Biografia

Nasceu em Coimbra, a 03 de Dezembro de 1967.

Em plena infância, com oito anos, começou logo a mostrar gosto por música e mais concretamente pelos instrumentos que a compunham e os seus respectivos trabalhos melódicos e harmónicos.

No terceiro ano escolar, aprendeu a tocar bandolim e, passados alguns meses começou a aprender guitarra elétrica que ia alternando com uma ligeira aprendizagem de órgão.

Nos seis anos que se seguiram, dedicou-se ao aperfeiçoamento de técnicas de guitarra, como á exploração de sonoridades, desde o som clean ao som da distorção. Esta aprendizagem foi efectuada umas vezes de forma autodidacta, outras vezes adquirida junto de músicos que ia conhecendo no seu percurso pelos palcos e ensaios.

Em 1981 (com catorze anos), fez um casting para o grupo musical “Nova Dimensão" de Coimbra e começou assim a sua carreira de músico. Primeiro como baixista e mais tarde como guitarrista, actuando em festas populares e bailes.

Em 1988, com a mesma banda passou a atuar paralelamente em bares nocturnos e cabarets, acompanhando vários artistas de entretenimento.

No mesmo ano fez com o Nova Dimensão uma tourné em França a convite da comunidade emigrante portuguesa em Saint Paul Les Dax, onde actuaram em várias salas de espectáculo de referência ao longo de duas semanas.

Integrou entre 1990 e 2000 algumas bandas de originais e participou em concursos de bandas num percurso pop, rock , jazz e blues com bandas como IP-Zero, D.E.A., Just Jazz Friends e Fresh News. As duas primeiras com alguns registos em CD editados.

Em 1990 entrou para o Grupo "Bico D'Obra" de Coimbra, onde compôs e interpretou alguns temas originais e desempenhou a função de guitarra-solo.

A partir de 1992 fez varias produções de maquetes audio (CD) no seu home studio para bandas de garagem e artistas a solo como Marta Gouveia, Carlos Massas e Baquissy, entre outros. No caso dos artistas a solo, gravou ele próprio cada instrumento a incluir no playback musical e compôs arranjos musicais para os temas.

Entre 1993 e 1998 deu vários concertos com As bandas JB Trio e "Just Jazz Friends" no circuito de bares da época na zona de Coimbra.

De 1999 a 2001, atuou com o seu trio no bar Noites Longas, em Coimbra 2 a 3 vezes por mês com o estatuto de banda residente.

De 2001 a 2003, actuou regulamente dois dias por semana como músico privativo do Hotel Meliá Confort em Coimbra numa formação de trio, desta vez nas teclas.

Em 2003, fundou o trio "JB Blues Band". Banda de blues e jazz que deu vários concertos em bares.




Lançamento do áudio-livro "O Abade João" em 2009

(fotos da sessão de autógrafos na secção "Fotos")

Dia 08 de Setembro de 2009 foi o lançamento do áudio-livro "O Abade João" da autoria de Lurdes Breda, Jorge Brito e André Caetano.

A apresentação da obra teve lugar em sessão solene nos Paços do Município de Montemor-o-Velho pelas 16h.

Pelas 18h30 realizou uma sessão de autógrafos na Galeria Municipal de Montemor-o-Velho, onde ficou patente a exposição das gravuras do livro até dia 25 de Setembro de 2009.

Os temas originais constantes do CD resultam da fusão entre a sonoridade, as melodias e os ritmos da música medieval com sons e instrumentos contemporâneos, tanto acústicos como eléctricos.

Em 2005 iniciou uma colaboração com a escritora Lurdes Breda, fazendo a montagem/produção áudio e vídeo de peças multimédia para serem usadas como suporte audiovisual em espectáculos de teatro, tendo como obra de mais relevância "Zuleida a Princesa Moura"(adaptação para teatro do livro de Lurdes Breda com o mesmo nome). O grupo de teatro é composto por jovens utentes de uma instituição de solidariedade social de Montemor-o-Velho vocacionada para o ensino especial, num projecto em que colaboram Jorge Brito, Lina Carregã e Lurdes Breda que escreve e adapta os textos.

Também nesse ano, integrou a "Banda Arys", banda de bailes como guitarrista principal.

A Banda Arys era composta por 9 elementos: Baixo, guitarra solo, guitarra ritmo, teclas, bateria, percussão, sax, 2 vozes femininas.

Em 2007 Lurdes Breda lançou-lhe o desafio de compor alguns temas musicais de inspiração medieval para a banda sonora do que seria um DVD de animação, “As aventuras do Abade João”.

Nas gravações desta obra, que levou cerca de 11 meses a concluir, compôs 15 temas originais onde executou todos os instrumentos nela constantes e fez ainda toda a sua produção, mistura e masterização áudio.

Nesse mesmo ano fez também a produção audio da peça "Quando o Céu não é o limite...", adaptação do conto "Vicente" inserto no livro "Os Bichos" de Miguel Torga. Espectáculo musico-teatral levado á cena no TAVG com participação de utentes da APPACDM de Coimbra.

Ainda em 2007, foi convidado para guitarrista de uma banda de originais(Baquissy) que compõe e interpreta temas originais da world music, numa mistura de musicas de raiz africana com sonoridades tipicamente europeias.

Em finais de 2007 integrou o grupo “Impacto”, de Cantanhede, como guitarrista, em paralelo com outros projectos anteriores ainda em curso.

Em 2008, fundou a "Banda Vintage" que era uma banda (quarteto) de "cover´s e interpretava temas pop/rock, blues e jazz dos anos 80 e 90 em bares e eventos

Em 2009, viu finalmente editada pela editora Minerva Coimbra, a obra "O Abade João"(ver fundo da página), que incui 15 temas musicais originais de sua autoria.

Em 2010 ingressou na "Banda Ministério" (baile) como guitarrista onde permaneceu por 2 anos.

Em 2011, compôs um tema original para um spot publicitário da empresa Pereira e Santos (Adémia), a convite da Rádio Regional do Centro.

Em 2012 foi responsável pela sonoplastia do musical "Timóteo" levado á cena no TAGV em Coimbra no dia 09/05/2012, integrando uma vasta equipa que participou na VI Gala da APPACDM de Coimbra passando de seguida a integrar o elenco musical, desta vez ao piano.

Ainda em 2012 intergra a banda de baile "Chiclete" sediada em S. Pedro de Alva (Penacova) como guitarrista.

Em 2013, integrou o elenco como guitarrista e co-arranjador dos temas musicais da peça teatro-musical "Felismina Cartolina" levada á cena no TAGV em Coimbra, com estreia a 13 de Maio de 2014. Foi uma produção do grupo de artes e espetáculo da APPACDM de Coimbra, com a colaboração do encenador Marco Paiva da CRINABEL Teatro (Lisboa).

Ainda em 2013, fundou com os filhos Rita Brito e Francisco Brito a banda de covers "Britus Cosa Nostra".

Em 2014, Integrou como guitarrista na banda que acompanhou a dupla "Michael e Steven" em shows de televisão na RTP1, SIC e TVI durante o lançamento do CD com o titulo "Garota Endiabrada".

No mesmo ano a banda "Chiclete" mudou de nome e alguns elementos, passando a chamar-se "Grupo FBI".

Ainda em 2014 fez arranjos musicais para o tema Girino Ladino concorrente á Gala dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, em co-autoria com Lina Carregã e Lurdes Breda.

Acompanhou também a artista "Jéssica Portugal" (irmã de "Ruth Marlene") em shows de televisão.

Em 2016 fez arranjos musicais, em colaboração com Marta Ruivo (acordeonista), em oito temas infantis para edição futura a agendar.

Participou também no processo criativo da peça músico-teatral levada a cena pelo grupo de artes de palco da APPACDM Coimbra "Sábios como Camelos", e para a qual compôs três temas musicais originais, de inspiração árabe.

Em 2017 integrou a banda "Soul Music", de Coimbra, como guitarrista

Colaborou como guitarrista com o artista Décio em gravações de estúdio e participou também como baixista em show de televisão para a TVI - Somos Portugal (Expofacic).

Participou no novo álbum discográfico do artista Joaquim Esteves, intitulado "A pensar em ti", onde executou todas as guitarras dos dez temas nele contidos, gravado nos estúdios D-Records.

Em 2018 (Jan) atuou no programa televisivo "Somos Portugal" na TVI com a cantora Cathy e com o cantor Décio

Participou como guitarrista mais o filho Francisco (baixo) nas gravações do DVD "Ao vivo na Turol" do artista Décio.

Fez parte da tour na Suíça da banda Rebus Stare, composta por professores da APPACDM Coimbra, o técnico e também músico (Jorge Brito) com utentes da mesma instituição, portadores de deficiência cognitiva.

Em 2019 fez parte do grupo de músicos, como baixista, da orquestra composta docentes e o técnico/músico Jorge Brito do Grupo de Artes de Palco da APPACDM de Coimbra, na Peça "Homem Lua" que estreou no TAGV de Coimbra, em 16/05/2019 e que fará uma digressão pelo país até final do ano.

Acompanhou a artista Cathy em diversos shows de televisão (TVI) no programa Somos Portugal.

Ainda em 2019 (agosto) passou a fazer parte da banda de tour da artista Cathy (Tayti)