Aprendendo com projetos - PROINFO http://www.inf.ufsc.br/~edla/mec/livro04.pdf Publicação do Programa Nacional de Informação na Educação do MEC, que contém orientações para a elaboração de projetos na escola, incluindo as novas tecnologias da informação e das telecomunicações. Disponível em formato PDF. Para acessar o material é necessário o programa Acrobat Reader.
Cardápio de Projetos http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/cp/pgm1.htm Série especial do programa "Salto para o Futuro" da TV Escola. Tem como objetivo fornecer subsídios para a elaboração de projetos. Discute a sua importância para a Educação. Apresenta sugestões sobre formas de criar, planejar e implementar projetos. Bem como, aponta caminhos para superar problemas na implementação de projetos.
Diários - Projetos de Trabalho http://www.mec.gov.br/seed/tvescola/pdf/diarios.pdf Publicação da Secretaria de Educação a Distância do MEC, material complementar às séries da TV Escola - PCN na Escola. O caderno, lançado em 1998, dividiu-se em dois tópicos principais: Diários e Projetos de Trabalho. Disponível em formato PDF. Para acessar o material é necessário o programa Acrobat Reader.
Cadernos da TV Escola http://www.mec.gov.br/seed/tvescola/cadernos/default.shtm Por este endereço é possível acessar os "Cadernos da TV Escola", publicações com os temas transmitidos nas séries da TV.
Pedagogia de Projetos http://www.cdisp.org.br/pedagogico/projeto Site elaborado pelo Núcleo de Informática Aplicada em Educação da Unicamp. Apresenta o conceito de Pedagogia de Projetos e orienta o desenvolvimento de projetos de trabalho, detalhando as etapas do projeto, desde a concepção até sua conclusão.
Projeto: uma nova cultura de aprendizagem http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/educ30.htm Artigo da professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, da PUC-SP, que defende a prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos, como uma nova cultura para desenvolver a aprendizagem dos alunos.
O que é um Projeto Interdisciplinar? http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/educ26.htm Artigo de Eduardo Chaves, professor titular de Filosofia da Educação da Unicamp e consultor do Instituto Ayrton Senna (IAS), que destaca a importância de se integrar as diferentes áreas do conhecimento por meio do trabalho interdisciplinar. Este texto integra o Programa "Sua escola a 2000 por hora", do Instituto Ayrton Senna.
Fernando Hernández. Revista Nova Escola. Agosto/2002. http://novaescola.abril.com.br/ed/154_ago02/html/repcapa_qdo_hernandez.htm
Reportagem que traz os principais assuntos focalizados pelo educador espanhol Fernando Hernández, como a reorganização do currículo por projetos de trabalho. Leia também sua entrevista, publicada na página: http://novaescola.abril.com.br/ed/154_ago02/html/hernandez.doc
Projetos na Escola http://www.leste2.hpg.ig.com.br/projetos.htm Página do site da Diretoria de Ensino Leste 2, em São Paulo, com orientações e reflexões sobre o trabalho por projetos. Concebida a partir dos cinco programas da série "Projetos de Trabalho", exibida pela TV Escola.
Trabalhos Premiados em 2001 http://www.mec.gov.br/sef/infantil/premiados2001.shtm Relatório dos projetos desenvolvidos por escolas em todo o Brasil e que foram premiados pelo MEC em 2001. Apresenta os dados de cada projeto e uma breve resenha explicando os procedimentos.
Projeto de Trabalho http://www.escolaquevale.org.br/projetos_trabalho.htm Página do programa "Escola que Vale": oferece um conjunto de projetos de trabalhos voltados para a aprendizagem da leitura, da escrita e da comunicação oral. Envolve também conteúdo de outras disciplinas, como Ciências, História, Geografia, Artes, e a utilização de recursos tecnológicos, como computador, gravador, máquina fotográfica, etc.
Veja também:... Planejamento e Proposta Pedagógica
Projeto do professor (Microsoft)
BIBLIOGRAFIA
|