Vídeo de apresentação

EstrelasVariáveis Detectadas

Email de Contacto

738dias desde
Fim do Projecto

Equipa do Projecto

Ana Machado
Ano e turma: 11º A - nº30
Participação no projecto: Esta foi sem dúvida uma das melhores experiências da minha vida. Educacional, enriquecedora e, para quem gosta desta area, inesquecivel. Adorei principalmente as aulas práticas, visualizações nocturnas que apesar do frio ate correram bem. A viagem feita ate Moimenta da Beira foi muito especial. Assistimos a 2 palestras, vimos o sol atraves de telescopios com "filtros" especiais, jogamos as mini-olimpiadas da astronomia e foram "rifados" alguns telescopios portateis. Ao fim do dia fomos jantar (pic-nic no monte) e seguimos com a  montagem dos telescopios. quando caiu a noite cada um apontou com o seu telescopio para o ceu estrelado e todos percorremos os varios telescopios  e vimos as estrelas/planetas focados. foi um momento mágico seguido de um bem cómico e ao mesmo tempo muito rico em informação, quando um astrónomo nos falou sobre o ceu, as constelações, fez um mapa das estrelas e tirou duvidas.
Adorei participar neste projecto. Espero que continue e muitos mais alunos possam desfrutar de toda esta riqueza. Aprender assim é muito mais cativante, divertido e interessante. Por tudo isto recomendo e agradeço os professores João Vieira e Maria da Guia.
 
Leonor Keating
Ano e turma: 11º B - nº13
Participação no projecto: Decidi participar neste projecto porque acho a astronomia e, em particular, esta área de estudo muito interessante. Durante o período em que participei no projecto descobri muitas coisas interessantes que me poderão ajudar no futuro. Foi óptimo o espírito de colaboração entre todos. Adorei perceber o funcionamento dos instrumentos e do observatório. Espero continuar a fazer trabalhos nesta área.
 
Virgínia de Andrade
Ano e turma: 11º B - nº21
Participação no projecto: Este tipo de projectos (práticos) desde sempre me fascinou. Os elementos do grupo são também pessoas com boa capacidade colaborativa o que me deu mais vontade de participar. Adorei a percepção de estar a detectar acontecimentos de há 200 anos ou mais (muito antes de eu nascer). Uma grande viagem no tempo.
 
 
Joana Filipa Costeira Paulo
Ano e turma: 11º B - nº5
Participação no projecto: A astronomia e sobretudo a investigação é um trabalho muito motivador. Sinto que aprendi bastante e que este projecto poderá ser uma boa referência no futuro. A equipa foi genial e motivadora. Espero em futuros projectos ser uma das participantes activas.
 
 
José Pedro Monteiro de Figueiredo Lopes
Ano e Turma: 12ºD
Participação no projecto: A Astronomia, para mim, sempre foi motivo de interesse. Acho fascinante que todas as coisas do nosso mundo, não só os grandes feitos, mas também os maiores problemas da Humanidade se resumam a um ponto demasiado pequeno para ser visto na verdadeira escala de tudo o que existe.
Este projecto foi uma forma de nós, interessados por astronomia, conseguirmos ficar a conhecer uma pontinha desse Universo infinito. Para além disso, serviu para nos aguçar o apetite, não só com as questões que ficaram em aberto e com as observações fascinantes que fizemos, mas principalmente com a possibilidade de contribuirmos para a investigação internacional, no ramo dos exoplanetas."
 
Lino António Moura Guedes da Silva Fernandes
Ano e Turma: 12ºD
Participação no projecto: O interesse pela ciência começou muito cedo, quando em pequeno comecei a ler enciclopédias. A Astronomia é uma área excepcional e meu interesse despertou verdadeiramente quando tive oportunidade de participar neste projecto. Nele pude experimentar ,em primeira mão, todo o processo que envolve a detecção de exoplanetas e tenho a certeza que aprendi o suficiente para poder realizar uma observação a solo, tratar os dados e ainda publica-los para que a comunidade cientifica possa usufruir deles. Aliás o que torna esta área tão interessante é que cada um tem a possibilidade de, a partir da sua casa, contribuir para o avanço da Ciência. E, orgulhosamente, nós conseguimos isso! 
 
Tomé Gouveia
Ano e Turma: 11ºB
Participação no projecto: Desde cedo me senti fascinado pela Física e pelos seus vários domínios, entre eles a Astrofísica. Quando era miúdo olhava para o céu nocturno e desejava estar com as estrelas. O projecto Exoplanetas permitiu-me isso, bem como adquirir novos conhecimentos quer a nível teórico quer prático-experimental. Adorei o programa e espero poder repetir."
 
 
Coordenador do projecto

 
 Professor João Paulo de Carvalho Vieira
Nível de Ensino: Secundário
Escola:  Escola Secundária D. Maria II - Braga.
Cargos e funções: Actualmente lecciona a disciplina de Geometria Descritiva e é o coordenador do Clube de Astronomia da Escola.
Formação específica: Mestrado em Ensino da Astronomia pela FCUP
  

Sub-Coordenadora do projecto

Professor Maria da Guia Tavares
Nível de Ensino: Secundário
Escola:  Escola Secundária D. Maria II - Braga.
Cargos e funções: Actualmente lecciona as disciplinas de Física e Química. É também a coordenadora dos projectos escolares.

 

Colaboradora no projecto

Professor Cidália Freitas
Nível de Ensino: Secundário
Escola:  Escola Secundária D. Maria II - Braga.
Cargos e funções: Actualmente é a coordenadora do Clube da Artes da Escola. Lecciona a disciplina de Desenho ao Ensino Secundário.

 

Astrónomo colaborador da ORION

 Eduardo Benjamim Ribeiro
Astrónomo da ORION
Cargos e funções: Coordenador das actividades de observação planetária do Observatório Astronómico de Gualtar - Braga
Área de Trabalho: Imagem de superfícies planetárias
 
 
 

Astrónomo colaborador da ORION

António Jorge Miranda da Fonte
Astrónomo da ORION
Cargos e funções: Coordenador das actividades de observação estelar e espectroscopia do Observatório Astronómico de Gualtar - Braga
Área de Trabalho: Física Estelar
Formação específica: Mestrado em Ensino da Astronomia pela FCUP