para os mais novos): histórias escolhidas para dar as boas-vindas ao novo ano letivo.
A biblioteca é de todos e para todos.
Podes sugerir livros que gostarias de ler, escrever pequenas críticas para o mural de recomendações ou até gravar um vídeo com a tua sugestão literária.
O regresso às aulas é também o regresso a este espaço de partilha, imaginação e conhecimento.
Esperamos por ti na biblioteca — vem descobrir, aprender e sonhar connosco!
Acesso ao Catálogo : http://bibliotecasescolares.cm-matosinhos.pt/nyron/library/catalog/
No dia 3 de Maio de 2024 realizou-se a Fase Final do CLL. Participaram 3 alunos de cada ciclo do nosso agrupamento, os três melhores da Fase Escola.
Foram apurados para a fase final - prova de palco - os alunos Constança Magalhães, categoria 2º ciclo da E.B Leça do Balio/Padrão da Légua e as alunas Bruna Santos e Sandra Jesus, categoria Secundário - EBS Padrão da Légua.
A aluna Bruna Santos foi a vencedora do Secundário e, a aluna Constança Magalhães posicionou-se em 3º lugar.
Parabéns a todos os participantes!
Parabéns às vencedoras!
Comemoração dos 50 anos do 25 de abril de 1974:
Ouve a História "O Tesouro", da autoria de Manuel António Pina e resolve o Quizz.
Apresentação do livo "Os cachorrinhos da cadela Mimi".
Incentivo para os melhores leitores - um belíssimo separador de prémio.
Nas EB1JI da Amieira, Araújo, Gondivai e Padrão, o Natal da Biblioteca chegou-nos com o conto "NATAL!" de Tracey Corderoy e ilustrações de Tim Warnes. A história gira em torno do espírito natalicío e segue as aventuras de personagens adoráveis durante a temporada festiva. Com uma narrativa cativante e ilustrações encantadoras, o livro celebra a alegria, a amizade e a generosidade que caracterizam o Natal.
Vê e ouve o conto! Segue a ligação.
O Dia de São Martinho, comemora-se a 11 de novembro; é uma festividade cultural e gastronómica que celebra a colheita do vinho novo e o outono. Tem origem em várias regiões europeias, incluindo Portugal, e é associado a São Martinho de Tours, um santo católico romano conhecido pela sua generosidade e amor pelo vinho. Neste dia, é tradição comer castanhas assadas. No nosso agrupamento, nas EB1JI da Amieira, Araújo, Gondivai e Padrão, a celebração fez-se com uma atividade de conto, acompanhada por jogos e construção de materiais alusivos à festividade.
Vê e ouve o conto! Segue a ligação.
Incentivo para os melhores leitores - um belíssimo separador de prémio.
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Neste ano de 2023, em outubro (quarta segunda feira do mês), comemora-se o dia das bibliotecas escolares em Portugal, integrado no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), cujo mote é Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar.
No Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua (AEPL),não o vamos esquecer!
https://www.facebook.com/CamaraMunicipalMatosinhos/
http://projectoadamastor.org/festival-literatura-em-viagem-com-transmissao-em-directo/
Projeto Ler+ e escrever melhor com a Biblioteca
Atividade em articulação com o Projeto Comunicar e a Biblioteca Escolar
Letra Pequena (do jornal Público)
Librivox (audiolivros)
Projeto Adamastor (audiolivros para crianças e também base de dados de c.1100 livros digitais em português)
Visitantes