Toponímia/LocalidadeAlpedriz saúda-vos'Uma Nova Freguesia a Descobrir!''Alpedriz é uma pérola, para região, das águas dos rios à áeras para vidro e consturções.'
União de Freguesia de Coz d'Alpedriz dos Montes
Município de Alcobaça | Distrito de Leiria 
Províneia: Estremadura - Portugal
2.826 hab. População total (2021) | Área total 37,48 Km2 _______________________________________________________
[antiga vila - 21,62 km2] Paróquia de Alpedriz  Diocese de Leiria-Fátima [cidades]  [antiga vila - 15,86km2] Paróquia de Coz Diocese de Lisboa [cidade]

#Alpedriz Saúda-vos

Antiga freguesia portuguesa extinta (2013), pertenceu à ordem militar de Avis, Alpedriz é uma aldeia de grande encantos, pela sua riqueza natural. Alpedriz é magia em estado puro. O eco suave da Natureza. Ruas traçadas pelos romanos e caloiradas por visigodos e árabes recantos com não há em nenhum outro lugar do mundo. As águas que atravessa esta antiga aldeia e dá sempre a primazia à natureza. Ex-libris em Alpedriz o Largo de Nossa Senhora da Esperança, Parque Fluvial das Loureiras, e a zona da ponte Romana "é uma réplica dos Romanos" no rio de Alpedriz.

'Quem visitar à Alpedriz, não passa sem lá voltar'

E dedicada a Nossa Senhora da Esperança, mas ante disso a igreja terá sido dedicada a Santa Maria Madalena, desconhecendo-se as razões da alteração da padroeira.

O Largo de Nossa Senhora da Esperança na paróquia de  Alpedriz, na diocese de Leiria-Fátima - 2021

É tem uma página com nome os Olhares sobre Alpedriz, neste vídeo de alpedriz tv – Canal Digital Oficial. Poder ser fotografia ou ser fotógrafo amador/vídeo, não significa ter fotos de fraca qualidade! Mas sim imagens com qualidade, desta terra de Alpedriz. Os nossos olhares ou teus olhares são sempre muitos importantes de algo bom para se vê!

alpedriz tv - Canal Digital Oficial | 2021


 Estamos felizes em fornecer todas as informações que precisa para desfrutar da sua estadia na Antiga Villa d'Alpedriz.

                  

|| Ver o mapa desta freguesia já extinta (2013) de Alpedriz era formada pelos os lugares de Águas Formosas, Alpedriz, Alto do Corvo, Boticária, Casais de Dom Braz, Casal dos Brejos, Casal Cavadas, Cinzeira, Ferraria de Alpedriz, Quinta Nova, Ribeira do Pereiro e Rebotim. 

|| No passado recente, fez ainda parte da freguesia de Alpedriz o então lugar de Montes, tendo passado a freguesia por volta do ano de 1994. 


|| Mas no caso da paróquia de Alpedriz é formada pelos os lugares de Alpedriz (mãe), Montes e Ribeira do Pereiro.

Alpedriz uma freguesia portuguesia extinta (2013), no concelho de Alcobaça e distrito de Leiria - Portugal

 | Numa viagem com fotografias de Alpedriz, no ano 2011. São os Percursos Interpretativos desta localidade de Alpedriz que vão percorrer alguns dos principais locais desta antiga terra na perspectiva de sensibilizar os participantes para a necessidade de preservar um dos principais patrimónios e beleza desta localidade com a natureza e outros, no município de Alcobaça, no distrito de Leiria.  Para recordar alguns momentos sobre desta terra, como acompanhar das belas músicas de sons dum piano, dum violino e saxofone por Karolina Protsenho e Daniele Vitale Sax (...)

Compõem a Freguesia de Alpedriz os lugares: Águas Formosas, Alpedriz, Boticária, Casal das Cavadas, Casal dos Brejos, Casais de Dom Braz, Ferraria de Alpedriz, Quinta Nova, Rebotim e Ribeira do Pereiro. 

alpedriz tv - Canal Digital Oficial | 2021

|| Pelo caminho dos lugares de Alpedriz, que são: Águas Formosas, Alpedriz, Casais de Dom Braz, Cinzeira, Ferraria de Alpedriz, Quinta Nova, Rebotim e Ribeira do Pereiro! Interior da localidade de Alpedriz, a partir desta localidade tomar também a N242-4, mas em direcção a comporta está localidade, existe os tais sítios, com a zona Histórica, Casal Marinho do Juncal e Casal Santo António, o Largo de Nossa Senhora de Esperança, o Largo de Santo António, Praia Fluvial das Loureiras no Parque de Lazer Nascente das Loureiras, o Largo do Pelourinho, Largo do Rossio, Quinta da Ponte da Pedra, Ponte Romana, Casal da Malhó, Casal da Cavadas, Ferraria de Alpedriz e Casal da Boticária. Alpedriz medieval é aldeia se aliavam para combater o inimigo em templos, hoje aliam-se para combater os efeitos da passagem do tempo e da desertificação. Uma localidade Histórica veio dar ao interior na sua aldeia e arredores duma região centro no oeste norte de Portugal, uma estratégia de desenvolvimento e valorização centrada nos valores da História, Cultura e Património, com a recuperação de fachadas e de telhados das habitações, melhoria de acessos e beneficiação de monumentos, uma recuperação desta aldeia, ainda promover pouco economia, tem pouco oportunidades mas também de estimular socialmente nesta regiões entre Leiria sul, Lisboa norte, Santarém oeste norte!

alpedriz tv - Canal Digital Oficial | 2021

Alpedriz

É uma bonita localidade, que situada no meio de rios e richos, em proximidade do mar e da serra.

Fotografia aérea geral desta localidade de Alpedriz

Rua 5 de outubro, em Alpedriz

Paróquia de Alpedriz 

Rotunda no centro de Alpedriz 

Alpedriz

Enquadramento Geográfico – 2021

Alpedriz é uma freguesia portuguesa extinta no município de Alcobaça, distrito de Leiria com 16,17km2 de área, com sua densidade 50,1 habitantes/km2, Origem: Wikipédia.                  É uma dimensão que pode se vê uma área de verde, Natureza em flor e frutos…, espaços com constituições habitações muitas velhas e novas, outras habitações devolutas e outras recuperar ás habitações. Nesta vista geral área de Alpedriz, uma bonita aldeia pequena, mas com uma enorme história, mas ainda tem categoria de vila. Ao longo da sua extensa e rica história, Alpedriz tem sabido manter algumas as tradições e os valores que mais caracterizam as suas gentes, embora com a preocupação constante de o tornar mais dinâmico e mais atrativo aos mais diversos níveis. Alpedriz partilha os valores culturais e ambientais desta localidade em si, que cuidamos e promovemos em nome do futuro sustentável e do progresso que queremos construir, honrando a vida e o trabalho dos Alpedrizenses que foram obreiros da terra da qual somos herdeiros. O património histórico e modernas operação urbana, a beleza contagiante do local advém em boa parte do enquadramento natural, mas há também muito património para descobrir, a água do rio Alpedriz, a encosta e a densa vegetação na zona das Infestas, está ligada ao rio, aos moinhos de água para moer o milho, azeitonas e à floresta verdejante em tempos e agora. Essa persistente preocupação implica criar as melhores condições a todos aqueles que aqui estão a viver e que desfrutam dos prazeres dos seus recursos naturais, da sua cultura e do seu desenvolvimento social e económico. Espaços importantes, existe em Alpedriz os tais largos e uma avenida: - Largo do Rossio; Largo do Pelourinho; Largo 5 de outubro, (Largo de Nossa Senhora da Esperança); Largo de Santo António; Largo do Prof. Abílio Moniz Barreto; Avenida Dom Afonso Henriques, em Alpedriz. Pontos importantes nesta aldeia: - Pólo da Junta de Freguesia de Alpedriz/Posto Correios/ Multibanco - ATM; Pólo da Unidade de Saúde Familiar – Pinhal do Rei; igreja paroquial de Nossa Senhora da Esperança/capela de Santo António e Casa paroquial; Pelourinho/Cruzeiro/Imagem Nossa Senhora do Rosário de Fátima/Relógio de Sol; Ponte Romana, "é uma réplica dos Romanos"; ABESRA – Associação de Bem Estar Social e Recreativa de Alpedriz/Serviço de Apoio Domiciliário/CAF/ Cultura - Desposto – Bar; Escola Básica 1º ciclo, Jardim de Infância/ATL; Campo de Futebol de Alpedriz; ETAR-Estação de tratamento; Fonte de Alpedriz/Fonte Santa/ribeiras, rio de Alpedriz e rio da Lama, Parque de Lazer Nascente das Loureiras/Parque Fluvial de Loureiras e dois Cemitérios. Pontos de interesse nesta aldeia: - Bar ABESRA; Genesis Bar; Café D’Alp; Loja Anabela & José Oliveira Lda.; Empresa de Construção – Line House (fábrica); Oficina de reparação de automóveis, Rui Mourato - Red Service; Sucacentro-sucateira Do Centro Lda... E não falar sobre as suas ruas.

Pinheiro Manso de Santo António

O Pinheiro manso, muito antigo, centenário não sei quantas vezes. Fotografia cedida por um empregado da Tipografia Carlos Silva - Leiria, Paulo Moreno. Está localizado junto uma Capela em Honra de Santo António, existente na localidade antiga de Alpedriz - Diocese de Leiria-Fátima. 



Esta festa constava de missa, procissão e arraial, sendo abrilhantada por uma Filarmónica; a missa era concelebrada por três sacerdotes e era toda cantada; os músicos instalados no “coro” acompanhavam-na cantando também. Em seguida efectuava-se a procissão que percorria as ruas da localidade que estavam engalanadas para a receber; colocavam-se nalguns largos arcos de madeira, uns forrados com papel, outros com flores naturais e verdura. As pessoas estendiam nas janelas bonitas cobertas de chita. De madrugada eram lançados para o ar grandes quantidades de foguetes e morteiros a anunciar a festa. Uma shoras mais tarde o “Ti Zé Paixão”, figura típica e popular tocava brilhantemente o sino a lembrar as pessoas para irem à missa. Entretanto a Banda chegava e antes de começar a cerimónia percorria as ruas da localidade tocando, para ajudar os festeiros que iam pedindo de porta em porta para ajuda da festa; em seguida esperava a juíza em frente da sua casa, sempre a tocar, levando-a até à igreja. Os sinos voltavam a repicar alegremente e os foguetes voltam a estalejar. Saía a procissão; participavam nela, para alem da população em geral, um guião de bandeira alta, empunhado por um homem auxiliado por outros dois que seguravam as pontas; os representantes das Confrarias, vestindo as capas com as cores correspondentes; os três sacerdotes, seguindo lado a lado sob o pálio, levando o do meio o Santo Lenho; as varas do pálio eram seguras pelos homens de mais destaque na terra, os q uais ficavam muito honrados; participava o turiferário com o turíbulo do incenso e os festeiros e festeiras que eram nomeados para colaborarem na organização da festa. Raparigas com tabuleiros à cabeça enfeitados com toalhas bonitas; alguns tabuleiros continham bolos em forma de ferradura, tradicionais na região, outros continham produtos da terra e vários petiscos (eram chamados fogaças ou ofertas); a juíza também devia fazer uma oferta, que geralmente era a mais embelezada e continha os melhores bolos; eram tabém feitos bolos de vários feitios (bonecos, folhas, guitarras, etc) que eram colocados numa armação de madeira contendo dois braços de cada lado para serem transportados aos ombros (andor de bolos). Havia também um andor que levava o vulto de Santo António, seguido de mais algumas imagens; o juiz conduzia uma bandeira com a imagem do santo estampada. Participavam também crianças pequenas vestidas de anjo. Fechavam a procissão a Banda executando trechos musicais, seguida das pessoas em geande numero. Após as cerimónias religiosas, as pessoas regressavam a suas casas para o almoço em família. O divertimento era realizado no adro sobre uma pequena elevação de terreno, do qual desce uma escada de pedra com um muro de cada lado. 

Fontes: www.agfsite.byethost11.com/alpedriz/?i=1 , D. Elisa Moniz

Pinheiro Manso de Santo António

Existe em Alpedriz um enorme pinheiro manso, de aspecto secular, conhecido pelo Pinheiro de Santo António. Rezam as antigas lendas que um dia Santo António, numa deslocação de Lisboa para Coimbra, cuja estrada passava por Alpedriz, ali terá plantado aquele pinheiro.

Outra lenda porém afirma que o Santo na sua viagem parou em Alpedriz e descansou à sombra do referido Pinheiro. O que se passou ao certo não se sabe: a lenda contudo ficou na memória do povo que diz que mais tarde alguém pensou em cortar o pinheiro, mas não conseguiu e ele ficou de pé. Tentaram pegar-lhe fogo, mas, o pinheiro não ardeu, embora tenha ficado com alguns sinais que são tidos como vestígios dessas acções.

A resistência da árvore foi tida como um milagre de Santo António, e a fé da população no Santo crescia graças a estes feitos. À volta dessa lenda nasceu uma capela também esta dedicada a Santo António. 

Fonte:

S/A, . Algumas Lendas da Região de Alcobaça (Dossier de Informação Turística) Alcobaca, Câmara Municipal de Alcobaça, 2000 , p.4

Coreto de Alpedriz,

 Município de Alcobaça

Igreja paróquia de Nossa Senhora da Esperança de Alpedriz

Diocese Leiria-Fátima

    Imagem de pedra, em Honra Nossa Senhora da Esperança de Alpedriz - Diocese Leiria-Fátima - 2022

Paróquia de Alpedriz - Diocese de Leiria-Fátima

Orago - Nossa Senhora da Esperança  Área - 21, 62 km2

Antiga Freguesia de Alpedriz (extinta 2013) 16,17km2 - Município de Alcabaça  

Ordenação heráldica do brasão e bandeira

Publicada no Diário da República, III Série de 14/10/1995

Armas - Escudo de prata, um tronco de pelourinho de púrpura, acompanhado em chefe, à dextra de uma cruz da Ordem de Avis e à sinistra de um pinheiro, tudo de verde; em campanha, três faixetas ondadas de azul. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas : “ ALPEDRIZ “.

Bandeira - Esquartelada de verde e branco, cordões e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.