Bandeirantes de Itatiba

Bandeirantes

Associação Esportiva Bandeirantes

Data oficial de Fundação : 31/08/1951

Rua João Bianco, 94 | CEP 13252-600 | Itatiba-SP

História do Bandeirantes

O Nome Bandeirantes foi uma homenagem em consenso dos fundadores aos Bandeirantes exploradores Paulistas que desbravaram o Brasil todo, através dos Rios como por exemplo o rio Atibaia que corta o Bairro da Ponte, a principal avenida do bairro recebeu o mesmo nome em homenagem ao clube.

A História do Bandeirantes se inicia em meados da década de 1920 onde haviam dois times no Bairro da Ponte, o "Heróis da Chama" e o "Chora Menina", ambos rivalizavam grandes disputas entre sí, que fazia a evolução do futebol no bairro evoluir cada vez mais, porém em uma das disputas ambos que sempre jogavam no mesmo campo se desentenderam, logo cada um decidiu ter seu próprio campo de futebol, cada um em um lado da ponte. No final da década de 1920 o "Chora Menina" já não mais existia todos os jogadores foram para o "Heróis da Chama", décadas se passaram com tal denominação que foi a base da criação do Bandeirantes, o nome Clube Recreativo Bandeirantes fora sugerido ainda em 1932 por Aldrovando Queridinho Wolff.

Em 31 de agosto de 1951, os amigos e admiradores, resolveram formalizar o nome da equipe como Bandeirantes , uma comissão provisória, for­mada pelo 1o. presidente do clube Osmildo Tescarollo, o se­cretário Dante Cabrino, os diretores José Casanova e Lucídio Sanfins, entre outros colaboradores, administraram o clube que se destacou em várias competições por três anos até a sua formalização em 1954 para Sociedade Esportiva Bandeirantes. O Bandeirantes surgiu do futebol entre amigos e tornou-se uma das equipes de futebol mais tradicionais de Itatiba.

Bandeirantes de Itatiba 1954

A Construção da Casa do Bandeirantes - Estádio

O Primeiro Estádio do Bandeirantes, foi inaugurado em 4 de março de 1956, num jogo contra o Itatiba E.C., onde o pontapé inicial da partida foi dado pelo prefeito da cidade Ettore Consoline, ao lado a linda imagem do evento.

Trabalhadores Estádio de futebol Abilio Sanfins em Itatiba-SP

Todos trabalhando por um sonho em comum. Na imagem acima os trabalhadores pararam um pouco para registrar o início da terraplanagem para a construção do estádio Abílio Sanfins, que seria inaugurado oficialmente em 1972.

Em 1963 o clube comprou o terreno de Afonso Rossi, mas, infeliz­mente, em 1967, o campo teve de ser destruído, de­vido a Rodovia D. Pedro I passar sobre o campo, onde hoje está instalado o Posto Bandeirantes. Com a necessida­de de ter uma praça es­portiva para jogar, os membros do Bandei­rantes compraram um ter­reno da família Nardin, no Alto da Santa Cruz, o an­tigo campo do Internacio­nal F.C. , como este campo era muito longe do bairro da Ponte, o terreno onde está localizado o atual Estádio foi então doado para o clube em 26 de janeiro de 1969, pelo Sr.Abílio Sanfins, e através de um mutirão, os moradores e amigos construíram o estádio, a inauguração do campo foi em 21 de abril de 1972, tendo como presidente o Sr. Osmildo Tescarollo. O primeiro gol neste estádio, foi anotado pelo Dr. José Luiz Sanfins (Zeco), filho do Sr. Abílio.O Sr. Abílio foi homenageado em vida, emprestando ao estádio seu nome e laureado com o título de Sócio Benemérito.


Capacidade aproximada:700 pessoas

Inauguração do Estádio: 21/04/1972

Presidente: Tadeu Chagas

Cores: Preto e Branco

Evolução do Escudo do Bandeirantes:

Evolução Escudos Bandeirantes Itatiba - Futebol

Encontramos nas imagens antigas das camisas do Bandeirantes o escudo, a camisa era toda preta, com listras finas brancas na vertical, todo o fundo do escudo era preto e os detalhes e sigla em branco, como se vê na imagem do time posando para a foto em 1954, com o tempo novas camisas foram criadas e o escudo passou a ter fundo branco, imagem esta que remetia ao famoso time de futebol da época o Santos futebol clube, escudo que o clube manteve até o ano de 2008, que por força de alteração de estatuto foi alterado.

3ª Mudança de sigla no Escudo: No ano de 2008 com objetivo de adequar o clube ao Código Civil, foi alterado a sigla do clube de S.E.B (Sociedade Esportiva Bandeirantes) para A.E.B (Associação Esportiva Bandeirantes) , foi necessária a alteração para Associação, porém em algumas fontes de mídia ainda é possível se ver o escudo do Bandeirantes com o S.E.B (Sociedade Esportiva Bandeirantes), utilizado durante décadas.

Ano de 2018: Os amantes do clube criam o novo Escudo do Bandeirantes, ao todo eram 3 evoluções antes desta, o novo escudo manteve todos os detalhes do primeiro formato de escudo padrão, cores, listras igualmente como antes, e acrescentamos a ele elementos históricos do clube, 3 estrelas que lembram da criação histórica do Clube , uma delas representa o Heróis da Chama, outra o Chora Menina e por fim o próprio Bandeirantes, volta do fundo preto no escudo assim como em 1951, imagem da bola remodelada com identidade popular do futebol entre todos, ajustamos uma questão da sigla A.E.B que confundia as pessoas que não conheciam ou até as que conheciam o clube, passando para o nome mais forte do clube, o próprio nome Bandeirantes descrito na posição vertical, as glórias contam a forte História de um clube e nesse novo escudo todos estes elementos foram ainda mais fortalecidos.

Escudo do Bandeirantes de Itatiba-SP

O ajuste também ocorre no intuito de criação de identidade própria e única do Bandeirantes, removendo confusões frequentes, o nome Bandeirantes é a sua maior marca e maior identidade de reconhecimento junto aos torcedores, fortalecendo a rápida identidade do nome dado ao Clube de famosa tradição da cidade de Itatiba-SP.

Mais detalhes da criação do novo Escudo a seguir :

ESCUDO BANDEIRANTES ATUALIZAÇÃO 2018

VÍDEO DA HISTÓRIA DO BANDEIRANTES

Assista abaixo a entrevista feita por Glauber e Diogo Sanfins com o 1o. Presidente do Bandeirantes o Sr. Osmildo Tescarollo.