AdventurPortugal em Motorhome

Alentejo III Do Alqueva a Castro Marim

Pelos caminhos de Portugal "Alentejo" III do Alqueva até Castro Marim Algarve

E assim perseguimos o percurso em direcção a Portel
Itinerário : Portel, Vidigueira, Serpa, Mina de S.Domingos, Mértola e Castro Marim




Terra de encantos e tradições, onde a serra finda e a planície recomeça.



Uma pausa nesta bonita Vila de Portel, mas se a vila é bonita, em seu redor está o maior tesouro de todos, o Montado de Portel, um dos maiores de toda a Península Ibérica. Este terreno de sobreiros e azinheiras é o berço de um conjunto de actividades e produtos que são de extrema importância para a região, dos enchidos ao queijo, mel, azeite. a opcção foi mesmo comprar uns exemplares de todos os produtos que aqui se podem encontar. Aliás, a importância destes produtos é tanta para a região, que é aqui em Portel que, se realiza a Feira do Montado.Um novo capítulo nos eventos locais, com o Congresso das Açordas, que se realiza todos os anos no mês de Março.

Ficará a visita agendada para Março do proximo Ano se estiver por Portugal,visitar a feira do montado, e abastecer a despença de casa com produtos genuinos, não esquecendo o congreso das Açordas regado pois tá claro, com um bom vinho da região.

Assim terminou a breve paragem nesta vila de Portel, direcção de novo á rotunda da Vila e a continuação do passeio prosseguindo em direcção á

Vila da Vidiqueira capital do Pão Alentejano



Nesta região do alentejo é notória a influência dos vários povos, principalmente dos romanos e árabes. Ao longo dos séculos o pão marcou a alimentação, numa constante presença em todas as mesas, mais ou menos abastadas.



O pão tem especial relevância na cozinha tradicional onde é um elemento muito predominante e imprescindível em quase todos os pratos da gastronomia alentejana Açordas, migas, gaspacho, ensopados e muitos outros pratos são confeccionados à base do pão. As culturas de trigo, centeio e milho na região da Vidigueira produzem a matéria-prima de qualidade essencial para manter o sabor e textura do pão tradicional. Actualmente, devido ao aumento da procura deste produto regional, a panificação passou a ser cada vez mais industrial. Mesmo assim, nesta Vila ainda existem padarias familiares que preservam a arte de amassar, tender e cozer o pão em forno de lenha.



É neste cruzamento de serra, planície e rio, que assenta a diversidade e o carácter excepcional destas terras de pão e de vinho, e suas gentes de paz e de cante.




A minha breve passagem na Vila para comprar o típico pão da região, não poderia ficar indiferente á beleza da Vidigueira, registando aqui e ali algumas fotos para mais tarde recordar.


 


Retomando o percurso previamente estabelecido com Serpa no horizonte


aqui em Serpa, a opção derivado á hora a que cheguei, "hora de almoço, com o comércio fechado" foi mesmo uma breve passagem, registando aqui e ali algumas fotos, no confortável assento da Autocaravana.


Aproveitando o tempo também para estacionar, perto de um belo jardim e saborear uma breve refeição na Autocaravana com pão da Vidigueira, queijos e enchidos de Portel e o fresco vinho "Terras de Baco" que comprei em Évora. uma delicia

 


Assim e de seguida, segui o caminho por Terras Alentejanas na direcção da Mina de S. Domingos a alguns kms a sul de Serpa, com a prespéctiva de ali passar uma parte desta tarde solarenga, para conhecer e fazer fotos ás Ruínas da Mina

 


Na margem esquerda do Guadiana, a 17 km da Vila de Mértola. Os terrenos da região são quase todos de xisto, o clima é quente e seco, nos meses de Verão as temperaturas máximas ultrapassam regularmente os 30 - 35º Celsius. A Mina de São Domingos integra-se na Faixa Piritosa Ibérica que constitui uma das mais importantes Províncias Metalogénicas de sulfuretos maciços polimetálicos à escala mundial. Encontra-se inactiva desde 1966 por alegado esgotamento das suas reservas.


Outrora o minério (pirite) era extraído 24 horas por dia, inicialmente transportado do interior das minas para a superfície por burros, mais tarde por vagonetas; algum minério era exportado para Inglaterra e outro, transformado para construção de máquinas em oficinas às próprias minas


A mina, que empregou milhares de trabalhadores, foi considerada uma das maiores fontes do equilibro económico para o concelho



a Mina de São Domingos, que entre os anos de 1855 e 1966, foram retirados à serra de S. Domingos cerca de 25 milhões de toneladas de minério. O primeiro registo oficial é do ano de 1858 e refere a extracção de 236 toneladas de pirite sulfurosa. Em 1862, apenas quatro anos depois, são exportadas para Inglaterra quase 120.000 toneladas de pirite, metade do consumo daquele país.



Actualmente a paisagem que se observa da mina não é, sem duvida alguma, a de outrora. A mina encontra-se abandonada (apresentando apenas as ruínas) e em redor destas encontram-se lagoas ácidas (pH aproximadamente de 2,4) que foram criadas há mais de uma dezena de anos para fazer decantação das escorrências da antiga mina. Esta situação de abandono da mina é preocupante, uma vez que coloca sérios problemas ambientais, não só a nível dos impactos paisagísticos, mas também dos ecossistemas afectados.


Antes de iniciar o percurso de 17Kms em direcção a Mértola tempo para uma breve pausa e fazer uma foto da Igreja de S.Domingos



e também desta tranquila e pacata praia fluvial na Tapada Grande da Mina de São Domingos, onde observei da estrada principal um parque de campismo muito bem localizado junto ao lago que me pareceu de bom aspecto, dada a sua localização geográfica.




Percorridos uns escassos Kms eis que surge a Vila Museu de Mértola. Com o dia totalmente preenchido e com várias visitas que fizemos ao longo do percurso



já se sente uma certa fadiga, assim como uma ligeira ansiedade e saudade do cheiro do mar, das ondas, do sol e das areias brancas, das praias do Algarve optei por seguir caminho em direcção a Castro Marim. Com um até breve a Mértola. Seguindo as coordenadas do GPS segui em direcção da estação de serviço para autocaravanas, situada nas imediações de Castro Marim.



Depois de efectuados todos os procedimentos de serviço na autocaravana, segui em busca de um sitio.perto do mar.

Galeria fotográfica

Galeria de vídeos

Relatos de viagen

Cronicas do Portal

Autocaravanas