Orientações de estilo

(Edição em papel)
 
Os artigos para publicação na revista Julgar deverão preferencialmente conformar-se, quanto ao seu estilo formal, com as seguintes orientações:

As distâncias da mancha do texto em relação às margens da folha serão de 4 cm. para a margem superior, 3,5 cm. para a margem inferior, 3,5 cm. para a margem lateral esquerda e 2 cm. para a margem lateral direita.

A letra a utilizar será a Times New Roman, com tamanho 12 no corpo do texto e com o tamanho 10 nas notas de pé de página. Excepto nos títulos ou subtítulos, não será utilizada letra em "negrito", devendo usar-se, nas palavras ou expressões a realçar, o itálico.

As notas ao corpo do trabalho deverão ser exteriores ao mesmo, isto é, serão efectuadas em rodapé. Não serão usadas notas de fim de texto.

As referências bibliográficas constarão das notas de rodapé e obedecerão aos seguintes critérios:

A primeira citação de um autor será efectuada (e pela seguinte ordem) com indicação do último apelido dele (e, no caso dos autores de língua espanhola, os dois últimos apelidos), nome próprio, título e subtítulo (em itálico), edição (dispensável se houver apenas uma), local de edição, editora, data da edição e volume (em obras de mais do que um volume). No caso de publicação periódica, o título ficará entre aspas duplas e a publicação virá em itálico. Em qualquer caso, o apelido ou apelidos dos autores serão redigidos em letra maiúscula pequena.

Exs.:

Antunes, Maria João, Medida de Segurança de Internamento e Facto do Inimputável em Razão de Anomalia Psíquica, Coimbra: Coimbra Editora, 2002

Rodrigues, Anabela Miranda, «A celeridade no Processo Penal – Uma visão de Direito Comparado», Revista Portuguesa de Ciência Criminal, ano 8, fasc. 2, 1998, p. 233 e ss.

As citações seguintes do mesmo autor será efectuadas por remissão, usando-se o sistema de indicar o nome dele (da forma sobredita, mas bastando a indicação do apelido ou apelidos em maiúsculas pequenas) imediatamente seguida pela indicação da primeira nota onde foi citado, entre parênteses, e da página.

Ex.:

Rodrigues (nota 5), p. 238

Na citação dos textos publicados na Internet, deverá ser indicado, para além de outros dados (p. ex., autor, título, etc.), dentro de parênteses curvos, o endereço do documento, seguido da data de acesso ou consulta ao site.

Ex.:

Gregório, Cláudio di, «Diritto al silenzio e Sogetti Processuali» (

www.gdf.it/rivista/Sitorivista/Anno%201999/Rivista%202-1999/ARTICOLI/10digregorio2-99.html) acesso em 2006-06-26

Não será indicada bibliografia de fim de texto.

Início

Novos conteúdos

 
Juan Pedro Quintana
A Produtividade e os Juízes em Espanha: um modelo em crise
Paulo Castro Rangel
Estado fraco, Tribunais fortes: de novo as questões de legitimidade e função
Armindo Ribeiro Mendes
Tribunal Constitucional entre o Direito e a Política — A Fiscalização Preventiva da Constitucionalidade

- Memória histórica e Justiça 

Iva Delgado
O caso Delgado e o julgamento da história
 
 
Fernando César Teixeira França
Por um reexame dos fundamentos da lei e das instituições sociais
Gabriel Catarino
Aspectos jurídico-penais e processuais do Regime Jurídico de Entrada, Permanência, Saída e Afastamento de Estrangeiros
 
 
Observatório do respeito pelos direitos fundamentais na Europa
  
Les droits fondamentaux dans l’espace de liberté, de securite et de justice - Perspectives et responsabilités après le traité de Lisbonne
(fr.)   (eng.)
 
 
The European Commission for the Efficiency of Justice
 

Julgar

Sérgio Gonçalves Poças
Da sentença Penal
Fernando Vieira / Sofia Brissos
Direito e Psiquiatria: um olhar sobre a cultura judiciária na sua interconexão com a psiquiatria
Nuno Lemos Jorge
Os poderes instrutórios do juiz: alguns problemas
António Pedro Barbas Homem
Considerações acerca da função jurisdicional e do sistema judicial 
Gomes Canotilho
Julgar e decidir - As invisíveis manhas da decisão nos "tribunais académicos"  

Debater

Jorge de Sousa
Poderes de Cognição dos Tribunais Administrativos relativamente a actos praticados no exercício da função política

Divulgar

Fernando Gravato Morais
As Normas transitórias e o Novo Regime do Arrendamento Urbano

Último número

n.º 8 

  • A relação especificada de bens comuns
  • A medida cautelar de guarda em centro educativo
  • A indemnização dos danos causados por acidentes de viação
  • Venda de participações sociais, negociação do estabelecimento e desconsideração da personalidade colectiva
  • Da cessação do contrato de trabalho por facto imputável ao trabalhador
  • Um olhar ''comercial'' sobre o regime geral das contra-ordenações
  • A tutela cautelar das patentes de medicamentos
  • Legitimação do poder judicial
  • O papel da experiência do juiz na tomada de decisões
  • O direito e a igualdade de género
  • Segurança social versus democracia política, social e participativa
  • O juiz cyborg
  • Memórias breves dum passado judicial recente
  • Seqüestro interparental
  • União Internacional de Magistrados
  • Pedaços da vida de uma juíza

Subscrever a Julgar

 
 
... da Coimbra Editora

Navegação


Resolução: 1024 x 768 px

Site Meter