Raquel Vilaça

Licenciou-se em História (pré-especialização em Arqueologia) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde tem feito toda a sua carreira académica em regime de exclusividade. É Professora Associada com o título de Agregada do Departamento de História, Arqueologia e Artes da FLUC. Exerce funções docentes no âmbito dos cursos de Arqueologia e História (1.º ciclo) e de Arqueologia e Território (2.º ciclo). É coordenadora do curso de Doutoramento (3.º ciclo) em Arqueologia da FLUC e membro eleito do Conselho Científico do Departamento de História, Arqueologia e Artes.

Entre outros cargos, foi Directora do Instituto de Arqueologia, Coordenadora do Mestrado em Arqueologia Regional e do Mestrado em Arqueologia e Território. Foi ainda Directora da Revista Conimbriga e Coordenadora da série Estudos Pré-históricos (CEPBA).

É investigadora do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto, desenvolvendo a sua actividade no Grupo da Lusitânia onde é leader da linha de Proto-história.

Tem como áreas de interesse principal as problemáticas da Idade do Bronze e da Idade do Ferro no contexto peninsular, nas suas múltiplas dimensões. Interessa-se ainda pela Arqueologia do Povoamento, Arqueologia dos Lugares Naturais, Expressões Rituais e Cultuais e Metalurgia Arcaica.

É autora de mais de 100 trabalhos, entre livros e artigos.