Orgulho de Ser Gaúcho

História do RS - Semana Farroupilha 2009

 
A história da nossa Terra
    
 
 
    A história do Rio Grande do Sul, o estado mais ao sul do Brasil, ou seja, a história de sua transformação em território colonizado pelo europeu, abrange um período de cerca de cinco séculos. Remonta aos tempos do descobrimento do Brasil, e transcorreu em meio a diversos conflitos externos e internos. Guilhermino César, porém, dizia que essa história "é um dos capítulos mais recentes da história brasileira", e justificadamente, pois quando no Nordeste já se cantavam missas polifônicas este estado ainda era ocupado por um punhado de povoados e estâncias portuguesas de gado no centro-litoral, e o sul-sudeste era uma "terra de ninguém" onde frequentemente incursionavam tropas espanholas mandadas por Buenos Aires, defendendo os interesses da Coroa Espanhola, o proprietário legal do estado nessa época. Mas principalmente o Rio Grande do Sul até o fim do século XVIII foi uma vasta planície virgem onde se multiplicavam os rebanhos de gado livre, com uma área de mata espessa nas serras do norte, e que era habitado na totalidade por povos indígenas. Os únicos focos de civilização e cultura européias em todo o território até o fim do século XVIII foram os Sete Povos das Missões, um brilhante grupo de reduções jesuítas fundado no noroeste. Entretanto, sendo de criação espanhola, até há pouco tempo as Missões eram vistas como que sendo um capítulo à parte, e tanto mais por não terem deixado descendência cultural direta significativa, mas em anos recentes vêm sendo assimiladas à historiografia integrada do estado.
    Desde sua origem até o início do século XX o Rio Grande do Sul foi um território conflagrado por contínuas guerras, algumas de grande violência, em parte por ter sido sempre uma fronteira, e por sua ocupação pelos portugueses ter sido ilegal, quando a partilha original da América entre os poderes ibéricos no século XV, através do Tratado de Tordesilhas, deixara o Rio Grande do Sul como posse espanhola. Mas em parte também por dissidências políticas internas.
    Na primeira metade do século XIX, após muitos conflitos e tratados, obtendo Portugal a posse definitiva das terras que hoje compõem o estado, expulsos os espanhóis e desmanteladas as reduções, e massacrados ou dispersos os índios, se estabeleceu uma sociedade claramente portuguesa, e uma economia baseada principalmente no charque e no trigo, iniciando um florescimento cultural nos maiores centros do litoral - Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. Esse crescimento contou com a contribuição de muitos imigrantes alemães e polacos, que desbravaram novas áreas e criaram culturas regionais significativas e economias prósperas, bem como com a força de muitos braços escravos. Em 1835 iniciou um dramático conflito que envolveu os gaúchos numa guerra fratricida, a Revolução Farroupilha, de caráter separatista e republicano. Finda a guerra a sociedade pôde se reestruturar. No final do século o comércio se fortaleceu, chegaram imigrantes de outras origens como italianos e judeus, e na virada para o século XX o Rio Grande do Sul havia se tornado a terceira maior economia do Brasil, com uma indústria em ascensão e uma rica classe burguesa, mas ainda era um estado dividido por rivalidades políticas, e houve mais crises sangrentas. Nessa época o Positivismo delineava o programa de governo, criando uma dinastia de políticos herdeiros de Júlio de Castilhos que governou até os anos 60 e influiu em todo o Brasil, especialmente através de Getúlio Vargas, que em sua origem fora castilhista. Depois de enfrentar muitas dificuldades no período da ditadura militar, como enfrentou todo o país, nas últimas décadas o estado vem consolidando uma economia dinâmica, ainda que bastante ligada ao setor agropecuário, e vem ganhando fama como tendo uma população politizada e educada. Ainda que existam muitos desafios a serem vencidos, melhorou sua qualidade de vida alcançando índices superiores à média nacional, projetou-se culturalmente em todo o Brasil e iniciou um processo de abertura para outros cenários em vista da globalização, enquanto que passava a prestar mais atenção às suas raízes históricas, à sua diversidade interna e ao seu ambiente natural.
 
 
 
Semana Farroupilha 2009 de Caxias do Sul
 
De 11 a 20 de setembro nos Pavilhões da Festa da Uva
 
 
 
 
2ª EDIÇÃO PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA SEMANA FARROUPILHA 2009
 
 
11 de setembro - Sexta-feira
 
20h - Espetáculo com Ernesto Nunes
21h - Espetáculo com Luiz Marenco
22h30 - Espt. Sonido del Alma Gaucha

 
12 de setembro - Sábado
 
11h30 - Solenidade -
Abertura da Semana Farroupilha
14h - Concursos: Modalidade Gaita
Piano e Ponto e Violão
14h30 - Esportes Campeiros Truco, Tava e Tetarfe
16h - Fandango da Serra
(concurso de dança de salão)
20h30 - Espetáculo com Adelar Bertussi
22h - Espetáculo com Mano Lima

 
13 de setembro - Domingo
 
9h - Preparação do palco para gravação do Galpão Crioulo
14h - Modalidade Intérprete de Poesia
feminino e masculino e Chula
14h30 - Esportes Campeiros
Truco, Tava e Tetarfe
19h - Gravação do Galpão Crioulo

 
14 de setembro - Segunda-feira
 
8h30 - Apresentação artística, palestra, teatro, filme e
visitação ao museu e à biblioteca, para escolas
14h30 - Apresentação artística, palestra, teatro, filme e
visitação ao museu e à biblioteca, para escolas
19h30 - Espetáculo com Robson Boeira
20h30 - Espetáculo com Jesus Oliveira
21h30 - Espetáculo com Xiruzinho

 
15 de setembro - Terça-feira
 
 8h30 - Apresentação artística, palestra, teatro,
filme e visitação ao museu e à biblioteca,
para escolas
14h30 - Apresentação artística, palestra, teatro,
filme e visitação ao museu e à biblioteca, para escolas
19h30 - Câmara de Vereadores solenidade
de outorga da comenda Honeide Bertussi
19h -Espetáculo com Os Campeiros
20h - Espetáculo com Shana Müller
21h30 - Espet. com Lisandro Amaral
e Marcelo Oliveira


16 de setembro - Quarta-feira
 
8h30 - Apresentação artística, palestra,
teatro, filme e visitação ao museu
e à biblioteca, para escolas
14h30 - Apresentação artística, palestra,
teatro, filme e visitação ao museu
e à biblioteca, para escolas
22h30 - Espetáculo com Walther Morais

 
17 de setembro - Quinta-feira
 
 8h30 - Apresentação artística, palestra, teatro, filme e visitação
ao museu e à biblioteca, para escolas
12h - Palestra com Manoelito Savaris -
Tema ¨Inclusão Social¨ - local: Restaurante
14h30 - Apresentação artística, palestra,
teatro, filme e visitação ao museu e à
biblioteca, para escolas
20h - Espet. com Daniel Barros
21h30 - Espetáculo com Volmir Martins

 
18 de setembro - Sexta-feira
 
14h - Programação SMEL Macrotchê
17h30 Apresentação do
Grupo de Danças da SMEL
20h - Espet. com Juliano Moreno
21h30 - Espet. com Joca Martins

 
19 de setembro - Sábado
 
10h - Festival Serrano
17h - Desfile Temático
Semana Farroupilha - Rua Sinimbú
21h - Concerto Aurora Serrana
Orquestra Municipal de Caxias do Sul
& Cristiano Quevedo

 
20 de setembro - Domingo
 
11h - Missa Crioula
13h - Festival Serrano
19h30 - Espet. Jairo Lambari
20h30 - Encerramento Semana Farroupilha
Espet. César Oliveira & Rogério Melo
 
 
 
      
 
   REFERÊNCIAS: > http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/imagens/materiamissoes02.jpg
                                                 > http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Rio_Grande_do_Sul
                                                 > http://25rtmtg.blogspot.com/